FUTURO DA USINA DE CANDIOTA
Na semana passada aconteceu no Senado Federal e o TP repercutiu, inclusive com a presença do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador fazendo uma intervenção, de uma audiência pública em que se debateu a projeto de lei 576/2021, que versa sobre o incentivo de usinas eólicas offshore (em alto mar). Quando aprovada na Câmara Federal, o projeto recebeu emendas e uma delas diz respeito ao prolongamento da vida útil da Usina de Candiota, que pertence a Âmbar Energia. A emenda garante a compra de energia de reserva dessa unidade, bem como, das outras a carvão nacional no Brasil, até 2050. Os contratos de venda de energia da Usina de Candiota encerram em dezembro deste ano e por isso a preocupação em garantir em lei a sua continuidade.
FUTURO DA USINA DE CANDIOTA 2
O TP conversou esta semana com o presidente da Associação Brasileiro de Carbono Sustentável (ABCS), Luiz Fernando Zancan, que sinalizou que está tudo bem encaminhado para que o PL 576 vá a votação e seja aprovado com as emendas. “Vai dar tudo certo. Precisa o relator senador Weverton (PDT-MA) apresentar o relatório na Comissão de Infraestrutura e ser aprovado, para depois ir ao plenário. Tem pressão contrária de Organizações não Governamentais (ONGs), mas esse projeto é importante para o Rio Grande e o Brasil, pois nesse momento de seca e necessidade de térmicas seria uma temeridade desativar qualquer usina termelétrica, especialmente as mais baratas que são as de carvão mineral de Candiota. Ontem (terça-feira, 27) e encontrei a diretoria da Operador Nacional do Sistema (ONS), que disse que vai despachar todas as térmicas para garantir a segurança energética”, salientou Zancan, que também se pronunciou durante a audiência pública (foto).
FUTURO DA USINA DE CANDIOTA 3
Como Zancan sinalizou, todas as expectativas agora estão neste projeto que está no Senado, já que a Medida Provisória (MP) 1212/2024, perdeu validade no início deste mês de agosto. Na MP tinham emendas da deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do senador catarinense Esperidião Amim (PP) – uma prorrogando o funcionamento das usinas a carvão até 2043 e outra 2050, porém, como dito, ela caducou.
CAMPANHAS
As campanhas políticas ainda estão em ritmo de esquenta na região. Os primeiros 15 dias, como se diz em uma luta de boxe, foram de estudos. Alguns eventos até de porte já aconteceram, mas ainda, como dito, estão esquentando os motores.
CAMPANHAS EM CANDIOTA
A semana de campanha em Candiota foi marcada por um vídeo do coordenador de campanha da coligação Pelas Pessoas (MDB, PSDB e PP), Murilo da Luz. No vídeo, com cerca de 6 minutos, Murilo reclama dos ataques, classificado por ele como de baixo nível, que a coligação encabeçada pelo atual prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) vem sofrendo nas redes sociais. “Nós estamos sendo atacados, vocês estão sendo atacados, porque quando um partido político deixa de discutir propostas e passa a atacar pessoas, isso é atacar diretamente os cidadãos da cidade. Isso muito nos entristece”, disse.
CAMPANHAS EM CANDIOTA 2
Em termos de atividades, teve caminhadas do Folador na sede do município, do Adriano em Seival e o PSB do candidato Darlan Oliveira, depois de lançar a campanha no dia 18, tem usado as redes sociais para divulgar tópicos do plano de governo.
CAMPANHAS EM PEDRAS
A campanha em Pedras Altas já teve carreata do Volnei Oliveira (PT) e comício da Veca (PL). Teve provocação da campanha da Veca em relação a decisão da campanha de Volnei em não participar do debate proposto pelo Tribuna do Pampa, que seria no dia 6 de setembro. A coordenação de Volnei justificou a decisão porque o candidato a prefeito e o vice Amarildo Borges estarão envolvidos com a busca da Chama Crioula neste dia em Cerrito. “Esses momentos são essenciais para que possamos ouvir propostas, ver como respondem a críticas e entender seu comprometimento com o público. A ausência envia uma mensagem preocupante: de que o diálogo não é prioridade ou de que há falta de disposição para enfrentar questões difíceis”, escreveu Veca em suas redes sociais.
CAMPANHAS EM HULHA
Em Hulha Negra, as três candidaturas já no segundo dia de campanha enfrentaram um debate de quase 3h promovido pela rádio comunitária Hulha FM. Nesta sexta-feira (30), as coordenações de campanha de Tanira Ramos (PL), Fernando Campani (PT) e Beto Dalpiva (PDT) estarão reunidas com a direção do TP, às 9h30, no Restaurante e Pizzaria Don Benedetto, no centro da cidade, para os acertos do debate que o jornal promove no próximo dia 10 de setembro, às 10h.
CAMPANHAS EM PINHEIRO
O que se nota para além da polarização natural que apenas duas candidaturas provocam é que as campanhas em Pinheiro Machado, tanto de Ronaldo Madruga (PP) como de Danubio Peres (PDT) estão intensificadas. Há volume nas duas campanhas. Na noite desta quinta-feira (29), a chapa Danubio e Geovani, da coligação Trabalho, União e Povo no Coração! (PDT, PSDB e PT) fez uma transmissão ao vivo (live) de apresentação nas redes sociais. Já a chapa Ronaldo e Laura Ratto, da coligação Compromisso com Pinheiro Machado (PP, MDB e Republicanos) fazem no domingo (1º), a partir das 14h, no Clube Filhos da Lua, o lançamento da campanha.
DEBATE EM PINHEIRO
No próximo dia 6 de setembro, acontece na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) de Pinheiro Machado, a reunião com as duas coordenações de campanha para ajustar os detalhes do debate eleitoral, que acontece no dia 17 de setembro, às 10h. As duas chapas já confirmaram presença. A promoção do debate é do TP e da Acias e vai contar com a retransmissão ao vivo nas ondas da rádio comunitária pinheirense Cidade FM 105,9.
DEBATE EM CANDIOTA
O debate de Candiota promovido pelo TP acontece no dia 24 de setembro, às 10h. Já há sinalização positiva das três candidaturas em participar. A reunião com as coordenações de campanha ocorre em seguida. O debate candiotense, além de som e imagem pelas redes sociais do jornal, será retransmitido ao vivo pela rádio comunitária Interativa FM 104,9.
CANTO MOLEQUE
Pelo que se vê da movimentação até aqui, a edição 25 do Canto Moleque da Canção Gaúcha de Candiota proemete ser grandioso, a começar que tem um dia a mais.
ZAGO NA EXPOINTER
Pelo segundo ano consecutivo, a agroindústria Zago, de Hulha Negra, participa da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, que neste ano acontece pela 47ª edição. A agroindústria foi premiada com 2º lugar no 12º Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, na categoria Queijo Colonial. O evento acontece durante a 26ª Feira da Agricultura Familiar e a premiação aconteceu após uma análise às cegas do produto. A empreendedora Sueli Zago, trabalha na agroindústria ao lado das filhas Milena e Dayza. Especializada em lácteos, produz queijos mussarela, colonial, com iogurte e com vinho, temperado, doce de leite e requeijão.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*