Papo de Redação 31/Maio/2019

LUTO EM CANDIOTA
Esta semana Candiota perdeu duas figuras importantes da cidade. Na quarta-feira (29), faleceu o ex-vereador Gregório Ferreira e na terça-feira (28), o morador da sede do município, João Paulo Azambuja, o João Baixinho, aos 90 anos (ver matérias nesta edição). O prefeito Adriano dos Santos decretou luto de três dias na cidade em função das mortes.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 1
Como dito na última coluna, a até então secretária de Planejamento de Candiota, Fernanda Santos (PT) voltará a partir de segunda-feira (3) para a Câmara de Vereadores, pois foi eleita vereadora na última eleição e estava licenciada para estar no governo. Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Adriano reuniu a equipe para comunicar esta e outras mudanças na administração (foto). No lugar de Fernanda, assume o vereador Fabiano Oswald (PT). Assim, os dois suplentes que atuam no Legislativo na base do governo, seguem atuando – João Roberto da Costa (PT) e Darlan Oliveira (PSB).

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2
João Roberto, que é o segundo suplente, e Darlan (com a renúncia de Ronaldo Montes, ficou na terceira suplência da coligação eleita em 2016) –, ocupam as vagas dos vereadores titulares Ataides da Silva (PT) e Fabiano Oswald (que na segunda assume o Planejamento). A primeira suplente é a secretária de Educação, Giselma Pereira (PT). O arranjo político permitiu ao prefeito Adriano dos Santos (PT) ampliar sua base de partidos aliados no Legislativo, tendo três vereadores petistas, um do PDT e um do PSB.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 3
Além da mudança no Planejamento, Adriano anunciou que o atual secretário Geral de Governo, Artemio Parcianello irá para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, sendo que o atual secretário, Renatão Cunha, ficará na assessoria da Obras. Para o lugar de Artemio, o prefeito disse apenas que será uma pessoa que já integra a sua equipe, não adiantando o nome. “Todas as mudanças foram debatidas internamente e feitas de forma consensual. Não há incompatibilidade ou descontentamento, apenas são alterações eminentemente de caráter político”, explicou Adriano.

CPM EM CANDIOTA
Tomou posse (foto) na noite da última quarta-feira (29), a chapa única vencedora das eleições do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da escola Jerônimo Mércio da Silveira, na Vila Residencial, em Candiota. A nova direção ficou assim composta: Presidente: Luana Camacho Vais, vice- presidente: Márcio Lopes, 1ª secretário: Rafaela Parodes, 2ª secretário: Débora Cappua, 1° tesoureiro: Jorge Moisés, 2° tesoureiro: Cristian Ortiz e Conselho Fiscal: Pedro Sabella, Geferson Prediger, João Roberto da Costa (titulares) e Neusa Belem e Elisiane Martins (suplentes). O prefeito Adriano dos Santos prestigiou o ato.

RONALDO EM PINHEIRO
O Progressistas (antigo PP) de Pinheiro Machado, fez convenção no último fim de semana e confirmou a intenção de disputar a Prefeitura em 2020, encabeçando a chapa com o vereador e ex-vice-prefeito Ronaldo Madruga.

REPOSIÇÃO EM PINHEIRO 1
Nesta terça-feira (28), durante a sessão ordinária, os vereadores criticaram a equipe administrativa do Executivo que encaminhou o projeto de reposição salarial dos servidores, segundo eles, com diversos erros. “Levaram dois anos para elaborar o projeto, conseguiram errar os percentuais e também a forma parcelada era inconstitucional para dar a reposição. Parece que a parte jurídica da Prefeitura não analisa, a assessoria não é boa e eles têm deixado o prefeito em uma sinuca de bico”, disse Gilson Rodrigues (PT).

REPOSIÇÃO EM PINHEIRO 2
Em uma rede social, o procurador jurídico do município, Alex Rodrigues, respondeu às colocações do vereador petista. Segundo ele, já não é a primeira vez que Gilson o ataca e “em relação a dita inconstitucionalidade do projeto lhe digo que está é uma opinião do instituto que oferece assessoria jurídica à Casa Legislativa da qual o senhor pertence, pelo que, não significa que seja correta”, escreveu. Ainda segundo o advogado, o projeto foi retirado para nova análise e possíveis correções caso haja necessidade.

HOTEL DA LUZ EM PINHEIRO
O presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), anunciou que em breve as obras do antigo Hotel da Luz serão retomadas. A demora, conforme lembrou, se deu pela falta de inscritos no processo licitatório para compra de materiais – que somente agora ocorreu. O local está com aspecto de completo abandono.

CAMPANHA DO AGASALHO EM PINHEIRO
Está marcado para o próximo domingo (2) a já tradicional campanha do agasalho promovida pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) de Pinheiro Machado. Conforme informou a equipe, eles percorrerão as ruas da cidade durante todo o dia em busca de doações para amenizar o frio dos mais necessitados. Além disso, a coleta pode ser solicitada antes mesmo do dia D da campanha. Para isso, os telefones (53) 3248-1198; 3248-1045 ou (53) 99937-6470 estão disponíveis para solicitar a ida dos colaboradores até a sua residência.

PDT EM HULHA
Na terça-feira (28), no plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu a escolha da executiva do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na ocasião, o então presidente, Wagner Tavares, passou o cargo para Igor Ballejo Canto, atual vice-prefeito do município. Dos 22 votos possíveis, 14 foram a favor e 7 contra a Executiva. Como vice-presidente, foi escolhido AmilcarLoguércio por aclamação. Permaneceram nos cargos: Janice Silveira (1ª tesoureira), Jéssica Fernandes (1ª secretária), Flávio Farias (2º vice-presidente), Elias Scoto (1ª vogal) e Jobert Sanches (2ª vogal).

IMPRESSORA EM PEDRAS
O prefeito de Pedras Altas Bebeto Perdomo, e o promotor de Justiça, Adoniran Lemos Almeida Filho, fizeram a entrega de uma impressora para a Brigada Militar do município. O esquadrão estava sem o equipamento, sendo deslocar até as cidades de Herval ou Pinheiro Machado para imprimir documentos e ocorrências. O empréstimo ocorreu com o auxílio dos municipais Marcelo Mugica e Kauã. A justificativa da cedência do equipamento, conforme o prefeito, se deve pelo trabalho desempenhado pela BM nas questões relativas à segurança pública, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Integração Tributária (PIT), através do comprometimento do sargento Paulo Rogério Vasconcelos Vasco e os demais colegas.

SEMANA FARROUPILHA DE PIRATINI 1
O secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Fladimir Moura Gonsalves, em contato com a reportagem TP, garantiu que irá comunicar a imprensa para dizer se irá terceirizar o evento ou se a Prefeitura Municipal irá realizar a Semana Farroupilha de Piratini 2019, fato esse que não acontece nos últimos dois anos, desde que a atual gestão assumiu a administração. Os vereadores inclusive já convidaram o secretário Fladimir duas vezes para comparecer na Câmara de Vereadores para falar a respeito da execução e planejamento da Semana Farroupilha, no entanto em nenhuma das oportunidades esteve presente, fato que irritou alguns vereadores.

SEMANA FARROUPILHA DE PIRATINI 2
O parlamentar líder da oposição Marcial Lucas Guastuce (MDB), criticou a falta de comprometimento da atual gestão acerca do evento, considerado por muitos como valioso, tanto para o comércio do município quanto para o turismo. Além disso, os vereadores também destacam que aparentemente falta pouco tempo para planejar uma festa de grande porte como é a Semana Farroupilha de Piratini, que acontece anualmente no mês de setembro. Os vereadores cobram agilidade do Executivo, mas o secretário de Cultura já indicou que haverá surpresa neste ano.

Comentários do Facebook