Papo de Redação- 6 a 13/ABR/2023

CARVÃO EM PAUTA

Nesta semana, um grupo de lideranças de Candiota esteve novamente cumprindo importantes agendas na capital do Estado, no sentido de debater uma legislação estadual de transição energética justa (TEJ), que dê guarida ao carvão mineral. Na foto, o registro do encontro com o deputado Vilmar Zanchin (MDB), que preside a Assembleia Legislativa gaúcha.

CAMPANI

Nesta edição, o jornal traz uma reportagem da possibilidade de investidores portugueses e espanhóis adquirirem terras na região para produção de uvas viníferas e oliveiras. Quem está intermediando as negociações é o ex-prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani (1997-2000), o que de imediato já remete a outra possibilidade, que é dele se candidatar novamente no município, já que concorreu nas últimas eleições pelo PT. O jornal o questionou sobre isso.

CAMPANI 2

Ele disse que jamais essa situação vai estar fora de sua cogitação. “Não descarto a possibilidade porque Hulha Negra mora no meu coração e eu sei que posso contribuir muito com o desenvolvimento da cidade e da região. A minha maturidade e os diferentes tipos de relacionamentos econômicos podem ser voltados para Hulha. O povo da cidade precisa trabalhar e a economia é uma questão fundamental para emancipação. Tenho dito isso em várias oportunidades. Enquanto estiver vivo estarei com disposição”, destaca.

CAMPANI 3

Entretanto, ele pediu prudência para se falar do assunto. “A prudência é porque tudo isso envolve anuência familiar, anuência do partido e respeito por todas as lideranças que existem. Depende da conjuntura das alianças possíveis (não quero governar sem alianças e ampliação das formas de pensar e enxergar a cidade) e a percepção do povo (tenho um bom indicador na eleição passada)”, destaca, lembrando também que qualquer movimento neste sentido também depende de sua questão profissional, que hoje está em Portugal.

EMENDA PARA HULHA

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) anunciou a destinação de recursos, através de emenda individual no valor de R$ 304,8 mil. Conforme o documento enviado ao prefeito Renato Machado, que é seu colega de partido, o montante deve ser aplicado somente na estruturação da rede de serviços de atenção primária à Saúde, que pode ser uma das três opções: aquisição de equipamentos, um veículo de transporte adaptado (com acessibilidade), ou um veículo de transporte sanitário (com acessibilidade). O prefeito agradeceu ao senador Heinze pelo apoio que ele tem dedicado a Hulha Negra. “Agradeço ao senador por ajudar a nossa cidade. Temos muito a agradecer pelo trabalho. Fica nossa gratidão pelo empenho e dedicação por esse significativo benefício, que será de grande importância para nossa Saúde”, disse Renato.

CONSELHO EM HULHA

No último dia 29 de março, ocorreu no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Hulha Negra, a reunião mensal do Conselho Municipal de Educação (CME) – órgão que desempenha funções normativas em assuntos relativos à Educação e ao Sistema de Ensino no município. Na ocasião, em reunião conduzida pela presidente do CME, Lilian Hellwig Igure, a pauta foi do fortalecimento do órgão. Estiveram presentes a coordenadora regional da Associação dos Municípios do Sudoeste do RS (Assudoeste), a presidente do CME de Bagé, Mirta Elena Fernandes Pereira, a assessora técnica do CME bageense, Ingrid Andrade Nunes, e a conselheira Carmen Maria Soares Bueno, a fim de reforçar o engajamento e protagonismo do Conselho. A secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary esteve no local reafirmando a parceria entre o CME e a Secretaria.

DESABAFO EM CANDIOTA

O agricultor assentado e produtor de leite de Candiota, Dirceu Zanatto, postou em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (4), um vídeo onde ele demonstra muita indignação com a falta de ajuda por parte dos governos de todas as esferas. No vídeo, Dirceu joga uma quantidade considerável de leite fora, porque, segundo ele, o produto é rejeitado pela indústria, pois as vacas não estão se alimentando com a quantidade suficiente de proteínas. O problema acontece em função da longa e histórica estiagem vivida na região, que afetou as condições de alimentação dos animais, além do abastecimento de água e as lavouras. “Isso não é sensacionalismo. Isso é a realidade de vários produtores”, assinalou.

DESABAFO EM CANDIOTA 2

O produtor cobra com força do município, do Estado e da União, uma ajuda financeira, dizendo que ninguém quer nada de graça, mas poder acessar os recursos necessários. Ele frisou a vinda dos ministros, do governador, de deputados, prefeitos e vereadores a Hulha Negra recentemente, quando foram anunciadas medidas emergenciais, porém ele cobra que elas ainda não chegaram. “Criaram expectativa para nós e onde está a ajuda?”, indagou.

DESABAFO EM CANDIOTA 3

Lembrando que o leite tomado no café da manhã das pessoas passa pelas mãos da família dele, Dirceu desabafou. “Vocês estão entendendo a indignação de um produtor? Eu peço que vocês olhem para nós e não venham só aqui prosear e mentir. Vocês não fazem chover, mas podem nos financiar recursos para fazermos um açude de qualidade para poder plantar um milho e fazer uma silagem paras as vacas. Vocês têm a caneta nas mãos”, assinala.

SEM PRONUNCIAMENTO EM CANDIOTA

Fabrício Moares, o Bibi, reassumiu o cargo de secretário de Saúde de Candiota no último sábado (1º). Na segunda-feira (3), Bibi foi recepcionado com festa pelos funcionários, que incluisve tinham feito uma campanha para seu retorno. Ele, que havia pedido para sair e voltou para a Câmara, pois é vereador eleito, acabou não explicando, ao menos publicamente, quais os motivos do pedido de exoneração e também da volta. Ao TP, ele disse que faria um pronunciamento no final da tarde de segunda, porém isso acabou não acontecendo. O que se sabe nos bastidores é que Bibi ficou incomodado com uma situação envolvendo o ex-vereador Juliano Corrêa, que é cargo em comissão (CC) do governo.

DIREITO ELEITORAL

O advogado bageense e colunista do TP, Guilherme Barcelos, foi eleito Coordenador Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), da qual também é um dos membros fundadores. Em eleição realizada em Brasília-DF, Guilherme obteve 100 votos, enquanto o segundo e o terceiro colocados obtiveram 87 e 85, respectivamente. Na mesma ocasião, em Assembleia Geral ocorrida na capital federal, proclamados os eleitos, ele foi empossado no cargo. O mandato a ser exercido pelo advogado, que é doutorando e mestre em Direito, além de professor e especialista em Direito Eleitoral, é de três anos. E caberá, na condição de coordenador institucional, realizar a interlocução da entidade junto às instituições públicas e privadas do país, como Tribunais Eleitorais (TREs) e universidades.

HOMENAGEM EM PINHEIRO

A corte da 39ª Feovelha recebeu uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado nesta semana. A homenagem havia sido aprovada em fevereiro, mas o trio só pôde comparecer nesta terça-feira (4) para receber os certificados devido aos compromissos de estudos. O Legislativo, por unanimidade, reconheceu o empenho das soberanas Adriele Fagundes, Bruna Oliveira e Nalanda Peres na divulgação do evento. Na oportunidade, elas agradeceram a honraria e falaram sobre a importância de representar o município e a Feovelha por onde passaram.

REPASSE DE VEÍCULO EM PEDRAS

Nesta semana, o Poder Legislativo de Pedras Altas repassou um veículo ao Executivo da cidade, devido à aquisição de um carro novo para a Câmara. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, a ideia é contemplar a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto com o veículo recebido.

CITADINO CANDIOTENSE

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude abriu as inscrições para o Citadino de Futsal Candiotense 2023. Neste ano, o campeonato contará com a nova categoria denominada como Master 45. Além desta, haverá a categoria livre masculina e feminina, ouro e prata, e também a veterano 35 anos. Os interessados devem procurar a equipe da Secretaria, ou entrar em contato com o coordenador do esporte, Jonas Morais, pelo número: (53) 99991-5947. As inscrições serão finalizadas no próximo dia 14 de abril, e será cobrado o valor de R$ 120,00 mais um agasalho.

RECOLHIMENTO DO LIXO EM PEDRAS

A Prefeitura de Pedras Altas publicou em suas redes sociais, que em função do feriado nesta sexta-feira (7), o recolhimento do lixo será realizado nesta quinta-feira seis de abril, a partir das 8h.

ESTIAGEM

A estiagem está arrefecendo, porém o que não pode acontecer é a região deixar de pensar em um projeto de longo prazo para conviver com os períodos de escassez de chuvas, que são cíclicos e cada vez mais intensos.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook