Papo de Redação 8/5/2018

NOVIDADES EM BREVE
O TP prepara uma série de mudanças para breve. Elas atingem o visual do jornal e também a versão on line (site). Aguardemos!

Marlon SantosMARLON EM CANDIOTA
O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Marlon Santos (PDT, foto), estará em Candiota nesta terça-feira (8). A visita do deputado foi articulada pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura, por intermédio de um convite do vereador Guilherme Barão (PDT), logo após a realização do 5º Seminário Internacional de Energia, ocorrido em março, em Candiota. Marlon visita no início da tarde da CRM/Mina de Candiota e logo após, por voltas das 16h30, é o protagonista do encontro denominado ‘O papel da energia no desenvolvimento da Região da Campanha’. A TV Assembleia vai acompanhar a agenda.

Papo_lixoCOLETA SELETIVA EM CANDIOTA 1
Na última semana, o prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT), recebeu em seu gabinete (foto), um grupo de catadores de material reciclável, que foi acompanhado pelo vereador Fabiano Oswald (PT). O grupo se organiza em forma de cooperativa para fazer a coleta seletiva no município. Os catadores estão buscando uma parceria com o município para a realização do trabalho, inclusive na reunião foi sugerido iniciar pelos prédios públicos e também fazer um debate com as famílias para fazer a separação do lixo seco, que será recolhido nos dias inversos do recolhimento normal que ocorre atualmente. O grupo pretende também buscar parceria com uma empresa que já está instalada no município para processar os recicláveis que serão recolhidos.

COLETA SELETIVA EM CANDIOTA 2
Experiências bem sucedidas em várias cidades, é que a coleta seletiva comece em forma de projeto-piloto, como é o caso dos prédios públicos, depois parta para ser feita num bairro e aos poucos vai se expandindo para toda a cidade, pois este é um trabalho que exige consciência e mudança de hábitos culturais por parte da população. Há experiências em que a cooperativa fornece sacos apropriados para as famílias armazenarem o lixo seco e ao menos uma vez por semana (num dia pré-agendado), os sacos com os resíduos inorgânicos são colocados pelos moradores em frente as casas, que são recolhidos pela cooperativa, que deixa no lugar outro saco vazio para uma nova coleta e assim sucessivamente.

Papo_lojaLOJA EM CANDIOTA
Foi inaugurada neste domingo (6), com direito a mateada, música e brinquedos para a criançada, uma nova loja em Candiota. Trata-se da Parada Dez, que trabalha com moda feminina, masculina, infantil e fitness, além de acessórios e peças íntimas. A nova loja fica localizada no início da avenida 24 de Março, próximo a praça Dario Lassance, no centro da cidade.

SDI Praças Conectadas 1117 Renata LimaPRAÇAS CONECTADAS EM BAGÉ 1
O Programa Praças Conectadas, criado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) em abril de 2017, alcançou a marca de 65 mil acessos desde sua instalação. O titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, conta que o serviço de internet Wi-Fi começou sendo implantado na Praça Silveira Martins e, em setembro do mesmo ano, na Praça Júlio de Castilhos (da Estação). Agora, a rede está sendo disponibilizada também na Praça de Esportes, das Carretas, Carlos Gomes (próxima ao colégio Silveira Martins) e Santos Dumont.

PRAÇAS CONECTADAS EM BAGÉ 2
Bayard destaca que os dados de utilização, que apresentaram altos números, atestam o alcance social do Programa, que será um dos destaques do I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul a ser realizado em Bagé no próximo dia 10/5/18 no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza. “Nosso objetivo é disseminar, em áreas públicas de grande circulação, o acesso à internet gratuita, garantindo a todos o acesso igualitário a tecnologia digital e democratizando a informação”, salienta.

Comentários do Facebook