Papo de Redação 9/JAN/2021

VICE EM CANDIOTA 1

O vice-prefeito Paulinho Brum Correa (PSDB) tomou posse (foto), juntamente com o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) no último dia 1º, porém, conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores – que é quem empossa ambos, o vice não possui direito de fala na posse. Durante a primeira sessão ordinária da atual legislatura, na última segunda-feira (4), o presidente Gildo Feijó (MDB) pediu que se estudasse a mudança neste quesito, pois, segundo ele, não é justo que o vice não fale durante sua posse. O vereador Guilherme Barão (PDT) concordou e disse que poderia se aproveitar para fazer outras reformas e ajustes no regimento interno.

VICE EM CANDIOTA 2
Para meio que reparar a imposição legal do vice não falar na posse, Gildo abriu um espaço para Paulinho na sessão. Na oportunidade, ele agradeceu, lembrando a trajetória do seu pai, Geolar Correa, que foi vereador no tempo que Candiota ainda pertencia a Bagé. Paulinho lembrou que seu pai deu exemplo político na época, quando abriu mão do salário de funcionário da Usina e ficou recebendo apenas o subsídio de vereador. Paulinho ainda elogiou Folador e disse que era um orgulho estar ao seu lado. Ainda, Paulinho elogiou a transição em algumas pastas, mas disse que na Obras e Agropecuária este processo foi bastante complicado.

COMISSÕES EM CANDIOTA
O vereador Guilherme Barão (PDT) propôs e foi aceita a criação de duas comissões temporárias na Câmara de Candiota. Foi criada a Comissão de Meio Ambiente, Habitação e Trabalho, composta pela vereadora Luana Vais (PT), Danilo Gonçalves e Dieguinho do Seival (MDB) e a Comissão do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e de Combate ao Efeitos da Estiagem (Fórum das Águas), composta por Guilherme, Hulda Alves (MDB) e Léo Lopes (PTB).

MINISTRO EM CANDIOTA
O presidente da Câmara candiotense, Gildo Feijó (MDB) afirmou que está agilizando junto ao deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), atendendo pedido de Folador, para que ajude no convencimento do ministro da Minas e Energia, Bento Alburquerque venha fazer uma vista a Candiota. “Temos duas usinas prontas para o leilão e uma terceira se viabilizando. O ministro precisa sobrevoar a minas de Candiota e Seival e as usinas Pampa Sul e da CGT Eletrosul para ver in loco nosso imenso potencial e riquezas”, disse Gildo.

SECRETÁRIOS EM CANDIOTA
Nomes como o do funcionário de quadro da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Murilo Luz (coordenou a campanha de Folador) e do ex-vereador Marco Dal Molin estão sendo cogitados para que assumam secretarias de governo em Candiota. No caso de Murilo, ainda falta um entendimento com o governo do Estado e o de Marco, segundo ele mesmo falou ao TP, a possibilidade ainda está em estudo.

CORREIOSEM CANDIOTA 1
A situação, especialmente de Candiota (sede do município) e arredores, de não ter a agência dos Correios e ela ainda ser na Vila Operária – localidade distante da região central cerca de 10km, segue gerando transtornos. O mais recente é que as Agências Comunitárias de Coleta (ACCs) de Candiota e de Seival ficaram fechadas esta semana, porque, segundo apurado, não houve transição neste quesito entre o governo anterior para o novo. Ambas agências são mantidas pela Prefeitura.

CORREIOS EM CANDIOTA 2
Segundo explica o coordenador das Secretarias de Cultura, Esporte e Juventude e Turismo, Jonas Morais, o John, designado pelo prefeito Luiz Carlos Folador para resolver o problema, os Correios exigem que para o funcionamento das ACCs, é preciso que se tenha uma equipe credenciada e treinada, composta por um pré-posto, um responsável técnico e estagiários. Segundo ele, não houve transição nesta questão e toda equipe do governo anterior foi exonerada, tendo seu último dia de trabalho em 31 de dezembro passado.Ainda, conforme John, a documentação para a nova equipe já foi enviada aos Correios e agora é preciso aguardar a aprovação. Além disso, essa equipe precisou passar por um curso de capacitação. “Não sabemos exatamente quando os Correios irão autorizar a reabertura, mas estamos trabalhando para que isso aconteça no mais tardar já na próxima segunda-feira (11). Gostaríamos de frisar que não depende apenas da nossa vontade e que estamos fazendo o possível para a agilização”, disse.

CORREIOS EM CANDIOTA 3
Durante a semana, os usuários de todas as comunidades precisaram se deslocar até a agência localizada na rua 20 de Setembro, 721 – Sala 20, na Vila Operária, para a retirada e postagens de suas correspondências, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

CORREIOS EM CANDIOTA 4
A Superintendência Regional dos Correios no RS já bateu o martelo para a mudança da agência para Candiota (sede) e como dito, vários problemas hoje existentes terminam quando isso acontecer. É preciso apressar esse processo porque a cidade já foi muito penalizada por esse equívoco de se ter uma agência de Correios distante 10km do centro da cidade, não bastasse a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Obras.

VEREADORA DE HULHA
A vereadora eleita pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Hulha Negra, Tanira Ramos, iniciou o mandato cumprindo agenda em Porto Alegre. Na segunda-feira (4), ela, que também preside o partido no município, esteve no gabinete do vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário de segurança pública, Ranolfo Vieira Junior, para tratar sobre segurança pública em Hulha Negra. Acompanhada do deputado e presidente do PTB estadual Luiz Augusto Lara e da secretária de Educação de Bagé e secretaria estadual do PTB Mulher, Adriana Lara, ela solicitou uma viatura para Brigada Militar de Hulha Negra.

PAVIMENTAÇÃO EM HULHA
Teve continuidade a obra de pavimentação de parte da rua Laudelino da Costa Medeiros. A obra contempla mais de 700 metros linear, com mais de 4,1 mil m² de pavimentação com recursos próprios do município e mais de 2,6 mil m² de pavimentação com emenda parlamentar do Deputado Afonso Hamm. A primeira etapa foi concluída até a praça Demétrio Almeida, a Manda Brasa e havia avançado mais uma quadra. Atualmente já se aproxima da nova ponte, atrás da escola Monteiro Lobato.

ERS-608

O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, participou na última quarta-feira (6), de uma reunião com o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, o superintendente engenheiro Jorge e os diretores da empresa Encopav, vencedora da licitação estadual para as obras da rodovia. Na ocasião foi tratado sobre a liberação de recursos para o trecho entre o pórtico de entrada da cidade e o britador, em um trecho de 11km, além da liberação de início das obras. O valor a ser investido será de R$ 4 milhões e a administração já comemora mais essa etapa.

 

Comentários do Facebook