Papo de Redação – 5 a 8/FEV/2022

FÉRIAS EM PINHEIRO

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas) passou o cargo de chefe do Executivo para o vice-prefeito, Rogério Gomes de Moura (PSB), durante a tarde da última terça-feira (1º). O vice assume interinamente durante as férias de Ronaldo, que começaram oficialmente na quinta-feira (3) e terão a duração de 30 dias. Ronaldo enfatiza que não está descartado voltar antes por interesse público ou necessidade.

LICENÇA PRÊMIO EM PINHEIRO 1

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Pinheiro Machado voltou a pagar as licenças-prêmio dos servidores municipais. De acordo com o departamento de Pessoal, desde 2016 as vantagens não eram pagas. Ainda de acordo com o setor começaram a ser pagas as requisições mais antigas, que estavam vencidas entre os anos de 2013 e 2014. Ao todo, nove servidores da educação já receberam sua licença, a meta é seguir pagando conforme a data das requisições, os próximos previstos serão da saúde.

LICENÇA PRÊMIO EM PINHEIRO 2
Segundo o prefeito Ronaldo Madruga, a intenção é ainda no ano de 2022 dar sequência nos pagamentos das licenças, a ideia é que seja feito um plano/cronograma para contemplar a todos. “Quero lembrar que o pagamento está sendo feito conforme a ordem dos pedidos e conforme a capacidade de orçamento, não é uma garantia de total pagamento em 2022, mas sim uma previsão conforme a nossa capacidade orçamentária, mas queremos colocar em dia o que é de direito dos nossos servidores”, afirmou.

LICENÇA PRÊMIO EM PINHEIRO 3
Entenda o que é uma licença-prêmio: O servidor tem direito à licença prêmio de seis meses, primeiramente pelos primeiros 10 anos de exercício efetivo e ininterrupto de trabalho, sem prejuízo da remuneração. E posteriormente o servidor tem direito à licença de três meses a cada cinco anos de trabalho. A licença-prêmio é considerada um prêmio por assiduidade.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 1
A ex-vereadora Andreia Rangel, a Déia, postou em suas redes sociais um agradecimento pelo tempo em que esteve a frente da Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Candiota. Pelo que ficou entendido, ela deixou a pasta agora em fevereiro, depois de atuar desde o início do atual governo. “Mas a vida é feita de ciclos e agora chegou o momento da despedida e esse é um momento especial, pois é a hora de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos até aqui. Aqui deixo o meu muito obrigado por tudo o que vivemos juntos nesse ano que passou e os objetivos que alcançamos”, escreveu. Déia é funcionária do quadro da Prefeitura, porém deve assumir alguma outra função importante dentro do governo.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2
Se especula que quem deve assumir o lugar de Déia na Assistência é o atual vereador Dieguinho Lima. Como ele é primeiro suplente do MDB e está na Câmara por conta que o titular da cadeira, vereador Fabrício Moraes, o Bibi, é o secretário de Saúde, quem assume na Câmara é o segundo suplente, atual presidente emedebista, Adriano Revelante.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 3
Conforme o jornal apurou, outras mudanças devem ocorrer ainda na composição do governo.

RECURSOS PARA A MAC
Em que pese os recursos destinados para a revitalização total da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) serem oriundos muito provavelmente das privatizações da CEEE e da Sulgas, por mais que não se concorde com o processo de venda das estatais, as coisas não devem ser confundidas. Ser contra a privatização não significa dizer que os recursos da MAC sejam amaldiçoados. Como já dito aqui, se esses R$ 9,8 milhões não viessem para Candiota, seriam destinados para outro município e um sonho há muito acalentado por toda a comunidade candiotense seria mais uma vez adiado. Claro, sempre é bom ressalvar que a obra ainda não saiu e que torcemos muito para que saia do papel logo.

VOLTA DAS CÂMARAS
Após o recesso de janeiro, as câmaras de vereadores e vereadoras da região estão voltando a ativa neste mês de fevereiro. Hulha Negra retornou efetivamente nesta quinta-feira (3). Candiota tem sua primeira sessão ordinária do ano na próxima segunda-feira (7), assim como Pedras Altas. Já Pinheiro Machado retornou no último dia 20 de janeiro, pois pelo novo regimento interno, o recesso pinheirense é de 20 de dezembro a 20 de janeiro a cada ano.

POUCA PROSA

O grupo candiotense De Pouca Prosa está lançando neste domingo (6), o 2º álbum musical, que leva o nome “Acampamento de Pescaria”. O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais e o grupo pede que todos façam seu pré-save através do link onerpm.link/645292341355. “Acampamento de Pescaria é uma composição que tem letra de Gil Deison Lopes Pereira e melodia de Zulmar Benitez, “onde nos traz os fatos do quanto é bom um ambiente de pescaria, pois nele acontecem contos de causos, risadas, sempre tem um instrumento ‘sonando’, a boa confraternização e o convívio dos amigos em si, além da comida no fogo de chão temperada na fumaça e com algumas histórias de pescadores, é o que nos trás esta vaneira”, explica o grupo.

CONCURSO EM HULHA 1

A prefeitura de Hulha Negra publicou um edital convocando os candidatos homologados a realizar a prova teórico-objetiva, neste fim de semana, dias 5 e 6 de fevereiro. O concurso público estava suspenso deste abril de 2020, em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Conforme o edital, neste sábado pela manhã serão aplicadas as provas para os cargos de auxiliar de mecânica, coveiro, instalador hidrossanitário, motorista, operário, operador de máquinas, pedreiro, servente e tratorista. À tarde serão aplicadas as provas para os cargos de eletricista, eletricista automotivo, inspetor tributário, mecânico de manutenção de veículos e máquinas leves, mecânico de manutenção de veículos e máquinas pesadas, monitor de alunos com necessidades educacionais especiais, técnico de informática e técnico em enfermagem.

CONCURSO EM HULHA 2
Já no domingo, dia 6, pela manhã, serão aplicadas as provas para os cargos de auxiliar administrativo, técnico em projetos e convênios e tesoureiro. À tarde, serão aplicadas as provas para os cargos de assessor jurídico, contador, dentista, enfermeiro – ESF, farmacêutico, professor do atendimento educacional especializado, professor de educação artística, professor de história, professor de geografia, professor de língua espanhola, professor de língua inglesa e professor de língua portuguesa, sendo seguidos, rigorosamente, os seguintes horários. Desde o dia 21 de janeiro é possível consultar o local de prova e o número da sala, pela área do candidato do site: www.legalleconcursos.com.br, e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. As provas serão aplicadas nas escolas Dalva Medeiros e Monteiro Lobato, na sede de Hulha Negra, e Manoel Lucas, na Trigolândia.

CONCURSO EM HULHA 3
Só será permitido o ingresso e a permanência de candidatos no local de prova com uso correto e adequado de máscara facial individual. Ao ingressar no local de prova, o candidato será orientado a higienizar as mãos com álcool em gel 70% e terá sua temperatura corporal aferida por termômetro infravermelho. Os candidatos poderão levar uma máscara facial individual reserva (dentro de saco plástico transparente) e seu próprio álcool em gel 70% (em frasco transparente sem rótulo).

Comentários do Facebook