Papo de Redação – 4/OUT/2024

COBERTURA AO VIVO

O TP vai fazer um esforço jornalístico e profissional para que no domingo (6)  haja uma transmissão ao vivo a partir das 16h30 até o final da apuração, trazendo informações e os números atualizados de votos de toda a região e também de cidades importantes do RS. Nossa equipe está preparando a situação, que é uma grande novidade e também uma espécie de piloto, para que cada vez mais o veículo também atue em vídeo, em forma de TV web, a TV Tribuna do Pampa (TVTP). “Estamos trabalhando para colocar este projeto de pé no próximo domingo, assim como conseguimos fazer com os debates eleitorais”, afirma o editor e diretor João André Lehr.

LICENÇA EM PINHEIRO

O vereador pinheirense Éliton Rodrigues (MDB) em seguida estará assumindo um cargo no governo do Estado. Ele vai atuar na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Para isso, Éliton vai se licenciar sem remuneração do cargo de vereador. Ele não concorreu a reeleição este ano por questões judiciais. Num acordo entre os vereadores suplentes do MDB, o primeiro suplente, Sandro Flores, renunciará para que no período restante do mandato, até o final do ano, o segundo e terceiro suplentes, Mário dos Santos (Mário Bola) e Elisa Silva, se revesem na vereança.

10 DIAS SEM LUZ EM CANDIOTA

Uma idosa de 86 anos, moradora de uma área central de Candiota, ficou 10 dias sem energia elétrica em sua residência. A luz ficou em meia fase desde o temporal da última semana e só foi retornar nesta quarta-feira (2). Os pedidos e chamados para a Equatorial foram incessantes e a situação só se resolveu porque um vizinho dela interviu na chegada da equipe, que já estava se retirando sem fazer a religação de um fio arrebentado próximo ao poste. A idosa relatou ao jornal que, além do fato de ficar todo este tempo sem energia, acabou perdendo alimentos que estavam em refrigeração.

O ADEUS A CID MOREIRA

Faleceu aos 97 anos de idade nesta quinta-feira (3), o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira, o profissional estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, desde o último dia 4 de setembro. A entrada dele no hospital, segundo informou o Portal g1, foi devido a uma insuficiência renal crônica. O seu quadro teve uma piora, e às 8h desta quinta ele não resistiu devido a uma falência múltipla dos órgãos.

O ADEUS A CID MOREIRA 2

De acordo com o Memória Globo, Cid apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Natural de Taubaté, no Vale do Paraíba, ele havia completado seu último aniversário no domingo (28). Iniciando sua carreira no rádio em 1944, o jornalista teve o seu nome registrado em diversos programas e rádios por muitos anos. Em 1963 ele estreou como locutor de noticiários, no Jornal de Vanguarda, da TV Rio, marcando sua carreira no jornalismo televisivo. Em 1969 ele foi escalado para a equipe do recém-lançado Jornal Nacional, primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil, onde foi o principal rosto durante 26 anos. Cid deixou dois filhos, a companheira e o legado de uma vida toda.

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM HULHA 4

O Ensino Médio em Tempo Integral começou a ser implementado na região em 2023. As primeiras escolas contempladas foram: Luiz Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana e Luiz Maria Ferraz (CIEP), em Bagé; Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), em Dom Pedrito; Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), em Candiota; e Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul.

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM HULHA

Conforme a matéria enviada pela assessoria da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a partir de 2025 sete escolas de ensino médio da região irão adotar o modelo de Tempo Integral, sendo que em Hulha Negra, a Escola Manuel Lucas de Oliveira é uma delas. Esse modelo de ensino, implementado pela Secretaria de Educação, visa oferecer uma proposta pedagógica que atenda às necessidades dos alunos das escolas públicas estaduais.

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM HULHA 2

Além de Hulha Negra, escolas em Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Lavras do Sul também irão adotar o modelo. A mudança na matriz curricular será realizada de forma progressiva, começando em 2025 com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. A expansão do Ensino Médio em tempo integral é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação de que, até 2026, 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública sejam em tempo integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados nessa modalidade.

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM HULHA 3

São ofertadas 9h de aulas diárias em uma matriz curricular própria com 1.500 horas de atividades por ano, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio.  A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida como centro do modelo pedagógico e traz, além da Formação Geral Básica, componentes curriculares como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Protagonismo Juvenil, Estudos Orientados, Iniciação Científica, Itinerários Formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento com componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também são oferecidas quatro refeições diárias para a permanência do estudante ao longo do dia na escola.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook