Papo de Redação – 31/Mar a 1º/Abr

CLUBE DE CANDIOTA 1

A desativação do Clube Social e Recreativo Mina de Candiota (CSRMC), que a vida toda foi chamado de Clube de Lassance, e onde muita coisa boa aconteceu, como as primeiras reuniões para a emancipação de Candiota, atualmente se tornou uma chaga na região central da cidade, junto a praça principal do município (fotos).

CLUBE DE CANDIOTA 2

A decadência dos clubes sociais não é um fenômeno candiotense e sim nacional. Há muito sem ter vida orgânica, o prédio em abandono é a expressão desse processo. Contudo, por estar no coração da cidade, a paisagem contamina o lugar com uma visão nada agradável, inclusive da própria cidade.

CLUBE DE CANDIOTA 3
O prédio pertence ainda a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), mas a atual diretoria da estatal já manifestou interesse em destinar o imóvel para a Prefeitura em forma de comodato. Aliás, recentemente, quando a reunião do Conselho de Administração da empresa foi realizada em Candiota, os integrantes do órgão visitaram a estrutura. O diretor-presidente da CRM, Melvis Barrios Júnior, reafirmou ao TP essa disposição de repassar o prédio.

CLUBE DE CANDIOTA 4
Confirmando esse processo e que deve mudar a realidade feia da estrutura central, o vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB), anunciou no último domingo (27), durante seu pronunciamento na festa dos 30 anos da cidade, de que uma emenda do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), de R$ 300 mil, será destinada para recuperar o prédio, que daí será destinada para Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), que hoje funciona na Vila Operária.

SEGURANÇA NA UTE PAMPA SUL 1
A UTE Pampa Sul está investindo na instalação de novas câmeras de monitoramento, entre elas, câmeras acionadas através de um sistema com sensor de movimento. Além disso, estão previstos a criação de mais um posto de vigilância e o melhoramento na iluminação com foco nas áreas do entorno do empreendimento e que fazem divisa com estradas vicinais. O investimento, conforme o gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, visa coibir furtos e vandalismos na estrutura do empreendimento e aumentar a segurança no local. “É importante destacar que todos os equipamentos da UTE Pampa Sul estão em operação constante, e que o acesso às áreas proibidas e o manuseio indevido dos equipamentos representam risco à vida”, alerta Mahl.

SEGURANÇA NA UTE PAMPA SUL 2
Também é crime de invasão o acesso às áreas da Usina sem a devida permissão, além de significar risco à segurança de todos. Neste sentido, a UTE Pampa Sul reitera seu apelo para que pessoas não autorizadas não acessem as áreas do empreendimento. Para o caso de dúvidas, sugestões e/ou reclamações, a UTE Pampa Sul pode ser contatada pelo telefone (53) 3240-4000, em horário comercial. Emergências podem ser encaminhadas por meio dos telefones (53) 3245- 4045 ou (53) 3245-4002.

CANDIOTA NOS 30 ANOS DE HULHA

No dia 24 de março, assim como Candiota, Hulha Negra completou 30 anos de emancipação político-administrativa. Uma Sessão Especial realizada pelo Legislativo teve por finalidade comemorar com a comunidade o aniversário da cidade e prestar homenagem a quem fez parte da história e emancipação da cidade. Candiota se fez presente através do secretário de Cultura, Diego Lima, da vereadora Hulda Alves que também representou o prefeito Luiz Carlos Folador, da assessora de Comunicação da Prefeitura, Cáren Araújo, da coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Azambuja, de Miguel Cimirro e Vanessa Britto.

PROGRAMA ALIMENTA BRASIL
O Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada está realizando uma chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios por meio do Programa Alimenta Brasil (PAB). Interessados devem protocolar documentações até o dia 12 de abril diretamente no Cmdo da 3ª Bda C Mec. Mais informações de edital no site 3bdacmec.eb.mil.br, e-mail [email protected], ou telefone (53) 3313-0318.

HOMENAGEM DO SANTA ROSA
Durante a programação do último domingo de 30 anos de emancipação de Candiota, aconteceu durante o Torneio de Futebol de 7 feminino uma homenagem ao prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e ao secretário de Cultura, Diego Lima. A equipe feminina do Grêmio Esportivo Santa Rosa presenteou os gestores com uma camiseta da equipe, em agradecimento pela doação de fardamento a equipe durante as comemorações do centenário do Santa Rosa, que aconteceu em Seival.

7ª CAVALGADA FEMININA

Cerca de 40 cavaleiras participaram nos dias 19 e 20, da 7ª Cavalgada Feminina do PTG Os Gaudérios. A atividade, foi realizada em homenagem ao Dia da Mulher, ocasião em que o grupo percorreu aproximadamente 40km. Integraram meninas de 6 a 12 anos, além do grupo de apoio e cavaleiras de Pinheiro Machado e Bagé.

POSSE EM PEDRAS ALTAS
Toma posse nesta quarta-feira (30), a nova diretoria do Sindicato Rural de Pedras Altas. A cerimônia acontece às 12h, no Parque de Eventos da entidade. O presidente Carlos Hofmeister Neto assume juntamente com Henrique de Souza Anselmo (1° vice-presidente), Fabio da Silva Azeredo (2° vice-presidente), Izabel Trilho Otero Py Crespo (1° secretária), Eduardo Winckler (2° secretário), Vanessa Elisa Kuntzer (1° tesoureira), Guilherme Azeredo Tessaro (2° tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por Fernando Schroeder Lopez, Ricardo Bruno Correa, Carlos Albino Roloff (titulares), Antônio Silvano Oliveira, Eulalia de Souza Anselmo e Fernando Souza Piegas (suplentes).

POSSE COOPERSUL
A nova diretoria da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul) toma posse nesta quinta-feira (31), a partir das 14h, no ginásio de Hulha Negra. O atual presidente Jaci Jacinto Coelho (Titi) foi reeleito em chapa única para seu terceiro mandato na entidade. A eleição ocorrida no último dia 25, teve a participação de 401 associados, sendo que 394 votaram na chapa única e 371 no Conselho Fiscal, sendo apenas sete brancos na eleição da chapa única e 27 na eleição do Conselho Fiscal. O evento de posse é aberto ao público e logo será servido um coquetel aos presentes.

MARCOS PÉREZ

Na manhã desta terça-feira (29), o saudoso jornalista Marcos Pérez recebeu uma justa homenagem em Bagé, quando uma rua próxima a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recebeu o seu nome, em projeto de lei de autoria do vereador Flavio Dajulia (PT). Marcos Roberto Perez trabalhou em veículos como os jornais Correio do Sul, De Fato e foi correspondente do jornal Correio do Povo em Bagé. Também atuou na Rádio Cultura. Na atuação política, Marcos foi presidente do diretório do PT de Bagé. Foi coordenador de Comunicação nas duas gestões de Luiz Fernando Mainardi na Prefeitura de Bagé. Também exerceu as mesmas funções nas gestões de Fernando Campani (Hulha Negra) e Luiz Carlos Folador (Candiota). Atuou na área de imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura, na gestão de Tarso Genro, quando o secretário era Mainardi, entre outras atuações. Ele faleceu no dia 3 de julho de 2017, em Bagé, aos 53 anos.

FÓRUM DAS ÁGUAS

O Fórum de Desenvolvimento Regional e Econômico, Manejo das Águas e Combate às Estiagens (Fórum das Águas), que é composto por membros das câmaras, prefeituras, entidades e movimentos sociais dos sete municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), esteve reunido na manhã desta terça-feira (29), na Câmara de Pinheiro Machado. Braço político e de debates de temas de desenvolvimento da região, o Fórum é coordenado pelo vereador candiotense Guilherme Barão (PDT).

Comentários do Facebook