RURAL

Parceria busca o desenvolvimento da ovinocultura nos assentamentos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Um protocolo de intenções foi assinado pelo superintendente do Incra, visando o fomento da criação de ovinos nos assentamentos Foto: Silvana Antunes TP

A Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul firmou na sexta-feira (31), parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvi­mento Rural (Seapdr) por meio da Emater para fomentar a criação de ovinos em assentamentos da reforma agrária. O protocolo de intenções foi formalizado durante a abertura oficial da 36ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), em Pinheiro Machado. Assinaram o documento o superintendente do Incra no Estado, Tarso Teixeira, o presidente da Ema­ter, Geraldo Sandri, a representante da Associação Brasileira de Criado­res de Ovinos (Arco) e presidente da Casa da Ovelha e Associação Brasileira de Criadores Corriedale, Cristina Soares Ribeiro e o deputado federal Afonso Hamm.

De acordo com o Incra, a proposta é articular ações con­juntas voltadas ao aprimoramento da ovinocultura e à capacitação de assentados para essa atividade produtiva. A implementação do programa ainda depende do plano técnico de trabalho, em elaboração pelos entes parceiros. O plano deverá apontar unidades familiares aptas à criação, bem como traçar estratégias e metodologias para a qualificação dos agricultores.

A ideia, segundo Teixeira, é iniciar as experiências em municí­pios que compõem a Bacia do Rio Jaguarão, na zona sul do estado. “A região é propícia por concentrar pro­priedades menores, e, em algumas cidades como Pinheiro Machado, já possui estrutura para abate. A ovinocultura se revela uma matriz produtiva altamente viável nos as­sentamentos porque exige mão de obra intensa e pode ser desenvolvida em áreas de pequenas dimensões”, afirmou Teixeira.

O protocolo de intenções prevê que seu conteúdo, acordos e convênios resultantes da parceria terão sua eficácia condicionada à publicação das respectivas súmulas no Diário Oficial do Estado.

SUPORTE A MUNICÍPIOS Tam­bém durante a Feovelha, Teixeira entregou dois veículos modelo pick up para as prefeituras de Pinheiro Machado e Pedras Altas. Os carros estavam em desuso e poderão ser aproveitados em serviços nos as­sentamentos. A caminhonete doada a Pinheiro Machado apoiará a As­sociação Pinheirense de Apicultores (APA) da Casa do Mel, existente no município. A apicultura envolve cerca de 80 famílias pinheirenses e havia necessidade de um veículo para transporte do produto entre as propriedades e a agroindústria.

O superintendente também realizou a entrega de Certificados de Cessão de Uso (CCU) para assenta­dos do município de Pedras Altas e recebeu comitivas de assentados de Candiota e região para tratar sobre a titulação dos lotes da reforma agrária.

No decorrer da semana, na sede da superintendência em Porto Alegre, representantes da prefeitura de Camaquã também retiraram um veículo, modelo Ecosport, cinco microcomputadores, cinco teclados e cinco mouses, também repassados pelo Incra. Através de Teixeira, o Incra também participou de um encontro da Câmara Setorial de Ovinocultura do RS e da Associação de Municípios da Zona Sul do Estado (Azonasul).

Comentários do Facebook