Papo de Redação – 7/JUN/2024

PSB EM CANDIOTA

Além de ter mudado a indicação de nome para compor uma chapa majoritária este ano, trocando o ex-vice-prefeito Gil Deison Pereira pelo sindicalista Darlan Oliveira, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Candiota também teve outra mudança. Alegando problemas de ordem de saúde e pessoais, a até então presidente da sigla, Lidiane Funari, renunciou ao cargo. Lidiane chegou até a pensar em se desfiliar, mas depois de uma conversa com a direção estadual, reviu a posição. “Ser presidente de um partido é um desafio enorme e sendo mulher mais ainda, onde dentro do município eu era a única, porém sempre fui muito respeitada. Sou muito grata ao partido que me identifico muito na ideologia, onde conquistei todos os espaços. Sei que é uma hora delicada, pois estamos em ano de eleição e se está mais próximo ainda de campanhas eleitorais, mas é o meu momento como pessoa”, assinalou em nota enviada ao TP.

PSB EM CANDIOTA 2

O PSB ainda está debatendo como ficará a direção partidária após a saída de Lidiane.

SUBSÍDIOS EM PINHEIRO

Segundo informou o presidente do Legislativo de Pinheiro Machado, Cássio Câmara, os subsídios (salários) dos agentes políticos do município a partir do ano que vem não terão reajustes, seguindo o mesmo valor que são pagos atualmente. Neste momento, conforme informado na coluna da última edição, os vereadores analisam os projetos de leis que fixam os novos subsídios de vereadores (as), secretários (as) municipais, prefeito e vice-prefeito para o período 2025-2028. Cássio disse que por proposição dele e que foi aceita pela maioria dos parlamentares, é que houve esse congelamento dos subsídios para os próximos quatro anos. Ele argumenta que devido a toda essa situação que vive o RS não se tinha clima para se falar em aumento de salários de políticos. Como se sabe, no último ano de cada legislatura, por lei é preciso prever o que os agentes irão receber mensalmente na legislatura seguinte.

ÁGUA EM CANDIOTA

A vereadora Luana Vais (PT) discorreu na tribuna da Câmara esta semana, sobre a conhecida fragilidade do sistema de abastecimento de água de Candiota. Para ilustrar, disse que há seis meses, milhões de litros de água vazam de uma caixa d´água localizada no assentamento Santa Lúcia, no interior do município. A parlamentar lembrou o discurso do então candidato a prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) durante a campanha de 2020, quando, segundo ela, ele colocava a água como prioridade, assinalando que era somente uma questão financeira e de material humano. “Como ali é só colocar uma boia, não sei se é material humano ou financeiro”, assinalou, em tom irônico.

SINAIS EM CANDIOTA

Nos bastidores da política candiotense se comenta que esta foto não revela apenas um prefeito e um ex-prefeito de Candiota participando de uma abertura de Semana do Meio Ambiente.

PL E PDT EM CANDIOTA

É forte o comentário que PDT e PL de Candiota estão mais próximos do que nunca para a disputa eleitoral deste ano. O TP apurou que tudo está se encaminhando para um acerto entre as duas siglas, que possuem pré-candidatos próprios a prefeito e vice já lançados. Em caso de acerto, resta saber quem será cabeça de chapa.

SANDERSON EM CANDIOTA

Falando em PL, o deputado federal Ubiratan Sanderson estará na Capital Nacional do Carvão neste domingo (9), a partir das 10h, na sede do partido, no centro da cidade. O presidente da sigla e pré-candidato a prefeito Flávio Sanches (na foto com o deputado), convida a comunidade em geral para prestigiar o parlamentar, que segundo ele, é o que mais tem destinado recursos para o município nos últimos anos. Sanderson também tem sido um dos que defendem a manutenção da indústria do carvão mineral dentro de uma transição energética justa.

VÍDEO EM CANDIOTA

O vereador e presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó (MDB), usou seu espaço de explicações pessoais esta semana na tribuna de forma diferente e até inusitada. Gildo apenas mostrou um vídeo do produtor de leite do município, Dirceu Zanatto, em que ele relata os problemas que o setor está passando depois de duas estiagens e duas enchentes em pouco mais de um ano. Zanatto, que é pré-candidato a vereador pelo PT, faz um apelo aos governos de todos os níveis e pede mais ação dos políticos.

PT DE HULHA

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Hulha Negra, ao lado dos seus vereadores e pré-candidatos, instalou uma agenda de formação para os seus filiados e simpatizantes. O diretório municipal lançou neste sábado (1º),  a programação dos Seminários Temáticos que irão tratar das diferentes áreas do desenvolvimento local (Saúde, Educação, Economia, Cultura, Saneamento e outros). A estratégia dos eventos, segundo informado em nota enviada ao jornal, “além da formação intelectual e filosófica das pessoas, será de apresentar e dissertar sobre diretrizes que irão fundamentar o Plano de Governo Participativo Popular que os futuros candidatos ao Executivo e Legislativo de Hulha Negra pretendem entregar ao povo da cidade”.

PT DE HULHA 2

Os seminários serão realizados com a participação da população de Hulha Negra e convidados que virão das universidades da região, ONGs (Organizações Não Governamentais), agricultores familiares, representantes de cooperativas, empresários e autoridades técnicas de diferentes segmentos da região. Os encontros ocorrerão sempre aos sábados e irão recepcionar autoridades técnicas e políticas de todo o Brasil. “Nossas pautas ingressarão nos conceitos e referências de desenvolvimento territorial sustentável e pretendemos provocar o exercício do pensar globalmente para agir localmente”, destacou o ex-prefeito de Hulha Negra e pré-candidato a prefeito, o biólogo ambientalista Fernando Campani, que é o mediador dos eventos. A primeira etapa dos Seminários Temáticos ocorrerão nos dias 15, 22 e 29 de junho, tendo por locais, respectivamente, a Câmara de Vereadores e Vereadoras e Salão da Comunidade Rural Nossa Senhora de Fátima, sempre com início às 13h13.

VICE EM PEDRAS

O prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT) visitou esta semana a Redação do TP, depois de uma reunião no Cideja – entidade que preside. Ele esteve acompanhado do secretário Geral de Governo, o experiente Mário Teixeira e foi recebido pelo diretor e editor do jornal, João André Lehr (foto). Indagado sobre quem será vice na sua tentativa de reeleição, Volnei fez mistério e já não cravou mais que será uma mulher. “Pode ser, como pode não ser”, desconversou.

EM PAUTA

* O PDT de Pinheiro Machado está empolgado com a decisão de Danubio Peres em colocar seu nome à disposição para uma possível candidatura à prefeito novamente.

 

* A base governista pinheirense, formada por PP, Republicanos e MDB também se movimenta.

 

* Como dito, a questão eleitoral começa a tomar conta das rodas novamente. As definições aos poucos vão acontecendo, porém ainda falta bastante para um quadro definitivo nos municípios da região. O mais indefido da região é o de Hulha Negra. Pelos movimentos, Mainardi se definiu em Bagé.

FECHAMENTO DE EDIÇÃO

* Em ação movida pelo jornal Tribuna do Pampa contra o Facebook, pelo raqueamento da sua página na rede social, o juiz da 1ª Vara Civel de Bagé,  formalizou despacho esta semana, acatando o pedido do advogado do TP, Elton Barcellos.

 

* A Justiça deferiu a tutela provisória de urgência e determinou que o Facebook restabeleça a administração da página ao jornal num prazo de 24h após intimação, sob pena de fixação de multa/dia.

 

* A página está raqueada desde agosto de 2023, causando uma série de prejuízos, inclusive à imagem do jornal. Atualmente, o TP utiliza uma segunda página, criada após o episódio.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook