AÇÃO SOCIAL

Parceria entre moradora de Seival e Amors resulta em geração de emprego e sopão para a comunidade

Projeto tem auxiliado a comunidade a conquistar vagas no mercado de trabalho. Recentemente 17 mulheres foram contratadas Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de gerar emprego e renda para as pessoas da comunidade do Seival, em Candiota, surgiu o projeto Unidos por Seival, idealizado pela moradora Catiele Brum. Em busca de mais visibilidade e chegar a um número maior de pessoas, se uniu ao projeto a Associação de Moradores do Seival (Amors), que tem a frente na diretoria Moises Rodrigues de Rodrigues e Denilson Aquere.

Conforme explicou Catiele Brum ao Tribuna do Pampa, muitas pessoas da comunidade de Seival encontram dificuldade para conseguir uma inserção no mercado de trabalho e o projeto busca auxiliar no processo. “Buscamos com empresas parceiras, a realização de cursos para a população de forma gratuita para que pudessem incrementar o seu currículo e torná-lo mais atrativo aos olhos das empresas contratantes, bem como, usar os conhecimentos adquiridos a fim de facilitar o seu próprio dia a dia”, afirmou Catiele.

A candiotense contou que um dos primeiros passos do projeto foi buscar a orientação da coordenação do Sine de Candiota, que salientou a importância da qualidade e da padronização dos currículos dos candidatos. “Cerca de 20 pessoas foram contempladas inicialmente com o projeto para vagas de emprego em diversas empresas. Um exemplo é o de duas estagiárias contratadas pelo programa Jovem Aprendiz e vaga de estágio”, relatou, acrescentando o reforço por parte das empresas quanto a realização de um projeto específico que atenda essa demanda do nosso bairro a fim de estabelecer uma parceria com as empresas fixadas no entorno de Seival.

O projeto foi lançado oficialmente no dia 9 de abril de 2021 por meio das redes sociais da Amors e da idealizadora do Unidos por Seival, Catiele Brum. No início do projeto eram em torno de 60 currículos, hoje, cerca de 95 currículos integram o banco de dados do projeto. “Desta forma é possível formar uma central de dados dos candidatos, de forma que poderemos disponibilizar os currículos de maneira mais rápida e padronizada às empresas que assim nos solicitam. Até o presente momento essa mão de obra esta sendo custeada por meio de vendas de camisetas com a logo do projeto Unidos por Seival”, explicou.

Atualmente, mais de 40 pessoas foram empregadas diretamente através do projeto, que também viu a necessidade de qualificar as pessoas. Recentemente, de 19 vagas, 17 foram destinadas para mulheres do bairro. “No bairro temos pessoas que não concluíram o ensino fundamental. Fui procurada pelo prefeito, onde ele se dispôs em ajudar, aproveitar e fui o pedido de trazer o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) novamente para nossa comunidade. Vamos aguardar”, adiantou Catiele.

Ação reúne integrantes da Amors e projeto Unidos pelo Seival

SOPÃO SOLIDÁRIO – Também através de uma parceria entre o projeto Unidos por Seival e a Associação de Moradores, surgiu o Sopão Solidário, aberto ao público da comunidade por meio de inscrição prévia.

A primeira edição ocorreu no dia 19 de maio com a distribuição de 145 pratos de sopa, pães e máscaras para a comunidade carente de Seival. Segundo Catiele, a ação ocorreu seguindo os protocolos de segurança sanitários exigidos. “Uma ação social, baseada no trabalho em equipe, muitas doações e mão de obra solidária sem qualquer remuneração”, destacou.

Nesta semana ocorreu a segunda edição do Sopão Solidário. Foram beneficiadas 50 famílias e servidos 199 pratos de sopa, além de 300 pães e 300 máscaras de proteção. Ao TP, o vice-presidente da Amors, Denilsom Aquere, lembrou que a ação tem por objetivo “amenizar um pouco o frio, é uma pequena ajuda em um momento tão difícil como o que vivemos”, frisou.

A sopa é elaborada com antecedência e confeccionada na residência de Denilson Aquere. Ele falou sobre a importância das parcerias. “Estamos contando com auxílio de pessoas físicas e jurídicas. A empresa SSM fez doações de legumes já cortados, o que ajudou bastante. É uma satisfação muito grande, unimos dois projetos em uma só direção”, ressaltou Denilson, lembrando que também já foram doadas mais de 230 cestas básicas pela Amors em 2021 por meio dos parceiros.

Sopão Solidário beneficiou 50 famílias na segunda edição. Foram servidos 199 pratos de sopa Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook