Papo de Redação – 30/SET

MELHORES DO ANO 2022
Encerra na próxima segunda-feira (3), às 23h59, a votação para os Melhores do Ano de 2022. Para votar basta acessar o site do TP, tribunadopampa.com.br e acessar o link no canto direito baixo. A divulgação oficial dos resultados acontece em novembro e o evento de premiação no dia 10 de dezembro, no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota.

MESAS NAS CÂMARAS 1
Vai se aproximando o fim de ano e as articulações para quem presidirás as câmaras de vereadores e vereadoras em 2023 já estão a mil, mas é claro tudo nos bastidores. Como sempre, eleição de mesa diretora pode guardar surpresas de última hora e quem está cotado para ser eleito não abre o jogo de como vai alcançar a maioria dos votos, no caso dos legislativos da região, a exceção de Bagé, a conta mágica é obter cinco dos nove votos possíveis.

MESAS NAS CÂMARAS 1
Em Candiota e Pinheiro Machado, particularmente, parece que já há um consenso formado para a nova mesa diretora que assume em janeiro de 2023. Em Pedras Altas, o atual presidente, Arildo Madruga (Progressistas), que foi eleito em novembro do ano passado após a morte do então presidente Davi Moraes, não pode ser reconduzido, mesmo tendo feito um mandato tampão, pois a reeleição é vedada. Segundo as informações, na Cidade do Castelo, onde a presidência tem mandato de dois anos, já está tudo encaminhado também. Em Hulha Negra há muita articulação de bastidor, seguindo indefinido quem assumirá no lugar da atual presidente, Tanira Ramos (PTB).

BOMBEIROS EM PINHEIRO
O vereador Éliton Rodrigues (MDB) comemorou na tribuna da Câmara de Pinheiro Machado, a obtenção do Cartão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) por parte da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pinheiro Machado. Ele assinalou que um longo caminho se percorreu até se chegar a conquista do CNPJ, que materializa a entidade de fato e direito. O emedebista lembra que este foi um compromisso dele assumido em campanha eleitoral.

BOMBEIROS EM CANDIOTA
O vereador pinheirense também citou que a associação da Terra da Ovelha é parceira na constituição de uma entidade semelhante em Candiota, que usará o estatuto dela como base. Candiota luta, segundo ele, para reaver o caminhão de bombeiros conquistado pela cidade por ocasião de uma Consulta Popular e que depois do fechamento da unidade militar na Capital do Carvão, foi levado para Bagé. Éliton informou que os voluntários de Pinheiro e de Candiota farão o treinamento em conjunto.

ELOGIO EM PINHEIRO

O também vereador pinheirense Renato Rodrigues (PSDB), fez um pronunciamento não muito usual na tribuna da Câmara esta semana. Eleito pela oposição, Renato aproveitou a presença do vice-prefeito Rogério Moura (PSB) para relembrar que disse a ele no dia da posse, de que esperava que a gestão dele e do prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) fosse uma das melhores de todos os tempos. Conforme Renato, isso vem acontecendo na prática.

REVERSÃO DA PRIVATIZAÇÃO 1
O deputado federal Paulo Pimenta (PT), fez uma declaração, que não deixa também de ser surpreendente. Acompanhado do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e de lideranças petistas da região, em vídeo feito em frente a Usina de Candiota, Pimenta disse que num eventual governo de Lula, a privatização da Eletrobras, a qual pertence a Usina, será revertida e os contratos da Fase C prorrogados em 2024. “Ela vai ser reestatizada por nós, vamos renovar o contrato, vamos potencializar este programa e essa região voltará a ter os investimentos (…)”, disse.

REVERSÃO DA PRIVATIZAÇÃO 2
O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), também fala em reverter a privatização da Eletrobras. Segundo especialistas, essa é uma situação possível, porém uma operação complexa. “A ‘desprivatização’ de qualquer empresa é possível, sim, mas pode custar caro e criar uma sensação de insegurança jurídica, desagradando ao mercado. A prática de reestatização de empresas não é inédita no mundo. Um cálculo feito em 2019 pelo TNI (Transnational Institute), na Holanda, mostra que quase 900 serviços foram devolvidos ao poder público entre 2000 e 2017. O movimento é visto como uma tendência forte na Europa, onde só Alemanha e França já desfizeram 500 concessões e privatizações, concentradas nos setores de saneamento e energia”, assinala uma reportagem publicada pelo site UOL em junho deste ano sobre o tema, explicando que uma das possibilidades é a de que o governo faça a recompra das ações.

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 1
Devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) prorrogará até 22 de outubro, no território gaúcho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de um a quatro anos e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Esta já é a segunda prorrogação da campanha, que se iniciou em 8 de agosto e tinha previsão de término em 9 de setembro.

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 2
O Rio Grande do Sul atingiu, até o momento, 60,48% de cobertura vacinal do público estimado para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% do público estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 3
Em matéria feita recentemente pelo TP, apenas Candiota havia atingido a meta. Em consulta ao site do Ministério da Saúde, atualmente Hulha Negra está com 66,27%, Pinheiro Machado 63,42 e Pedras Altas com 73,08%.

METAS FISCAIS EM PEDRAS

Nesta semana, o secretário de Finanças e Orçamento de Pedras Altas, Vitor Barcelos se reuniu com a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara, demais vereadores e o prefeito Volnei Oliveira para apresentação das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2022. Foi apresentado relatório e sanadas dúvidas dos vereadores e vereadoras sobre questões impostas. A CFO é composta pelo vereador Antonio Prestes (PT) e pelas vereadoras Nadia Padilha Venâncio (PT), Maria Eliana Nobre Azevedo (PT) e Lidia Soares (Progressistas).

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook