Papo de Redação – 8 a 10/AGO/2023

PAULINHO BRUM
O vice-prefeito de Candiota, Paulinho Brum, publicou em suas redes sociais, uma nota de esclarecimento sobre ataques que tem recebido também por meio das redes. “(…) opiniões maldosas e mentirosas que vem sendo publicadas em uma rede social, por um cidadão que de maneira irresponsável e em reiteradas publicações, ataca e até mesmo ameaça a minha pessoa, manifestações estas feitas com o único propósito, o de manchar minha imagem de homem público perante meus amigos e a opinião pública. Quero lembrar que o uso de expressões caluniosas, injuriosas e ultrajantes, transborda o limite da livre expressão do pensamento, não sendo socialmente aceitas atitudes vis como as que vêm sendo praticadas contra a minha pessoa. Ao agir da forma como vem agindo, o cidadão não só comete ato ilícito caracterizado pelo abuso do direito de manifestação, como também pratica os crimes de calúnia e difamação, razão pela qual registrei Boletim de Ocorrência Policial e propus duas ações na Justiça Estadual, uma na esfera criminal e outra na cível, requerendo a condenação criminal do mesmo, além de indenização por danos morais, e a retratação na mesma rede social e em veículo de imprensa de circulação regional”, assinala um dos trechos da nota.
PAULINHO BRUM 2
E continua a nota do vice-prefeito. “É importante que todos atentem para o fato de que o direito de liberdade de manifestação do pensamento e preservação da intimidade, privacidade e honra devem coexistir em harmonia, e que o abuso do exercício da liberdade de expressão enseja a qualificação dos crimes contra a honra (calúnia e difamação), caracterizando ainda o dano moral, pelos quais o dito cidadão irá agora responder judicialmente, pois claramente excedeu os limites impostos, inclusive pelos bons costumes e pelo respeito que deve pautara relação entre as pessoas no mundo civilizado. As expressões utilizadas em detrimento da minha pessoa são mentirosas e desproporcionais,  não se limitando a simples crítica, mas com a clara intenção de me ofender, o que não aceitarei de forma alguma, pois tenho família e uma grande responsabilidade com a minha comunidade, razões pelas quais proporei tantas medidas judiciais quantas forem necessárias, para ver cessadas atitudes irresponsáveis como as que vem sendo contra mim sistematicamente praticada por essa pessoa. Por oportuno reafirmo à comunidade candiotense o meu comprometimento com a ética, honestidade, respeito e trabalho árduo com que sempre pautei minha vida pública e privada, lamentando que tal pessoa tente de forma maldosa denegrir minha imagem de homem público.”
FAPS EM PINHEIRO
A Câmara de Pinheiro Machado realizou nesta segunda-feira (7), uma audiência pública para debater alterações legais no famigerado Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS). O presidente do Sindicato dos Municipários (Simpim), Márcio Duarte, reclamou pelas redes sociais que a entidade não foi convidada para participar da audiência, sendo ela a representante legal do funcionalismo, que é o mais interessado e impactado, segundo ele, em relação ao FAPS.
GUARANY EM VANTAGEM
Foi como deveria ter sido. O Guarany mandou no jogo nos primeiros 90 minutos da semifinal do Campeonato Gaúcho série A2, no Estrela D´alva, em Bagé. O time de Alessandro Telles aproveitou o mando de campo e a força da torcida e venceu ao Monsoon por 1 x 0. Agora, o Guarany precisa apenas de um empate para subir para primeira divisão do Gauchão 2024.
Em um primeiro tempo de pouca movimentação e muita catimba do adversário, o Guarany teve dificuldades em concluir à meta do Monsoon. Já a defesa, conseguiu afastar as raras tentativas do time da capital. No intervalo, Telles trocou André Oliveira por Arisson e modificou, no vestiário, o posicionamento.
GUARANY EM VANTAGEM 2
E no segundo tempo, novamente deu só Guarany. O goleiro adversário fez, pelo menos, duas defesas muito difíceis em conclusões alvirrubras. Aos 40 minutos, o time quis jogar e procurou o gol durante todo tempo, foi agraciado. Em cruzamento de Arisson para área, Lucão, que há poucos minutos havia entrado, subiu mais alto e fez de cabeça o único gol do jogo (foto), que coloca o Guarany mais próximo do acesso. O Guarany jogou com Rodrigo, Lessa, Saulo, Léo Santos e Vitor Oliveira; André Oliveira (Arisson), Allan Christian, Leomir (Douglas) e Giovanni; Marcos Paulo (Lucão) e Robinho (Jorginho).
GUARANY EM VANTAGEM 3
Agora, os alvirrubros se preparam para os 90 minutos mais importantes dos últimos dois anos. Nova vitória ou qualquer empate, coloca o Guarany de volta à elite. Vitória do Monsoon por um gol de diferença – não tem gol qualificado – leva a decisão para os pênaltis. Por mais de um gol, o acesso é do adversário. Vale lembrar que classificam campeão e vice do Acesso para o Gauchão 2024.
GUARANY FEMININO
As Índias,como são chamadas as meninas do futebol feminino do Guarany – única equipe da Metade Sul no estadual da categoria, estrearam com derrota no último domingo (6), na cidade de Ijuí, diante do Elite. O placar foi de 7 a 0. A próxima partida é no próximo domingo, contra o Vidal Pró, no Estrela D´alva. A equipe alvirrubra é treinada pelo candiotense e entusiasta do futebol feminino, Cléo Moura. Há quatro atletas de Candiota no elenco.
NOVA SECRETARIA EM CANDIOTA
A vereadora de Candiota, Hulda Alves (MDB) deve tomar posse oficialmente como a nova secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQI+ e Igualdade Racial. Á princípio, a posse deve acontecer na próxima quinta-feira (10), às 10h, na Prefeitura. Ainda não há uma definição de qual suplente do MDB vai assumir no lugar dela na Câmara.
SALTO TRIPLO DE CANDIOTA
O estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), Samuel Dutra (foto), de 17 anos, acabou de cravar a marca de 12m09 no salto triplo em competição estadual. Com o salto, o candiotense levou o segundo lugar no Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS), que estava sendo disputado neste sábado (5), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, na modalidade atletismo. Ele ficou apenas a 13cm do melhor salto, que foi do atleta portoalegrense Bernardo da Luz Santana, que saltou 12m24.
SALTO TRIPLO DE CANDIOTA 2
Samuel, que é filho da declamadora e coordenadora de Tradicionalismo de Candiota, Júlia Azambuja, foi o vencedor na modalidade no ano passado dos Jogos Escolares do RS (JERGS) – fato que lhe rendeu o convite para representar as escolas públicas estaduais no CERGS, que reúne escolas particulares e clubes tradicionais do Estado. A marca atingida por ele neste sábado superou a alcançada em 2022. O estudante foi acompanhado pela professora Mikelly Rocha. O CERGS é organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer e a edição 2023 é disputada em 16 modalidades (individuais e coletivas) e duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
CULTIVO DA TERRA EM CANDIOTA
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Fé, que tem sua sede na zona rural de Candiota, os pequenos estudantes do 3º ano das séries iniciais da instituição se reuniram, na última semana, para colher rúculas na horta do próprio educandário. O cultivo a terra faz parte da pedagogia do educandário.
ACIDENTE EM CANDIOTA
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado neste domingo (6), em Candiota, próximo ao Cemitério Municipal. De acordo com a Brigada Militar, que compareceu ao local, um veículo capotou após perder o controle do carro durante uma ultrapassagem. Uma pessoa ficou ferida e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os demais que estavam nos veículos não se feriram.
PORTE ILEGAL EM CANDIOTA
Neste domingo (6), a guarnição da Brigada Militar de Candiota, durante patrulhamento de rotina, abordou um homem de 25 anos em atitude suspeita, na rua Ulisses Guimarães, no centro da cidade. Na revista pessoal foi encontrado em sua cintura, por dentro da roupa, um revólver calibre 38, municiado com quatro munições intactas. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e encaminhado à Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (DPPA) de Bagé, onde a autoridade policial confirmou a prisão, efetuando o Auto de Prisão em Flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo o preso encaminhado ao Presídio Regional de Bagé.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook