RURAL

Parceria possibilita que produtor utilize maquinário público com baixo custo em Hulha Negra

Retro escavadeira é cedida ao produtor por R$ 70 a hora trabalhada

Maquinário é disponibilizado conforme finalidade do serviço

Maquinário é disponibilizado conforme finalidade do serviço Foto: Silvana Antunes TP

Teve início na semana passada mais um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Hulha Negra que visa auxiliar o produtor rural no aumento da produção e redução de custos. Trata-se do aluguel, com valor simbólico, de uma retro escavadeira com operador para o produtor rural, para os serviços de limpeza de valas, colocação de bueiros e drenagem, entre outros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural Luis Fernando de Lima, o maquinário com operador para utilização da SDR foi uma solicitação feita ao Executivo logo no início do ano. “Solicitamos ao prefeito Renato Machado, que disponibilizou tão logo foi possível. O maquinário é para atender o pequeno, médio e grande produtor, desde que seja para serviços rápidos, para que outros produtores também possam utilizar”, explica Lima, salientando que o aluguel do maquinário é de R$ 70 a hora, considerado simbólico pelo Executivo. “A prefeitura vai custear o trabalho. O valor pago pelo produtor por hora, não cobre o que é gasto com manutenção, óleo diesel e hora de trabalho do operador, mas esta é uma forma do município prestar apoio para o produtor”, afirma o secretário.

CADASTRO E SERVIÇO – Lima explica que o município possui uma grande demanda para o serviço, visto desde janeiro haver solicitação por parte dos produtores. De acordo com o secretário é feito um cadastro prévio, onde o produtor já informa o tipo de serviço que necessita. “Através da inscrição, analisamos e priorizamos a época do ano, bem como o que vai ser cultivado para definirmos a ordem de atendimento. A prioridade é o auxílio aquele produtor que precisa da retro escavadeira para um serviço que o possibilite plantar”, pondera o secretário, acrescentando estar satisfeito em mais essa conquista para os produtores.

Comentários do Facebook