Papo de Redação – 9 a 11/MAR/2022

FAMÍLIA SEGAT E O CASTELO 1

A família santamariense Segat composta pelos pais Luiz Carlos e Cláudio e os filhos Rafael, Gabriela e Kamilla (foto), que adquiriu a Granja de Pedras Altas – propriedade que contempla o Castelo de Assis Brasil, não fez o negócio por acaso. Conforme o patriarca Luiz Carlos, outras propostas foram apresentadas aos 18 herdeiros, porém houve uma votação entre eles, e a escolhida foi da família Segatt.

FAMÍLIA SEGAT E O CASTELO 2
O TP foi o primeiro veículo de comunicação a ficar sabendo e a divulgar de forma exclusiva que o castelo havia sido vendido, bem como se tratava de uma família de Santa Maria. Respeitando um pedido, o jornal não divulgou num primeiro momento os nomes. Nessa relação que se estabeleceu entre a família e o jornal, foi possível perceber que de fato aquele patrimônio tinha caído mesmo em ótimas mãos.

FAMÍLIA SEGAT E O CASTELO 3
Sabe-se e ela (a família) também, das responsabilidades e dificuldades que terá pela frente. Há muito a ser feito para que o monumento volte a ser reaberto ao público. Entretanto, com a aquisição por parte dos Segat, tudo está muito mais próximo de acontecer do que antes, quando a família Assis Brasil, apesar de todo esforço e dedicação durante anos, não reunia mais condições de preservar aquela estrutura.

FAMÍLIA SEGAT E O CASTELO 4
Mas precisamos ter claro, todos nós da região especialmente, de que somos parte da solução. Apesar de ser uma propriedade privada, o Castelo carrega uma parte importante da história do Rio Grande Sul. Neste sentido que precisamos nos engajar nesta luta em reabrir a estrutura, auxiliando politicamente inclusive, para que se estabeleça parcerias tanto públicas como privadas para a efetivação, o restauro e a preservação.

FAMÍLIA SEGAT E O CASTELO 5
A luta, por exemplo, pelo asfaltamento da ERS-608, que já é uma pauta do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), precisa ser encampada com força, pois o desenvolvimento de Pedras Altas e também do turismo ao Castelo, depende de que esta estrada saia do papel o mais rápido possível.

IPTU EM CANDIOTA
Termina nesta quinta-feira (10), o prazo para pagar em cota única com 20% de desconto o Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) de Candiota. Após esta data, o contribuinte tem até o dia 10 de março para pagar com 10% de desconto. Após isso, a opção é o pagamento em quatro cotas e sem descontos.

TREVO EM CANDIOTA

Esta semana aconteceu um acidente violento no trevo de acesso à sede do município, quando um dos veículos capotou sobre a pista, ficando com as quatro rodas para cima (foto). Felizmente os ocupantes dos dois carros envolvidos não se feriram de forma grave. Há muito se discute mudanças no local pela constância de acidentes. Muitos defendem que os incidentes são resultado de falta de atenção, pois segundo essas pessoas, o trevo tem bastante visibilidade. Distração ou não, talvez alguma intervenção poderia ser feita no local para atenuar os danos, como por exemplo redutores, lombadas ou até mesmo o fechamento da faixa central, obrigando ao contorno.

SOJA EM CANDIOTA
Uma festa no dia 1º de maio próximo, segundo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, vai marcar a colheita da soja este ano no município. O evento acontece no assentamento Santa Lúcia.

GRACIANO EM CANDIOTA

Dia desses o secretário Geral de Governo, o experiente professor Graciano Aristimunha Pereira (foto), foi cogitado para assumir uma Secretaria na Prefeitura de Bagé. A coluna conversou com Graciano, que confirmou a cogitação, porém disse que não tem interesse e que está muito bem em Candiota.

EMENDA PARA CANDIOTA

Foi entregue nesta terça-feira (8), de forma simbólica ao prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), uma emenda parlamentar do deputado Paulo Pimenta (PT), no valor e R$ 200 mil. A emenda foi articulada pelo primeiro suplente de vereador do PT e agricultor assentado, Dirceu Zanatto, pelos agricultores Marildo da Silva e Giliard de Abreu, com a participação do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). Na entrega da emenda estavam presentes dos assessores dos deputados, Cleiton Zanatto e Paulinho Parera, além de Eurico dos Santos, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O recurso deve ser destinado para compra de equipamentos agrícolas.

RÁDIO EM HULHA
Na segunda-feira (7), a rádio comunitária Hulha Negra FM 104,9 completou 16 anos de fundação. A data foi comemorada pela comunidade que acompanha o trabalho ao longo dos anos com uma programação diversificada. A rádio foi ao ar no mesmo dia que Associação Rádio Comunitária Hulha Negra (mantenedora) foi fundada. Os fundadores foram Fabiano Vignol Leal, Danilo Ferreira Gonçalves e um grupo de colaboradores. Em 2012, a rádio recebeu o decreto de legalização da emissora e em 15 de agosto de 2015 passou a ser uma rádio outorgada. No ano de 2016 a emissora foi considerada como entidade de utilidade pública e em 31 de outubro de 2017, a emissora recebeu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações, a licença definitiva, que permite a rádio funcionar 24h por dia, por 10 anos, até fevereiro de 2027, sendo renovável a cada 10 anos.

ENERGIA EM PINHEIRO

Na noite de segunda-feira (7), os funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura de Pinheiro Machado, em apoio a Equatorial Energia, realizaram força-tarefa junto à BR-293 (sentido Pinheiro Machado-Pelotas), visando restabelecer a energia elétrica para cerca de 300 consumidores. Acompanhando a equipe estava o diretor de Infraestrutura Rodoviária do município, Juliano Moreira, que destacou o trabalho realizado pelos funcionários. “A ação foi imprescindível para auxiliar no restabelecimento de energia dos moradores da localidade”, frisou Juliano.

QUEDA DO GUARANY

Chegou ao fim no último domingo (6), a tentativa do Guarany de Bagé em se manter na elite do futebol gaúcho. Com a derrota de 2 a 0 pra o Juventude, em Caxias do Sul, o time bageense está matematicamente rebaixado para a Divisão de Acesso. O Guarany se despede do Gauchão 2022 contra o Internacional, no estádio Estrela D’alva, em Bagé, no próximo sábado (12), às 16h30.

Comentários do Facebook