Papo de Redação – 6 a 8/JUL/2022

IGP EM BAGÉ

Após cerca de 20 anos de reivindicações, idas e vindas, parece que agora o Instituto Geral de Perícias (IGP) em Bagé sairá do papel (ver projeto na imagem). No próximo dia 22 estará aberto o edital para se a empresa que realizará a obra. O projeto prevê um Posto Avançado de Criminalística. Entre outros benefícios, com o órgão em Bagé, não se depende mais de Pelotas ou Livramento para a realização de uma perícia com morte violenta, por exemplo, quando o corpo fica exposto as vezes por várias horas, aumentando ainda mais a angústia e tristeza dos familiares.

VISITA EM CANDIOTA

Está visitando Candiota, o procurador aposentado do Estado de Santa Catarina, Luis Dagoberto Brião. Nesta segunda-feira (4), Dagoberto esteve na sessão ordinária da Câmara, quando aproveitou para agradecer ao vereador Gildo Feijó (MDB), que apresentou um projeto de lei dando o nome de uma rua de Candiota ao seu pai, o saudoso sargento Brião. Como Gildo está em viagem à Brasília, o vereador Adriano Revelante (MDB), recepcionou Dagoberto no Legislativo (foto). Segundo o ex-vereador, advogado aposentado, historiador e presidente da Comissão de Emancipação de Candiota, Tailor Lima, Dagoberto teve papel importante no processo emancipatório, pois na época ele era assessor de um deputado estadual na Assembleia gaúcha e o gabinete deste parlamentar se transformou numa espécie de quartel general (QG) dos emancipacionistas candiotenses.

MORTE DE ADVOGADA 1
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM) de Bagé, encerrou no prazo legal a investigação sobre a morte da advogada Ana Laura Borralho Borba, 28 anos, que ocorreu na madrugada do dia 26 de junho, quando um casal discutia em frente à residência da família da vítima, e com a intervenção das pessoas que estavam na casa, na tentativa de ajudar a mulher que era agredida fisicamente pelo companheiro, a jovem pegou um revólver, mas acabou sendo baleada.

MORTE DE ADVOGADA 2
A titular da DEAM, a delegada Daniela Barbosa de Borba resumiu o fato: “Em síntese, a vítima Ana Laura pegou um revólver calibre 38 com a intenção de fazer cessar aquela situação, porém o homem, que foi preso em flagrante, acabou tirando a arma de fogo das suas mãos e disparando cinco tiros na direção dos membros daquela família, sendo que um deles atingiu letalmente a advogada. No curso da investigação, diversas pessoas prestaram declarações, perícias foram solicitadas e levantamento fotográfico foi realizado.

MORTE DE ADVOGADA 3
Segundo a polícia, considerando a dinâmica dos fatos e o número de pessoas que se encontravam no local, indiciou o investigado pela prática de 11 infrações penais, sendo um homicídio quadruplamente qualificado, na forma consumada, quanto a vítima Ana Laura; duas tentativas de homicídio quadruplamente qualificados; quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados; lesão corporal qualificada pela violência doméstica, com relação à companheira do autor; dois crimes de lesão corporal contra familiares de Ana Laura; contravenção penal de vias de fato contra um familiar da vítima Ana Laura. Conforme a delegada, o feminicídio foi uma das qualificadoras levadas em consideração, já que os delitos, segundo revela a investigação, foram praticados contra mulheres por razões da condição de sexo feminino, por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. As demais qualificadoras foram o motivo torpe, recurso que dificultou/impossibilitou a defesa das vítimas e o fato de os crimes terem sido praticados para assegurar a execução e/ou impunidade de outro delito anterior, a violência doméstica. O investigado foi preso preventivamente e recolhido ao Presídio Regional de Bagé (PRB).

COMITIVA DE CANDIOTA

Já estão em Brasília desde esta terça-feira (5), uma comitiva candiotense que vai participar no final da tarde desta quarta, de uma importante audiência com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. A comitiva é composta pelo prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) e os vereadores Ataídes da Silva (presidente da Câmara), Gildo Feijó e Guilherme Barão. Na foto, eles estavam participando de um evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reuniu mais mil prefeitos para tratar sobre o corte no ICMS e a consequente queda na arrecadação dos municípios.

POLO EDUCACIONAL DE CANDIOTA

O prefeito Folador anunciou esta semana, após uma reunião em seu gabinete (foto), que a aula inaugural do Polo Educacional de Candiota será no próximo dia 1º de agosto. Á princípio o pólo vai oferecer os cursos de mineração e eletromecânica, em parceria com a escola catarinense da Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC). “Nos próximos dias divulgaremos amplamente sobre as normas do processo de seleção dos alunos e demais aspectos a serem observados. Fiquem ligados”, disse Folador, em suas redes sociais.

PAMPA SUL
Em nota enviada ao jornal esta semana, a Engie reafirmou o intuito e venda da UTE Pampa Sul, afirmando que o negócio com o novo proprietário deve estar fechado até fim deste ano. Por uma política global, a Engie não quer ter mais em seu portfólio, usinas a carvão. Ela já havia vendido a Usina Jorge Lacerda, em Santa Catarina, e a Pampa Sul em Candiota é seu último ativo térmico a carvão.

ENTREGA DE AGASALHOS EM HULHA

A vereadora e presidente da Câmara de Hulha negra, Tanira Ramos (PTB), publicou em suas redes sociais uma prestação de contas acerca da Campanha do Agasalho desencadeada por seu gabinete pelo segundo ano consecutivo. Conforme Tanira, foi possível atender famílias da sede de Hulha Negra, com distribuição de peças nas ruas Álvaro Lopes, Apolinário Lopes (Passinho), bairro Floresta e na Quebra Queixo. Um ponto de entrega também ocorreu na escola XV de Junho, no assentamento Conquista da Fronteira e outro foi organizado para o assentamento Abrindo Fronteiras. “Até o momento, mais de 50 famílias foram beneficiadas com a entrega dos agasalhos. Agradecemos as pessoas que tiveram o gesto fraterno de fazer as doações, sem essa ajuda nada seria possível. Nossa comunidade pode sempre contar com a força do nosso trabalho. As entregas continuam, nosso objetivo é chegar a 100 famílias atendidas”, disse a vereadora.

HOMENAGEM A BEBETO

Na semana passada, o ex-prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, falecido em 30 de abril vítima de um enfarto quando cumpria agenda em Alegrete, foi mais uma vez lembrado e homenageado. A lembrança, por meio de uma imagem de Bebeto projetada na parede, acima da mesa de autoridades, ocorreu durante a entrega de Títulos de Domínios para 31 famílias do assentamento Lago Azul. Tanto pelas autoridades presentes como pela comunidade, o ex-prefeito da cidade foi lembrado pelo trabalho dedicado desde 2019 junto ao Incra para que as famílias chegassem a essa conquista.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook