HARMONIA EM HULHA
A cordialidade entre o prefeito que saiu, Renato Machado (Progressistas) e o que entra Fernando Campani (PT) já tinha chamado a atenção no Melhores do Ano e agora se repetiu na posse.
MARCON PRESENTE
O deputado e coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, Dionilso Marcon (PT), fez um esforço tremendo no primeiro dia do ano para prestigiar as posses dos prefeitos do PT na Metade Sul. Marcon – que sempre esteve muito ligado nas pautas da região, inclusive agora foi decisivo para que o projeto da Rodovia Transcampesina fosse contemplada com uma emenda coletiva da Bancada Gaúcha – fez uma verdadeira maratona para prestigiar a posse de Fernando Campani (Hulha Negra), Luiz Fernando Mainardi (Bagé) e Fernando Marroni (Pelotas). Ele só não conseguiu estar na posse da prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, porque era humanamente impossível.
DEVOLUÇÃO EM CANDIOTA
O vereador Gildo Feijó (MDB), que presidiu a Câmara de Candiota em 2024, fez questão de frisar que o Legislativo fez uma grande economia e conseguiu devolver ao Executivo mais de R$ 1,5 milhão. Em seu discurso de posse, o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), ao agradecer Gildo, disse que a devolução foi muito importante, inclusive para o fechamento saudável das contas do ano na Prefeitura.
MESA EM CANDIOTA
Após muita tensão nos bastidores, inclusive com uma reunião bem carregada na véspera, as duas bancadas governistas, MDB e PSDB, entraram em acordo, excluindo o PT da mesa diretora. O fato gerou uma espécie de protesto da bancada petista formada por três vereadores, que votou contra a única chapa encabeçada por Paulinho Brum (PSDB), sob o argumento de que não houve pluripartidarismo na composição da nova mesa.
TOM EM CANDIOTA
Aliás, a vereadora Luana Vais, que vai liderar a bancada do PT em Candiota, deu o tom de como será o comportamento dos três vereadores da sigla. Diferente das últimas legislaturas, tudo indica que a bancada atuará com unidade, obviamente que na oposição ao governo Folador.
MESA EM PINHEIRO
Em Pinheiro Machado, também a única chapa encabeçada por Rogério Moura (Republicanos) não teve unanimidade dos votos – foi 7 favoráveis e 2 contra. Como na Câmara pinheirense os votos para a escolha da mesa são secretos, muito provavelmente esses votos foram dos dois vereadores do PDT, já que é o único partido não contemplado na mesa, que é formada por Republicamos, MDB e PSDB.
CAMISETA EM PEDRAS
A vereadora reeleita Nádia Venâncio Padilha (PT), que inclusive presidiu a Câmara em 2024, fez um discurso de posse deixando claro seu carinho e amizade com a prefeita Veca (Progressistas) – foram colegas vereadoras, bem como, enfatizou sua trajetória como filha de assentados da reforma agrária e o orgulho que possuía em ter estado sob uma lona preta antes de conquistar um pedaço de terra. Nádia fez questão de frisar sua ligação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sendo que após o discurso vestiu uma camiseta do Movimento.
MULHERES EM BAGÉ
Apesar de serem apenas quatro entre 17, as vereadoras vão comandar a Câmara bageense em 2025. A vereadora Andrea Gallina (Progressistas) foi eleita presidente e sua mesa tem ainda Beatriz Souza (PSB) como vice e Faustina Campos (União Brasil) como 1ª secretária. No governo municipal, dos 15 nomes anunciados para o primeiro escalão, sete serão secretárias, ocupando cargos chaves como Finanças, Saúde e Educação, Procuradoria, entre outros.
MULHERES EM PEDRAS
Muito mais que Bagé, elas mandam em Pedras Altas. Na Cidade do Castelo, a Prefeitura e a Câmara são comandadas pelas mãos femininas. Veca é a prefeita e Elenice Mendes é a presidente da Câmara.
POSSE EM ACEGUÁ
A Prefeitura de Aceguá foi assumida por mais quatro anos pelo prefeito e vice reeleitos, Marcus Aguiar, o Peti (PSDB) e Pedro Anildo (Podemos). “Hoje começa um novo ciclo, uma nova missão dada por Deus e por Aceguá. Seguirei firme e forte no melhor pra todos munícipes. Gratidão”, escreveu Peti em suas redes sociais.
POSSE EM HERVAL
O novo prefeito de Herval, Celso Silveira, e o vice-prefeito Rodrigo Dutra (ambos do Progressistas) já trabalharam na manhã desta quinta-feira (2), para deliberar e definir novos rumos para o município. Celso falou da satisfação de assumir o comando do município. “Hoje o sentimento é de gratidão e de responsabilidade. Agradecemos a acolhida de todos os servidores da Administração e vamos trabalhar durante esses quatro anos de forma austera, juntamente com a comunidade”, declarou ele.
LIXEIRA EM CANDIOTA
Muito provavelmente num ato de vandalismo, uma lixeira do tipo contêiner foi consumida pelo fogo nesta quarta-feira (1º), em Candiota. Ela ficava localizada em frente à Unidade de Saúde Básica (UBS), no centro da cidade. As câmeras de segurança da região podem esclarecer de fato o que houve.