Papo de Redação – 3 a 9/JUL/2021

DEBATE EM PINHEIRO

O Tribuna do Pampa (TP) e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) de Pinheiro Machado realizaram em conjunto no úl­timo sábado (26), mais um debate eleitoral entre os candidatos a prefeitos de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas) e Danúbio Peres (PDT). Se fala mais um, porque já no ano passado, quando da eleição em tempo normal, o jornal e a entidade já haviam, em parceria com a rádio Hulha Negra FM, realizado um debate na cidade. Com a iniciativa, as direções do TP e da Acias avaliam que cumpriram o papel e objetivo de fortalecer a democracia e ser mais uma ferramenta para que o eleitor faça sua escolha livre e soberana neste domingo (4). Na foto, a equipe do jornal e da Acias após o debate.

 

ELEIÇÕES EM PINHEIRO

Por ser uma eleição isolada, única, acabou atraindo as atenções dos meios políticos não só da região, mas do Estado. Tanto Danúbio como Ronaldo buscaram ao longo dos quase 40 dias de campanha, trazerem depoimentos de apoios externos. Os prefeitos da região se manifestaram, tendo o apoio, por exemplo, do prefeito candiotense, Luiz Carlos Folador (MDB) gerando certa polêmica, pois o partido de Folador está com Ronaldo e ele se declarou apoiador de Danúbio. O fato pode ter desdobramentos, dependendo do resultado das eleições.

 

FUNDO DE PREVIDÊNCIA

O Executivo de Candiota está propondo al­gumas alterações no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do funcionalismo municipal. O Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) realizou uma assembleia esta semana para debater o assunto.

 

FRENTE DO CARVÃO 1

Puxada pela deputada estadual Juliana  Bri­zola (PDT, foto), está se recompondo na Assembleia Legislativa do RS, a Frente Parlamentar do Carvão Mineral e do Polo Carboquímico. Para formação de uma Frente Parlamentar são necessárias no mínimo 14 assinaturas, sendo que na atualização feita na manhã desta sexta-feira (2), já haviam 22 deputados assinado o requerimento. Conforme o vereador can­diotense Guilherme Barão (PDT), já existe, portanto, o número necessário de parlamentares para a formação da Frente, porém a estratégia é reunir 25 assinaturas para ter ainda mais peso político. Neste sentido, a formação deve acontecer nos próximos dias.

FRENTE DO CARVÃO 2

Com a recriação da Frente da Assembleia, uma corrente política se forma novamente em torno do carvão mineral. Na região, as câmaras estão em forma­ção de comissões locais de vereadores e vereadoras em defesa do setor. Já existe no Congresso Nacional, uma Frente Parlamentar neste sentido, sendo que o deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) é o vice-presidente. Também há o Movimento Pró-Carvão que unifica não só parlamentares, mas entidades e lideranças da região em torno da luta.

HAMM COVID-19

Falando no deputado bageense, Afonso Hamm continua hospitalizado na Santa Casa de Porto Alegre se recuperando da Covid-19. Segundo a jornalista Márcia Marinho, que faz a assessoria dele, o estado de saúde de Hamm é bom e ele está respondendo muito bem ao tratamento.

AUDIÊNCIA DO CARVÃO

No próximo dia 14 de julho, acontece na AL­-RS, uma audiência pública para debater o carvão -mineral. A proposta foi do deputado Zé Nunes (PT). Em reunião neste sábado (3), o Movimento Pró-Carvão vai definir os detalhes do evento, inclusive a composição da mesa da audiência pública.

ATENDIMENTO EM CANDIOTA

O vereador de Candiota Diego Lima (MDB), entregou na última quinta-feira (1º), um ofício ao se­cretário de Saúde Fabrício Moraes, o Bibi, solicitando o atendimento pediátrico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Seival. O vereador justificou devido ao número expressivo de procura pelo atendimento nessa área e pelo horário precário de ônibus a locomoção ao bairro vizinho fica inviável. Conforme Lima, o secretário informou saber da importância do médico pediatra na comunidade, mas devido a pandemia e outros fatores ainda não é possível.

ASSUDOESTE EM HULHA

O município sediou a segunda reunião de 2021 da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste). Além da secretária de Educação de Hulha Negra, Adriana Delabary, participaram os se­de se­cretários dos outros municípios da Associação, Adriana cretários Lara (Bagé), Michel Feijó (Candiota), Aristides Costa (Caçapava do Sul), Marco Antônio Rodrigues (Dom Pedrito) e Júlio Godoy (Aceguá). Na pauta, a situação atual da educação. Houve troca de ideias e conceitos em razão do futuro da educação nos municípios.

TRETA NO PP DE HULHA 1

Na sessão que ocorreu na última quinta-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Hulha Negra o vereador Diego Rodrigues (Progressistas), usou seu espaço de explicações pessoais para expressar sua insatisfação com o seu colega de bancada, o também vereador Luiz Gustavo Dias, o Baixinho da Patrola.

TRETA NO PP DE HULHA 2

Diego disse que o vereador barrou seu direito de solicitar ao Executivo, mas quando entrou para o Legislativo entendeu que quanto mais pessoas so­licitarem a mesma coisa, o objetivo será alcançado mais rapidamente. “Quando eu pedi os abrigos para ônibus, o vereador Ronaldo Pereira (Progressistas) já havia solicitado. Ele me entendeu e disse para irmos juntos, pois a união faz a força”, destacou. Com isso, o progressista assinalou que tem a certeza que o ve­reador só quer barrar seu trabalho, mas que isso não irá pará-lo.

Comentários do Facebook