Papo de Redação – 30/ABR a 3/MAI/2022

IMÓVEIS EM CANDIOTA
A CGT Eletrosul confirmou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que a empresa está realizando a licitação para contratação de serviços de engenharia de avaliação para elaboração de laudos de avaliação de imóveis de propriedade da empresa, localizados nas vilas Residencial e Operária (em Candiota) e Vila Operária (em São Jerônimo), compostos por terrenos e casas ocupados por terceiros, e cadastro dos atuais ocupantes dos imóveis. A abertura dos envelopes estava marcada para a última quarta-feira (27), porém o resultado ainda não foi divulgado.

APOIO EM PINHEIRO
O ex-secretário de Agropecuária de Pinheiro Machado, Adelino dos Santos, informou à coluna esta semana, que estava se desfiliando do PTB, ao mesmo que declarou apoio à pré-candidatura a deputado estadual do ex-veredor André Kisuco (Republicamos).

ENVENENAMENTOS EM CANDIOTA
Há uma denúncia de ativistas da causa animal e proprietários, de que estão acontecendo envenenamentos criminosos de animais (cães e gatos) na sede do município e Vila Operária. Recentemente houve uma alteração na legislação, aumentando as penas para quem pratica crueldade contra animais. Os ativistas que as pessoas denunciem para as autoridades policiais os maus tratos.

VALOR DA CNH

O vereador Lélio Lopes (Lelinho), do PT de Bagé, esteve na sede do Departamento de Trânsito (Detran), em Porto Alegre, com Alexandre Shaefer,buscando alternativas para reduzir o preço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele também tratou sobre a abertura de um novo Centro de Formação de Condutores (CFC) para Bagé. Lelinho relatou ter sugerido a retirada da obrigatoriedade das aulas em simulador para a carteira de categoria B, o que já reduzia bastante o preço pago pelos futuros condutores. “A carteira de motorista é considerada um peso importante para quem busca um emprego, portanto esta é uma questão que deve ser resolvida imediatamente”, afirmou. O vereador buscou, ainda, atualizações sobre a possibilidade de abertura de um novo CFC, momento em que foi confirmado um novo espaço.

NOVAMENTE CANCELADA EM HULHA
Uma Audiência Pública que estava marcada para a quinta-feira (28) no Legislativo de Hulha Negra para tratar sobre o projeto Chamar 192 Samu foi cancelada pela segunda vez. Uma nota oficial foi divulgada pela Câmara, informando que o cancelamento ocorria após uma solicitação do Poder Executivo, através do prefeito Renato Machado. Conforme informado, o prefeito não se faria presente em virtude da impossibilidade de participação da 7ª Coordenadoria de Saúde (CRS) na audiência. Cabe lembrar a audiência será realizada em decorrência de reclamações da comunidade quanto ao serviço Chamar 192 Samu na cidade e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) permanecer fechada no horário de funcionamento do Samu, não possibilitando uma segunda alternativa de atendimento.

ÂNIMOS ALTERADOS EM HULHA
A sessão legislativa de Hulha Negra desta semana ocorreu com votação de projetos polêmicos e alteração de ânimos entre os vereadores. A rejeição de um projeto oriundo do poder Executivo não foi bem aceita pelo vereador Diego Rodrigues, que questionou os demais edis sobre seus posicionamentos e se o fato ocorria porque a defesa era por parte dele, Diego. Pelo que pode ser percebido, as divergências de pensamentos ocorrem até mesmo dentro do Progressistas, partido dos vereadores Diego, Luis Gustavo e Ronaldo Pereira, ex-presidente da Casa e do governo municipal, que tem a frente Renato Machado. A presidente da Casa solicitou que as discussões devem ocorrer com respeito a todos.

REJEITADO EM HULHA
Estava tramitando no Legislativo e durante a sessão ordinária do dia 28, os vereadores de Hulha Negra também rejeitaram, desta vez por unanimidade, o projeto de lei 019/2022, de autoria do Executivo, que permitia que prefeito, vice-prefeito, secretários, procurador jurídico, servidores efetivos ou comissionados dirigissem veículos oficiais da administração pública municipal como instrumento de trabalho. Segundo apurado pelo TP, o plenário Hugo Canto contou com a presença de motoristas do quadro municipal.

RACIONAMENTO EM BAGÉ 1

Graças ao retorno das chuvas e das medidas realizadas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) para evitar o colapso no abastecimento, chega ao fim, neste sábado (30/04), o racionamento na cidade. Foram 67 dias de rodízio de abastecimento, com a cidade dividida em dois setores, cada um recebendo água 12 horas por dia. Porém, desde janeiro, o município já estava passando por um racionamento preventivo, de seis horas diárias, durante a madrugada. A precipitação que ocorreu no mês foi fundamental para a decisão do término do racionamento. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), foram registrados 208,9 milímetros em abril, mais que o dobro da média histórica, que é 97,5 milímetros.

RACIONAMENTO EM BAGÉ 2
Este cenário proporcionou a recuperação das barragens da cidade. O volume da barragem da Sanga Rasa aumentou, nos últimos dias, 3 metros e 30 centímetros. Assim, nesta sexta (29), ela estava 2,80 metros abaixo do normal. Quando iniciou o racionamento de 12 horas, este reservatório estava 4,30 metros aquém do nível máximo. A Barragem Emergencial está cheia e a do Piraí apenas dez centímetros abaixo da normalidade. “Queremos agradecer à população por toda a compreensão ao longo deste período. Tivemos que racionar para a água não acabar. Não medimos esforços para que o sistema continuasse funcionando apesar da grande estiagem que passamos. Não somente nós, mas grande parte do Estado”, afirma Franco Alves, diretor do Daeb. Alves ressalta a importância de todos continuarem fazendo a sua parte, evitando permanentemente os desperdícios de água.

CONTORNO PELOTAS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que iniciou, nesta sexta-feira (29), a execução dos serviços de conserto no talude localizado no km 526 do Contorno de Pelotas, onde ocorreu um escorregamento, na véspera, devido às fortes chuvas que atingiram a região. A obra tinha sido inaugurada há cerca de 20 dias pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Para realização destes trabalhos, está sendo utilizada uma escavadeira, visando a conformação das pedras, o que exige o desvio do tráfego da pista principal para a rua lateral. Os serviços prosseguirão neste final de semana e, portanto, haverá desvio do tráfego da via principal do Contorno de Pelotas para a rua lateral, durante o dia, com liberação de uma pista no período noturno, conforme acertado com a concessionária da via. O DNIT recomenda atenção aos motoristas ao trafegarem no local que se encontra sinalizado.

* Originalmente este conteúdo foi publica do no jornal impresso

Comentários do Facebook