Papo de Redação – 9 a 12/JUN/2023

METÁFORA EM PINHEIRO
O assessor da vereadora Magda Afonso (PDT), Lorenzo Barão Teixeira, fez uma postagem metafórica que está rendendo nas redes sociais. “Pinheiro Machado está como um grande programa de auditório, aplausos para o palco, enfeitado, luminoso, teatral, mas os bastidores escondem a madeirite, fio desencapado, cano remendado, tristeza, pão, água e realidade” escreveu Lorenzo.
METÁFORA EM PINHEIRO 2
Prontamente, o prefeito Ronaldo Madruga respondeu por meio de sua própria rede social. “Chegam a postar nas redes sociais que Pinheiro Machado é um picadeiro, circo, com alegrias, pão, realidade e tantos outros adjetivos. Realmente é um picadeiro diferente, não o mesmo circo, os mesmos palhaços, a mesma plateia. No circo de hoje tem gente competente, gente que trabalha, é um circo que todos recebem para trabalhar, é um circo que tem criança feliz, é um circo que não tem animais adestrados, tem gente que pensa, tem gente com sabedoria, é um circo que o Rio Grande do Sul conhece e reconhece, é um circo que conhece justiça, respeito, corregedoria, é um circo que na plateia só tem gente de coração bom, alma leve, bom instinto, gratidão, é um circo onde os malabaristas, acrobatas, levantam cedo, tem família, tem dignidade, é o circo da família que conhece gratidão, chave que abre portas e não prescreve, é o circo que um dia vai baixar as cortinas, dizer ADEUS, porque na estrada da vida quem é bom nasce pronto… onde se semeia prosperidade, progresso, a colheita vem”, rebateu o prefeito.
NOVO FÓRUM EM PINHEIRO
Já está tramitando um projeto de lei na Câmara de Pinheiro Machado, para efetivar a doação por parte do município, de um terreno ao Poder Judiciário para a construção de um novo Fórum na cidade. O terreno, com mais de 4,5 mil m², fica localizado na rua Catulino Dutra, lado par da numeração, distante 27,5m da esquina com a rua Dorival Lino Tavares.
CASO RAFAEL
O TP conversou estava com a delegada Carolina Terres, que responde pela Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado e que está à frente das investigações do assassinato do jovem Rafael Garcia da Silva, de 28 anos, ocorrido no último dia 13 de maio, no centro da cidade. Ele morreu na hora ao ser atingido por cinco disparos de arma de fogo a queima roupa. Um homem desceu da garupa de uma motocicleta e fez a execução, voltando para o veículo e saindo em fuga. Segundo a delegada ainda não há novidades sobre o caso e ela aguarda a decisão de pedidos que fez ao Judiciário. Vale lembrar que a Justiça negou um pedido de prisão preventiva feito por ela anteriormente. Logo em seguida do fato, familiares e amigos organizaram um manifesto nas ruas da cidade, pedindo justiça.
TREVOS
Na última segunda-feira (5), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve reunido com o prefeito de Aceguá, Marcus Aguiar, o Peti (PSDB), para tratar da inclusão do município junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a construção de uma rótula na fronteira com o Uruguai, no final da BR-153. O local recebe tráfego intenso de veículos e de caminhões dos dois países e traz insegurança aos locais. Também participaram da reunião a diretora executiva do Cideja, Débora Cappua e o vice-prefeito de Candiota, Paulinho Brum.
TREVOS 2
No dia 24 de abril último, Mainardi se reuniu com prefeitos da região, na Câmara de de Candiota, juntamente com representantes do DNIT de Pelotas para debater a reforma dos acessos dos municípios de Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini. A proposta é incluir a obra de Aceguá junto ao do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), que irá contratar uma empresa para a elaboração dos projetos. “Vou trabalhar junto ao DNIT estadual para a inclusão desta importante obra para o município de Aceguá. É um local onde o tráfego de veículos é muito intenso e se torna urgente uma mudança na estrutura para trazer mais segurança à população”, afirmou Mainardi.
DEBUT EM CANDIOTA
O secretário de Assistência e Inclusão Social de Candiota, Léo Lopes, anunciou nas suas redes esta semana, que a pasta se prepara para realizar, segundo ele, pela vez na história do município, um baile de debutantes para meninas que não tem condições de realizar esse tipo de evento, que para muitas é um sonho. A ideia do secretário é que se viabilize toda a estrutura, com vestido, cabelo, maquiagem, festa, baile e a famosa valsa. “Serão cerca de 15 meninas selecionadas, que além do baile ganharão curso na área administrativa e de cuidados pessoais. Realizar sonhos esse é nosso sonho. Contribuir para formarmos cidadãos e oferecer cidadania e dignidade. As inscrições devem começar na próxima quinzena”, anunciou Léo.
CÃES ERRANTES
Não precisa ser muito observador para perceber a quantidade enorme de cães soltos, vagando pelas ruas das cidades da região. Os programas de castração parecem não dar conta dessa situação grave de saúde pública e também de maus tratos com os animais. Um grupo de voluntárias de Candiota tenta conter a situação, que parece descontrolada em toda a região, e realizam no próximo dia 18, na praça central, uma feira de adoção. A proliferação de cães e gatos está posta como uma questão cultural por estas bandas. Um trabalho árduo e persistente que ataque o controle de natalidade e o abandono, mas também que tente modificar práticas arraigadas há muito tempo na comunidade, que já normalizou disputar espaço nas ruas e espaços públicos as vezes não apenas com cães e gatos, mas também com eqüinos.
SICREDI LIBERDADE
Na manhã do dia 1º de junho, os grupos de conselheiros de administração e fiscal da Sicredi Liberdade, eleitos durante o processo assemblear deste ano, tomaram posse, durante solenidade realizada em Bagé. O presidente eleito, Wilson Dejair dos Santos Rodrigues, conhecido como Madala, é de Dom Pedrito e compunha o conselho de administração na gestão anterior. O acompanhará pelos próximos quatro anos, o vice-presidente, Leonardo Nocchi Macedo, de Bagé, que estava como coordenador de núcleo na agência Bagé PF e PJ. O evento de posse também foi momento para despedidas e homenagens ao então presidente da cooperativa, Geraldo Ott Filho, que ficou no cargo por mais de 25 anos, além de ter sido um dos sócios fundadores, há 42 anos. Geraldo deu posse ao novo presidente do conselho de administração, Wilson Dejair, assim como, Luiz Felipe Meirelles, deu posse aos novos integrantes do conselho fiscal, por estar como coordenador do mesmo na atual gestão.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook