Papo de Redação – 4 a 10/SET/2021

FESTEJOS FARROUPILHAS
Neste domingo (5), acontecerá a o acendimento e a distribuição da centelha da Chama Crioula Regional, no Núcleo Temático do Parque do Gaúcho, em Bagé. No evento que está programado para começar às 10h, contará com a apresentação artística do grupo folclórico Anita Garibaldi. Após a distribuição da centelha para os 12 municípios, está programado um almoço para prefeitos e convidados às 12h, no Galpão de Eventos do local. Além disso, haverá o lançamento da 18ª Festa Internacional do Churrasco, finalizando com o show do Cristiano Quevedo, às 15h. A programação geral está prevista para começar neste sábado (4), às 8h, com às delegações das cidades da 18ª Região.

CARREATA EM HULHA NEGRA
Está agendada para a tarde deste sábado (4), a partir das 15h, a 1ª carreata de arrecadação de alimentos para famílias carentes de Hulha Negra. A campanha é para arrecadação de alimentos não perecíveis, através de uma realização da Rádio Hulha Negra FM e grupo de carros rebaixados Fascinados Club de Bagé. O grupo percorrerá as principais vias para arrecadação dos alimentos.

VEÍCULO PARA HULHA NEGRA

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Hulha Negra recebeu um veículo para utilização nas atividades da pasta. Os recursos são provenientes de emenda do deputado federal Afonso Hamm. A secretária Elisete Brasil, a Maninha, recebeu as chaves do veículo junto com o prefeito Renato Machado e o vice-prefeito Igor Canto.

38ª FEOVELHA
O Sindicato Rural de Pinheiro Machado atualizou, nesta quarta-feira (1º), as redes sociais da Feovelha – Feira e Festa Estadual da Ovelha. A ação confirma a realização do evento, chegando a 38 edições ininterruptas, para os dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2022 no Parque Charrua. Ainda na divulgação, consta que a feira será realizada de forma presencial e virtual e mantém o foco nos negócios como ocorreu neste ano. Recentemente, a Feovelha também passou a fazer parte do calendário de eventos oficiais do Estado.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PINHEIRO 1
No último dia 28 de agosto, mas com publicação esta semana, o Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) julgou a apelação feita pelo secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues e uma empresária do ramo de alimentação da cidade, após terem sido condenados em primeira instância no ano passado por improbidade administrativa. Pela unanimidade dos desembargadores foi acolhida em parte as apelações, diminuindo as penas, porém mantendo as condenações. A alegação do relator para pedir a diminuição das penas é de que não houve prejuízo econômico aos cofres do município.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PINHEIRO 2
A denúncia feita pelo Ministério Público local, versa que durante uma fiscalização da Vigilância Sanitária, no ano de 2017, o secretário de Saúde teria interferido para cessar um auto de infração, que estava sendo lavrado em função de alguns produtos estarem impróprios para o consumo. O MP ligou politicamente o ex-secretário e a empresária, movendo uma ação civil pública contra ambos. Em Pinheiro Machado, o juiz Igor Guerzoni Paolinelli Hamade condenou ambos a suspensão dos direitos políticos pelo período de três anos e multa civil para cada um no valor de 10 vezes o valor a remuneração do secretário municipal de Saúde, além da perda do cargo público.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PINHEIRO 3
Assim, ambos foram condenados em segunda instância, com a suspensão dos direitos políticos por dois anos (ao invés de três) e multa civil de cinco vezes (ao invés de 10) o valor da remuneração percebida pelo secretário de Saúde, além da perda de cargo público que esteja exercendo. Da sentença ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Neste caso, o cumprimento da pena, segundo consulta feita pelo TP a um jurista, só se dará em eventual trânsito em julgado da sentença, ou seja, quando não houver mais possibilidades de recursos e apelações.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PINHEIRO 4
O secretário de Saúde pinheirense e que também é vereador eleito pelo MDB da cidade, disse ao jornal que ainda estava tomando conhecimento da decisão junto com o advogado. “Posso considerar uma vitória parcial, embora o resultado ainda seja adverso, mas não perco a fé na Justiça e vamos recorrer ao STJ”, ponderou Éliton Rodrigues.

CARRO EM CANDIOTA
O site Em Pauta Bagé, do jornalista Emanuel Müller, noticiou que o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Bagé, havia ajuizado uma ação contra a presidência da Câmara de Candiota, pela aquisição, em 2020, de um veículo novo para o Legislativo. O principal argumento é que o princípio administrativo da economicidade não teria sido observado. O jornal conversou com a ex-vereadora Fernanda Santos, que era a presidente do Legislativo na época. Ela disse que não ia se pronunciar neste momento porque não tinha conhecimento da ação.

REPÚDIO A PEC 32 EM CANDIOTA
A entrar na Câmara com uma Moção de Repúdio ao Projeto de Emenda Constitucional nº 32 (PEC), que prevê a reforma administrativa, o vereador de Candiota, Guilherme Barão (PDT), subiu o tom em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também àqueles que votaram no presidente em 2018. “O resultado dos bolsonaristas está aí, tirando todos os direitos dos trabalhadores. Você que votou no Bolsonaro, está valendo o teu voto”, disse, alertando que a PEC vai destruir com o Fundo de Previdência do funcionalismo e que até o Sistema Único de Saúde (SUS) está ameaçado pela reforma proposta. Na mesma ocasião do discurso do vereador, o presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes, havia usado o espaço da Tribuna Livre para discorrer, no seu entendimento, sobre os malefícios da PEC ao funcionalismo e à sociedade em geral.

CENTRO DAS MULHERES EM CANDIOTA 1

A vereadora Hulda Alves (MDB) tem como uma de suas principais bandeiras de mandato, a questão da emancipação plena da mulher e tudo que envolve o universo feminino, inclusive uma das questões cruciais que é a violência, que infelizmente é uma realidade ainda muito presente e próxima. Assim, nesta quinta-feira (2), em agenda em Brasília, ela esteve em reunião com a secretária nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Britto (foto), ocasião que foi protocolado um projeto para a implantação de um Centro de Referência e Apoio às Mulheres (CRAM) em Candiota.

CENTRO DAS MULHERES EM CANDIOTA 2
Segundo Hulda, participaram na reunião, além dela e a secretária, Gleyce Cardoso (coordenadora-geral de Assuntos e Desafios Socioculturais de Promoção da Dignidade da Mulher), Viviane Dutra (secretária adjunta da SNPPM), Ricardo Jacobina (chefe de Gabinete da SNPPM), Liziane Jardim (secretária executiva do Cideja) e Oziel Alves (chefe de Gabinete do deputado estadual Tiago Simon). “O projeto, que faz parte das políticas públicas do governo federal voltadas para às mulheres, vem ao encontro a um dos propósitos do nosso mandato. E sendo aprovado fará parte do orçamento para 2021 com execução em 2022, sendo que existe apoio integral do prefeito Folador para contrapartida do governo municipal”, destacou a vereadora.

SOSSEGO EM CANDIOTA
Um conflito urbano de difícil conciliação e que acontece no mundo inteiro, tem sido alvo de preocupação e debate também em Candiota. Especialmente quando a noite cai, há interesses diferentes, sendo que uns desejam o sossego para o descanso e outros a balada e a curtição noturna. Na última semana, o Executivo esteve reunido com o Comando Regional de Policiamento da Brigada Militar (CRPBM) debatendo ações relacionadas às últimas ocorrências de perturbação do sossego público nas localidades urbanas.

SOM E BAIXOS EM CANDIOTA 1

Contudo, dentro da lógica de mediar e encontrar saídas para este conflito, que nesta semana o prefeito Luiz Carlos Folador e o vice-prefeito Paulinho Brum, receberam no Gabinete (foto), os representantes da Associação de Baixos e Som Automotivo de Candiota (ASBC). Segundo o presidente da ASBC, Magnom Morais, a entidade foi criada em 2018 e tem como finalidade lutar pelos direitos dos associados. “Estamos com a nossa associação já faz um tempo no ramo com eventos e arrecadações de alimentos para quem precisa e possuímos 15 integrantes, cada um com a sua função na diretoria para representar o segmento. Sempre lutamos para um espaço próprio nosso, aonde possamos aproveitar com amigos e familiares que gostam e apoiam som e baixos, até mesmo para os eventos se ter um local próprio. Na associação existem algumas regras para poder manter a ordem”, afirma Magnom.

SOM E BAIXOS EM CANDIOTA 2
Durante a reunião foram tratados assuntos relacionados a ASBC, que vem solicitando um espaço onde os associados possam usar o som automotivo sem perturbar o sossego público no município. Na oportunidade, a Prefeitura se comprometeu em avaliar possíveis lugares distantes de residências, para que se possa regularizar e liberar o espaço para ser utilizado pelos associados e simpatizantes da associação. No encontro, estiveram presentes, além do presidente, prefeito e vice, os associados Guilherme Tolfo Correa, Marcio Lemos de Souza, Max Morais, Bruno Nacimento, Rafael Alves Garcia, Alessando Piazza Zanatto, Felipe Nobias Pires, Gabriel Farias Furich, Matheus Pereira Damiani e Muriel Rodrigues e o responsável pelo Departamento de Segurança e Trânsito Municipal, Flávio Sanches.

 

Comentários do Facebook