Papo de Redação – 9/AGO/2024

DE CINCO PARA DOIS EM ACEGUÁ

Aceguá, na fronteira com o Uruguai, vivia em 2020 um momento político inusitado, quando nada menos que cinco candidaturas a prefeito se habilitaram para aquele pleito. Na ocasião, Marcus Vinícius Aguiar, o Peti (PSDB) venceu com 38,65% (1.095 votos), superando Edmundo Pichler (MDB), com 25,56%; seguido por Willi Janzen (DEM) – 12,74%, Alfredo Castillos (PSD) – 11,79% e Fernandinho Teixeira (PL) – 11,26%.

DE CINCO PARA DOIS EM ACEGUÁ 2

Passados quatro anos, o cenário se modificou bastante e o atual prefeito Marcus Peti conseguiu reunir antigos desafetos em torno de sua tentativa de reeleição. Peti trouxe até o MDB, que sempre foi um adversário de primeira hora dos tucanos, inclusive que já lhe impôs derrotas. Peti, que tem como vice Pedro Anildo (Podemos) e tem em sua aliança seis partidos: PSDB, Podemos, MDB, PL, PSD e PP, vai enfrentar o PT, que vem com chapa pura. Já tendo concorrido outras três vezes pela sigla (2000, 2004 e 2008), o experiente petista Glécio Rodrigues tem como candidato a vice Hélio Oliveira Machado (Toco).

QUADROS DEFINIDOS NA REGIÃO

Em política, assim como na vida, não é possível dizer que as coisas são definitivas. Mas após as convenções partidárias, que encerraram o prazo no último dia 5 de agosto, o quadro político-eleitoral na região está desenhado. O máximo de candidaturas majoritárias que terá nas cidades são três, sendo assim em Bagé (Mainardi – PT, Roberta Mércio – PL e Álvaro Meira – PDT), Hulha Negra (Tanira – PL, Campani – PT e Beto Dalpiva – PDT) e Candiota (Adriano – PT, Folador – MDB e Darlan – PSB. Já Aceguá (como recém visto), Pinheiro Machado (Ronaldo – PP e Danubio – PDT) e Pedras Altas (Veca – PL e Volnei – PT) terão duas candidaturas cada.

QUADROS DEFINIDOS NA REGIÃO 2

Agora, os partidos e coligações tem até o dia 15 de agosto para encaminharem os devidos registros para a Justiça Eleitoral. A campanha, oficialmente, começa na próxima sexta-feira (16).

NOVA LOJA EM CANDIOTA

Uma informaçao, que ainda carece de confirmação, dá conta que uma rede de lojas está interessada em instalar uma unidade em Candiota. Vamos aguardar!

LUTO EM CANDIOTA

As últimas duas semanas foram pesadas para Candiota por causa de perdas na comunidade, sendo duas de forma trágica. A cidade perdeu o menino Vitor, de apenas 12 aninhos (ver matéria nesta edição), que faleceu a caminho da escola. Também de forma trágica, o ainda jovem Jonas Bohn Vieira, 38 anos, que sofreu um acidente de moto em São Sepé. Ainda, faleceu, vítima de um câncer de garganta, Vanderley Barres Mule, o seu Vando, aos 70 anos.

LUTO EM CANDIOTA – JONAS

Filho do ex-conselheiro tutelar e ex-vereador Jocélio Vieira e irmão da atual conselheira tutelar Jaqueline Vieira, Jonas teve uma saída de pista no final da manhã de sexta-feira (2), um acidente na BR-392, km 325, em São Sepé (RS). Ele estava em uma motocicleta Triumph/Street, falecendo no local. Além de Jocélio e a irmã, Jonas deixa a mãe Nilsa Bohn e a esposa Kamila Dutra. O corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Candiota no sábado (3).

LUTO EM CANDIOTA – SEU VANDO

Depois de uma batalha contra um câncer de garganta, Vanderley Barres Mule, o seu Vando, faleceu aos 70 anos (faria 71 no próximo dia 10), em casa, na sexta-feira (2).Nascido e criado em Candiota, Vando se aposentou na Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em 1997. A partir daí se dedicou ao icônico Bar do Vando, um dos mais tradicionais da cidade, na Vila Airton, na sede do município, onde estava sempre pronto para atender com carinho os seus clientes. Assinante e leitor assíduo do TP, ele não abria mão de estar informado sobre Candiota e região. A edição impressa era presença constante nas mesas do Bar do Vando. Em 1995, Vando perdeu a esposa Maria Irene – mãe do filho André, o Dedé. Mais tarde, se casou novamente com dona Mara Iade. Ele deixa, além da esposa e o filho, a enteada Carla, bem como três netos e cinco bisnetas. O corpo foi sepultado no sábado (3), no Cemitério Municipal.

BOAS NOVAS PAMPA SUL

O analista de Sustentabilidade da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul, o jornalista Patrick Correa e a nova educadora ambiental da MDS-Pampa Sul, a candiotense Juliana Silveira, estiveram na redação do TP nesta quinta-feira (8), para uma visita de cortesia e também para entregar a nova edição do informativo Boas Novas Pampa Sul, que já está em seu nono ano e no nº 91. O jornal agradece a parceria de sempre.

PAVIMENTO NO CENTRO DE CANDIOTA

A Prefeitura de Candiota se prepara para pavimentar em seguida com blocos intertravados, a chamada Rua G, no coração da cidade. A via, que foi aberta não há muito tempo faz a ligação entre as ruas Assis Freitas, Acácio das Neves e João Magalhães Filho, integrando a grande área comercial da cidade.

PROTESTO DOS PRODUTORES RURAIS

Esta quinta-feira (8) foi marcada por protestos de  produtores rurais por mais medidas de socorrro ao setor por parte do governo federal, que já emitiu uma Medida Provisória.  Na região houve bloqueio das Brs 293 (Hulha Negra e Bagé) e 153 (Aceguá). Em Candiota, no trevo de acesso à sede do município (foto), pela rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) teve concentração de maquinário, mas sem bloqueio do trânsito.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook