Papo de Redação – 9 a 15/FEV/2024

ELEIÇÕES EM CANDIOTA

A movimentação para as eleições 2024 de fato começaram. Todos os partidos em Candiota, ao menos, estão mexendo no tabuleiro, fazendo suas jogadas, sendo o PT o primeiro a lançar seu pré-candidato a prefeito, Adriano dos Santos – assunto já falado na edição impressa anterior.

 

PSDB DE CANDIOTA

O PSDB de Candiota, que tem a vice-prefeitura atualmente e já ocupou o cargo nos governos Folador 1 e 2, se prepara para as eleições 2024 (ver matéria nesta edição). Coincidentemente, nas três vezes que o partido ocupou o cargo de vice-prefeito, os titulares, além de tucanos, são primos e homônimos, ou seja, têm nomes iguais. Paulo Renan Vaz Brum, o Paulo Brum, que hoje não está mais no ninho tucano, foi vice-prefeito de 2009 a 2016. Já Paulo Roberto Brum Correa, o Paulinho Brum, é o atual vice e se encaminha, ou não, para repetir chapa com Folador, que tenta um quarto mandato. Ele disse ao TP esta semana, que não descarta a possibilidade de ser candidato a vereador.

 

PSDB DE CANDIOTA 2

Nessa preparação para 2024, o PSDB sonha em no mínimo, manter a vice-prefeitura (seja com Paulinho ou outro nome – se cogita Clarisse Brum, Claudivan Brusque ou Marcelo Gregório) e no mínimo dobrar sua bancada na Câmara, que hoje é composta apenas por Claudivan. O partido vem fazendo filiações no período e projeta três cadeiras.

 

PSDB DE CANDIOTA 3

Se sabe que há uma tentativa do PSDB em filiar o atual secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, que é o primeiro suplente de vereador do MDB de Candiota. Uma foto recente (acima) de Paulinho e Dieguinho, postada nas redes sociais, chamou a atenção, quando cumpriam uma agenda política conjunta em Porto Alegre. “Dieguinho foi nosso eleitor em 2016, primeiro voto dele foi no PSDB. Se identifica com o partido. Temos o maior carinho por ele e seria uma honra filiá-lo”, disse Paulinho, ao ser perguntado sobre essa situação.

 

PDT DE CANDIOTA

A coluna perguntou para o vereador e atual presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Candiota, Guilherme Barão, a que cargo ele pretende concorrer nas eleições deste ano. Guilherme respondeu que seu desejo é ser candidato a prefeito. “Estamos decidindo ainda, mas se for por minha vontade é a prefeito”, disse.

 

PDT DE CANDIOTA 2

Indagado sobre o leque de alianças pedetista, como ser vice de Adriano dos Santos (PT) ou  se aliar ao MDB de Folador e ao PSDB de Paulinho, Guilherme foi protocolar. “Estamos construindo essas possibilidades, mas como bom político nunca se fecha a porta para ninguém e temos um compromisso com a Frente de Oposição, porém é muito cedo ainda para dizer algo de concreto. Tudo é no tempo certo, principalmente no tempo que Deus quiser. Tudo dependemos da vontade dele”, se esquivou.

 

MDB DE CANDIOTA

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Candiota, que figura entre os maiores senão o maior do município, também já aquece as turbinas para a disputa de 2024. A sigla publicou um convite esta semana nas redes sociais, assinado pelo presidente e vereador Adriano Revelante, chamando simpatizantes e filiados para a reunião mensal. O partido é que mais governou a cidade nesses 32 anos (quatro vezes) e pretende comandar a quinta, pois o prefeito Folador vai à reeleição.

 

PL DE CANDIOTA

O TP conversou esta semana com presidente do Partido Liberal (PL) candiotense, Flávio Sanches, que também coordena a Defesa Civil, o Trânsito e Segurança do município. Flávio, que é pré-candidato a vereador, disse que o partido está pronto para as eleições, sendo que tem 14 pré-candidatos à vereança, sendo possível inscrever 10. O partido deve apoiar a reeleição de Folador.

 

PSB DE CANDIOTA

O partido filiou recentemente, o ex-vice-prefeito Gil Deison Pereira.

 

CANDIDATO GOVERNISTA EM BAGÉ

As atenções se voltam para a maior cidade da região, Bagé, que é o polo regional. O atual secretário de Saúde da cidade, o hulhanegrense Ronaldo Hoesel, se movimenta para ser candidato a prefeito. Ronaldo já foi vice-prefeito de Hulha Negra, pelo PDT, na primeira gestão da cidade (1993-1996) e agora é vereador bageense pelo PTB, que se transformou em Partido da Renovação Democrática (PRD), numa fusão com o Patriotas. Ele não deve ficar no PRD. Aliás, a corrente que pertence Ronaldo, que é liderada pelos irmãos Lara (Luis Augusto, Divaldo e Adriana) migrou para o PL e aderiu ao bolsonarismo. O que se fala é que o candidato sucessor de Divaldo será do PL. Se for Ronaldo, estará no partido de Bolsonaro. O caso é que os sobrinhos de Divaldo, que são vereadores, Graziane e Augusto (filho de Adriana), também querem ser. Disputa grande.

CANDIDATO DE OPOSIÇÃO EM BAGÉ

Se fala no vereador Lelinho Lopes ou no atual assessor do ministro Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação, Paulinho Parera. Porém, os analistas de plantão cravam que o PT quer muito voltar à Prefeitura bageense e vai colocar novamente seu principal nome no páreo, que é ex-prefeito e atual deputado estadual Luiz Fernando Mainardi.

 

IGOR, O NETO E AS FILHAS

O vice-prefeito de Hulha Negra e gremista Igor Canto, que se ensaia para ser candidato a prefeito pelo PSB este ano, postou em suas redes sociais esta semana, uma foto com as três filhas e o neto – sendo a última filha, Maitê, recém-nascida. “Pai, filhas e neto. É muita felicidade!”, escreveu.

 

MAURO COLORADO

O ex-gerente da agência do Banrisul de Candiota e que hoje atua pelo banco na capital, o querido Mauro Vinícius Silva, assumiu recentemente a Diretoria do Projeto Criança Colorada, que entre outras atividades, coordena a entrada das crianças junto com os jogadores em dia de jogos. Na foto, Mauro no estádio dos Plátanos, no jogo do Inter contra o Santa Cruz, esta semana.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook