Papo de Redação – 30/MAI a 1º/JUN/2023

RENATO EM HULHA
A eleição do prefeito Renato Machado para presidir o Partido Progressista (PP) de Hulha Negra, parece ser um indicativo bem forte de que ele vai assumir as ações para as eleições do ano que vem. Tudo leva crer que Renato assume as rédeas desse processo, inclusive com a missão de unificar as forças que dão sustentação ao projeto que governa a cidade por dois mandatos seguidos e que já governou por outros tantos.
RENATO EM HULHA 2
Como não pode mais concorrer porque já foi reeleito, a sua eleição para presidir o PP reforça essa ideia dele liderar a manutenção do atual projeto por mais um mandato. Pelo combinado, o PDT teria a cabeça de chapa e o PP a vice nas eleições de 2024.
TREVOS NA REGIÃO
No início da manhã da última sexta-feira (26), dois caminhões se chocaram de forma violenta no trevo de acesso à Candiota, pela BR-293, na Vila Operária (foto). Dois ocupantes de um dos veículos se feriram, sendo um deles com muita gravidade. O local, seguidamente produz tragédias e muitas delas com vítimas fatais.
TREVOS NA REGIÃO 2
Os outros trevos ao longo da BR-293 (Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini) não são igualmente perigosos como o de Candiota, porém também produzem acidentes e mortes com frequência, pois todos são do tipo vazados. O de Candiota, que é um cruzamento por todos os lados, além de tudo está numa escuridão sem tamanho. Os últimos três acidentes graves com três mortes, ocorreram à noite. Há promessa de uma lombada eletrônica no local a partir do segundo semestre. É preciso acelerar isso para que mais vidas não se percam.
TREVOS NA REGIÃO 3
Nesta terça-feira (30), os prefeitos ou seus representantes de Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini, todos integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), estarão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Pelotas, para tratar sobre a modificação desses locais, conforme proposto pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), em reunião realizada em Candiota no fim do mês de abril.
TREVOS NA REGIÃO 4
No Dnit, o Cideja, representado pelos prefeitos, irá debater questões práticas para que o Consórcio contrate uma empresa para a realização dos projetos de modificação dos trevos, já que o órgão federal se compromete em aportar recursos para a execução das obras, pois possui dificuldades na elaboração dos projetos.
HAVAN EM BAGÉ
Falando em Mainardi, o deputado postou em suas redes sociais nesta segunda-feira (29), uma gravação feita pelo dono das lojas Havan, Luciano Hang, ao lado do então prefeito e candidato à reeleição Divaldo Lara (que se reelegeu depois), prometendo a instalação de uma unidade da empresa em Bagé. O vídeo, segundo Mainardi – que concorreu contra Divaldo naquela oportunidade, foi ao ar faltando quatro dias das eleições municipais passadas. “Em 2020, um bilionário posou em Bagé às vésperas da eleição para anunciar uma megaloja e prometer empregos. Uma enganação. Hoje, o Ministério Público Estadual (MPE) deu parecer favorável à cassação da chapa, nova inelegibilidade do prefeito e de Luciano Hang, além de novas eleições em Bagé. Foi uma grande fraude. Na foto abaixo, lembro como ficou a obra prometida. Que a justiça seja feita!”, escreveu Mainardi.
EMENDA PARA CANDIOTA
Nesta segunda-feira (29), prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e o secretário municipal de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, receberam na sala de reuniões da Prefeitura, os representantes da deputada federal gaúcha Maria do Rosário. Fernanda Santos, Ana Scholl, Maicon Borges e Leonardo Nunes fizeram a entrega do documento que atesta a indicação de R$ 100 mil para o município, por meio de emenda parlamentar. Os recursos serão administrados pela Secretaria de Saúde da cidade, via Fundo Municipal de Saúde.
EMENDA PARA CANDIOTA 2
O prefeito agradeceu e enalteceu o trabalho da deputada. “Quem ganha, como sempre, é a comunidade. Candiota agradece a deputada pelo olhar carinhoso junto da nossa saúde. O trabalho da parlamentar se faz necessário na capital brasileira, bem como os demais deputados. É também por meio deles que as coisas acontecem. Agradeço também a visita cordial da equipe”, disse Folador. Representando a deputada, Fernanda Santos coloca o mandato da parlamentar à disposição. “A deputada sempre foi parceira de Candiota. Mais uma vez ela olha com atenção para nosso município e destina uma importante verba. Candiota pode sempre contar com a Maria. Agradeço também a recepção por parte do prefeito Folador e do secretário Fabrício”, finalizou.
IMPOSTO DE RENDA
Faltam um dia para terminar o prazo dado aos contribuintes para apresentarem a declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2023. De acordo com a Receita Federal, até o início da manhã desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa é de que 39,5 milhões sejam entregues até o prazo final, que é o dia 31 de maio. Do total de declarações já apresentadas, 23% utilizaram a pré-preenchida, o que, segundo a Receita, reduz o risco de erros. Esse modelo possibilita o uso de informações disponibilizadas a partir de bancos de dados do governo. O Fisco, no entanto, alerta que “todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio”.
IMPOSTO DE RENDA 2
O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares. Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência. O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.
IMPOSTO DE RENDA 3
A declaração deste ano apresenta uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes: a obrigatoriedade da declaração para esse público foi flexibilizada. Agora, só é obrigado a enviar a declaração quem vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior, em qualquer valor, era obrigado a declarar.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook