RELHO EM BAGÉ
O prefeito de Bagé Divaldo Lara (PTB), presenteou esta semana em encontro privado na Associação e Sindicato Rural da cidade, o candidato a vice na chapa de Bolsonaro (PSL), o general Mourão (PRTB), com um quadro de um gaúcho montado a cavalo pisoteando a bandeira do PT (quando da vinda de Lula ao RS por ocasião de sua caravana) e também com um relho. A atitude tem causado muito debate nas redes sociais, principalmente neste momento de grande tensão e escalada do clima de ódio político no país.
RELHO EM BAGÉ 2
Com o relho em punho, segundo o jornal Zero Hora, Mourão defendeu em Bagé o fim da estabilidade no serviço público. Também deu polêmica nas redes a declaração.
RELHO EM BAGÉ 3
Além do relho, a vinda de Mourão expôs o que tem acontecido no Brasil inteiro, que é uma defecção dos partidos aliado da candidatura de Geraldo Alckmin à presidência. O PTB de Divaldo está na coligação com Alckimin, porém em Bagé fica claro que Divaldo está apoiando Bolsonaro, salvo melhor juízo.
MULTA EM CANDIOTA
Após interposição de recurso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) retirou a cobrança de multa de cerca de R$ 25 mil ao ex-prefeito Luiz Carlos Folador (PT) em apontamento nas contas de 2012. A multa se referia a uma prorrogação de prazo na execução de obra de pavimentação e drenagem. Folador alegou no recurso, que não aplicou sanções à empresa executora pelo atraso na obra, devido a um período intenso de chuvas na época.
MAC EM CANDIOTA
O vereador Fabrício Moraes (MDB) cobrou esta semana a agilização nas obras de revitalização da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC). O secretário Geral de Governo, Artemio Parcianello, disse à coluna de que a empresa vencedora da licitação está dentro do prazo e que não há motivos para cobranças ainda. Conforme a licitação, os serviços devem ser entregues até o final deste ano, quando seis pontos mais críticos da estrada serão atacados. Artemio acredita que na segunda quinzena de outubro as obras iniciem.
JURAMENTO À BANDEIRA EM HULHA
A Junta do Serviço Militar (JSM) de Hulha Negra realizou, na manhã de segunda-feira (24), a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação e juramento à bandeira Nacional. Doze jovens hulhanegrenses participaram do evento realizado no Ginásio Carochão. O juramento à Bandeira, como popularmente é conhecida a solenidade, foi presidida pelo responsável da JSM de Hulha Negra, Volnei Manfron. A solenidade também contou com a presença do subtenente Bulsing e do soldado Getúlio. “Todos receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento expedido pela Junta Militar de Hulha Negra que comprova a dispensa do jovem do serviço militar inicial. O CDI não desobriga o cidadão, no entanto, de convocação futura caso os interesses da pátria ficando todos à disposição até os quarenta e cinco anos de idade”, frisou Manfron.
ALEVINOS EM HULHA
A Secretaria e Agropecuária e Meio Ambiente de Hulha Negra informa que estão abertas as inscrições para a aquisição de alevinos. O prazo para solicitação encerra no dia 1º de novembro na Secretaria, de segunda a sexta feir,a das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria para saber quais os alevinos estão disponíveis neste lote que será entregue no dia 30 de novembro.
PONTE EM HULHA 1
A movimentação de dois guindastes chamou a atenção em torno da obra de construção da ponte da rua Laudelino da Costa Medeiros, na sede de Hulha Negra. A obra esperada pela população hulhanegrense avança mais uma etapa. Na quarta-feira (26), pela manhã, foram incluídas seis vigas de concreto na estrutura da ponte. A ação contou com a fiscalização da Secretaria de Obras, através do Setor de Projetos. O prefeito Renato Machado e o secretário de Obras, Wagner Tavares acompanharam a colocação das vigas. “É uma obra importantíssima para Hulha Negra. A construção desta nova ponte foi pensada para que acabe com o antigo problema de alagamento. A vazão da ponte é maior, inclusive, que a vazão da ponte da avenida Getúlio Vargas”, comentou o prefeito.
PONTE EM HULHA 2
A travessa, feita em concreto armado, vai por fim aos alagamentos, antigo impasse que atormentava a população em dias chuvosos. A ponte substituirá outra estrutura, interrompida desde 2016, em virtude de frequentes alagamentos na região. A ponte terá uma base de 10 metros de largura por 10 metros de comprimento, com área para pedestres, de 1,5 metros em ambos os lados.
NOVA SECRETARIA EM HULHA
Começou a tramitar na Câmara de Hulha Negra nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 006/2018, de autoria do Poder Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Meio Ambiente. O projeto também prevê a alteração da denominação de Secretarias e extingue o cargo de diretor do Departamento de Meio Ambiente. Com a criação da nova pasta, a Secretaria de Finanças não agrega mais a Administração e a Secretaria Agropecuária não engloba mais o Meio Ambiente. A separação de Finanças da Administração é uma visão mais moderna de gestão.
TROFÉU DA CÂMARA DE PINHEIRO
Nesta terça-feira (25), a comissão julgadora do troféu “Câmara de Vereadores” aos melhores piquetes do Desfile de Cavaleiros de 2018 recebeu certificado de participação. Nesta edição, a comissão foi composta por Emerson Pontes, Kátia Bentos e Diego Moreira (foto). Durante a sessão ordinária, o presidente do legislativo, Jaime Lucas (MDB), elogiou o trio que avaliou os PTGs de forma muito parecida com a comissão convidada pelo CCTG Lila Alves.