Papo de Redação 30/01/2018

MAC
Em menos de um ano, a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) – principal via de acesso e interligação de Candiota -, passou por diversas operações em que foram aplicadas porções de massa asfáltica nos trechos mais críticos que prejudicavam o tráfego e causavam danos em automóveis. Entre a primeira manutenção de 2017, no dia 27 de janeiro, e a última, no dia 3 de novembro, a Prefeitura de Candiota investiu mais de R$ 27 mil, que resultaram em cerca de 49 toneladas de massa asfáltica para aplicação a frio. Ao todo, segundo os dados divulgados pela Prefeitura, foram nove operações ao longo do ano.

MINEIROS EM LUTA
O Sindicato dos Mineiros de Candiota mobilizou a categoria mais uma vez e novamente uma caravana da região está em Porto Alegre desde esta segunda-feira (29), quando os projetos de retirada da necessidade de plebiscito para as privatizações da CEEE, CRM e Sulgas, além da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal iriam a votação na Assembleia Legislativa. Para o presidente da entidade, Wagner Lopes Pinto, não tem como se acomodar pelas vitórias obtidas até aqui contra um governo, segundo ele, com DNA em entregar o patrimônio público a iniciativa privada e em endividar o Estado gaúcho. “Como fez Antônio Brito no passado. É importante a sociedade saber que o plano proposto pelo governo Temer não liquida a dívida do Estado, muito pelo contrário, quando for pagar a conta pelo congelamento, vai pagar caro, aliás, igualzinho ao acordo assinado por Brito, que atolou as contas do Rio Grande”, explicou. O prefeito Adriano dos Santos (PT) acompanha os mineiros nas agendas na capital, como a visita ao deputado Ronaldo Santini (foto).

BALSA SOBRE O CAMAQUÃ 1
A balsa que faz a travessia de pessoas e veículos sobre o rio Camaquã, na divisa entre os municípios de Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista, voltou a apresentar avarias. Segundo o vereador pinheirense Mateus Garcia (PDT), a embarcação está com problemas no casco, tendo infiltração de água e que de tempos em tempo requer o bombeamento. O vereador teme, ao pedir providências, de que balsa afunde, lembrando que isso já aconteceu em outras ocasiões e o custo para a retirada é alto.

BALSA SOBRE O CAMAQUÃ 2
Pelo acordo entre os dois municípios, Santaninha arca com os serviços dos balseiros e Pinheiro Machado é responsável pela manutenção dos equipamentos e da própria embarcação. O não funcionamento da balsa acarreta prejuízos para as comunidades do entorno, pois sem ela é necessário fazer uma volta de cerca de 200km.

MOTO-ENCONTRO EM CANDIOTA
O prefeito Adriano dos Santos e o coordenador da Secretaria de Cultura do município, Fabiano Aquere, estiveram reunidos neste domingo com representantes dos motociclistas de Candiota, quando trataram da realização, durante o aniversário de 26 anos do município, do 5º Moto Encontro na cidade.

SALÁRIOS EM PINHEIRO 1
O vereador Renato Machado (PSDB) pediu informações ao Executivo sobre os 10 maiores salários do funcionalismo público de Pinheiro Machado. Segundo ele, há informações de que alguns funcionários ganham R$ 15 mil mensais, superior ao que ganha o prefeito. “Por isso estou pedindo a relação para a confirmação”, assinalou.

SALÁRIOS EM PINHEIRO 2
Falando em salários, a Prefeitura pagou o mês de dezembro no último dia 19, inclusive quitando as rescisões referentes a contratos vencidos no fim do ano. Em relação ao 13º salário ainda não há uma definição, bem como, do vale-alimentação. Cobrando esta situação, o movimento Salário em Dia compareceu durante a abertura da 34ª Feovelha e respeitosamente, através de cartazes se manifestaram com duas faixas seguradas alto da arquibancada do pavilhão de remates.

ALERTA
Vizinhos a sanga da Olaria, que corta a sede de Hulha Negra, alertaram sobre a incidência de cobras nos arredores – uma, inclusive, foi morta na área central, próximo a escola Monteiro Lobato. Também, na localidade de Seival, em Candiota, foi morta uma jaracaca na última semana.

Comentários do Facebook