DESVIO DA BR-293
O desvio construído como alternativa ao problema enfrentado na BR-293 no km 151, em Candiota, próximo a ponte sobre o rio Jaguarão no limite com Hulha Negra, está prestes a ser desativado, segundo informou ao TP a Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) no RS (ver matéria nesta edição). O local terá uma utilidade, também conforme o Dnit.
DESVIO DA BR-293 2
A área, se houver permissão, pode até se tornar um local de descanso para motoristas e quem sabe turístico também. O professor, historiador, ex-vereador e presidente da Comissão de Emancipação do município, Tailor Lima, sugere que o marco da Proclamação da República Rio-grandense (fato histórico ocorrido em setembro 1836, em terras candiotenses, após a famosa Batalha do Seival) poderia ser deslocado para o desvio, sendo que ele está a poucos metros dali, num local de difícil acesso e escondido. Com a mudança, o marco da Proclamação ganharia destaque e visitação garantida. Só para esclarecer, não se trata do Marco da Batalha do Seival, que fica alguns quilômetros antes dali e sim o Marco da Proclamação (foto).
REUNIÃO CMPC CELULOSE
O vereador Éliton Rodrigues (MDB) se reuniu esta semana com o diretor de Relacionamento com os Municípios da CMPC Celulose, Daniel Andriotti, onde dois assuntos foram tratados: realização de podas de eucaliptos nas plantações da empresa, que estejam próximos das linhas de transmissão de energia elétrica e estudo sobre o distanciamento das plantações do leito das estradas rurais, para não ocasionar sombreamento, que com o excesso de chuvas dificulta a recuperação e manutenção das vias no interior.
ÉLITON
Falando em Éliton, a informação que chega ao TP é que ele já decidiu que não irá concorrer à reeleição a vereador por conta de questões jurídicas. Aliás, o jornal já havia levantado essa hipótese em reportagem recente em que ele declara a dificuldade. Articulado, muito provavelmente ele não deve ficar sem função política e já há algumas especulações sobre isso.
PALESTRA EDUCATIVA
O Centro de Referência da Assistência Social de Hulha Negra vai promover no dia 11 de julho, uma palestra para alunos do 6º ao 9º ano, através do projeto EcoÂmbar. A atividade, com o tema gravidez na adolescência, será no CRAS, às 15h.
MAINARDI EM BAGÉ
Em reunião nesta quinta-feira (4), no diretório municipal do PT, a executiva do partido oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi a prefeito de Bagé. A decisão foi tomada ao lado do vereador Lelinho Lopes, que também havia sido indicado pela executiva, e seguirá como pré-candidato a vereador.“Eu agradeço e fico muito feliz por ter meu nome lembrado pelo partido e pela população, mas, para mim, o Mainardi tem que ser o nosso pré-candidato a prefeito, pela experiência que ele carrega, a energia que ele coloca na resolução dos muito problemas que nossa cidade enfrenta e por tudo que já fez por Bagé”, afirmou Lelinho.“Eu sou pré-candidato a vereador, na busca do meu quarto mandato no Legislativo, para seguir lutando pela nossa cidade na Câmara. Atualmente, também sou suplente de deputado federal e, daqui dois anos, poderei estar à disposição para concorrer a deputado estadual na vaga que hoje está ocupada por Mainardi”, concluiu.
MAINARDI EM BAGÉ 2
Segundo Mainardi, esta é uma decisão amadurecida há algum tempo. “Não é algo de uma hora pra outra. Recebi muitos apelos da sociedade para ajudar reerguer Bagé. Queremos construir uma frente democrática e ampla na cidade, com muito diálogo com todos os setores da sociedade. Bagé passa por um período muito difícil e não será um processo simples sua reconstrução, mas a vida é feita de desafios e eu não sou de fugir dos que me são propostos”, afirmou. “Topei colocar meu nome à disposição como pré-candidato para concorrer à Prefeitura. Estou com muita vontade de trabalhar e realizar muito para Bagé e para os bageenses, como já fizemos no passado. Agora, os problemas são outros, os desafios são maiores, mas temos a capacidade necessária para entregar soluções. Contando com o apoio do Governo Federal, temos muito ainda a realizar”, afirmou.
Luiz Fernando Mainardi atualmente é deputado estadual, já foi prefeito duas vezes de Bagé, entre 2001 e 2008, foi secretário de Agricultura do estado, deputado federal e vereador.
TABULEIRO EM BAGÉ
Para quem conhece um pouco de política, não foi surpresa a indicação de Mainardi, mesmo porque Bagé é estratégica para o PT em nível nacional, até em função da hostilização sofrida por Lula na cidade e a questão do famigerado relho. Resta saber quem enfrentará Mainardi, sendo que a polarização nacional já está estabelecida
EM PAUTA
* A partir deste sábado (6), que marca os três meses que antecedem as eleições municipais, uma série de condutas estão vedadas aos agentes políticos e públicos.
* Entre as várias vedações, fica proibida a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança. Também não pode até a eleição a nomeação de aprovados em concursos públicos.
* A partir de então também é vedada, na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e a candidata ou candidato comparecer a inaugurações de obras públicas.
FECHAMENTO DE EDIÇÃO
* Candiota inaugurou dois podcasts (formato singular de entrevistas pelas redes sociais), esta semana.
* Ambos têm como protagonistas jovens candiotenses. O Vozes da Rua é apresentado por Laura Vargas e o Candiota Pod por Rurik Nunes e Pedro Gabriel.
* O TP apoia sempre essas iniciativas, por entender sua importância. Aliás, o diretor e editor do jornal, João André Lehr foi o primeiro entrevistado do Candiota Pod, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (4).
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*