EMPREENDIMENTO

Parceria resulta na produção de hortaliças hidropônicas em Hulha Negra

Estrutura, localizada na Estrada do Quebracho, possui capacidade de produção de 9 mil pés de couve e 5 mil de rúcula

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Produção é uma novidade no município. Casal Noble  integra a parceria com a família Brendler

Produção é uma novidade no município. Casal Noble integra a parceria com a família Brendler Foto: Divulgação TP

A percepção da falta de investimentos em hortaliças de qualidade e mais saudáveis no município e região, levou produtores de Hulha Negra a união de esforços e formação de uma importante parceria, a Brendler & Noble.

Através dos cuidados do engenheiro agrônomo Athos Minotto Brendler e do bacharel em agronomia, Renato Noble, com o auxílio de Clarisse Noble e Rubia Debus Stafford Brendler, o plantio de alface e rúcula no formato da hidroponia, iniciou em fevereiro deste ano, na propriedade Costa do Quebracho, localizada na Estrada do Quebracho, 10, área rural de Hulha Negra.

Rubia Brendler é uma entusiasta do projeto

Rubia Brendler é uma entusiasta do projeto Foto: Divulgação TP

Os produtos são livres de agrotóxicos, produzidos em grandes estufas, com capacidade para 9 mil pés de alface e 5 mil de rúcula, assim como já mostrado de forma breve pelo jornal Tribuna do Pampa durante a 23ª Festa do Colono, onde os proprietários se fizeram presentes para apresentar as verduras à comunidade. “Estamos com uma ótima estrutura e garantimos os produtos de qualidade. As verduras são produzidas em estufas com telas antiafídicas que impedem até mesmo o ataque de pulgões na plantação”, explica Athos Brendler.

A comercialização das hortaliças teve início após uma especialização do agrônomo Renato Noble, que explicou ao TP que entre a semeadura e a colheita, são necessários 60 dias. “É uma produção rápida, de qualidade e garantida”, disse o produtor.

Conforme explicou anteriormente Rubia Brendler, a aceitação dos produtos estão muito boas e a procura está em crescimento. “Comercializamos para Hulha Negra, Bagé e direto na propriedade. Esta semana foram incluídos pedidos para o município de Aceguá, além de um convite para participar da feira na cidade, bem como da feira de Bagé no dia 23 de agosto. Estamos em expansão, são produtos de ótima qualidade e produzidos na região”,

Germinação ocorre em espuma fenólica

Germinação ocorre em espuma fenólica Foto: Silvana Antunes TP

explica Rubia.

PRODUÇÃO – Conforme Rubia, a produção começa com a germinação das sementes em espuma fenólica, onde é fornecida solução nutritiva completa e equilibrada, com nitrogênio, cálcio e fósforo, combinados em quantidades variáveis de acordo com o desenvolvimento da planta. “A solução ocorre no período que chamamos de maternidade. É um complexo de matérias primas adicionadas a água potável da irrigação, dosadas de acordo com o estágio de desenvolvimento da cultura. São macro e micro nutrientes combinados”, explica o engenheiro agrônomo.

Athos também explica que para uma produção de qualidade ainda há a combinação de luminosidade. “Quanto maior a insolação, mais rápido crescem as plantas. Nessa época do ano, de pouco sol, estamos produzindo alfaces em 60 dias, já a rúcula em torno de 25 dias. No verão o tempo reduz bastante. Quanto menor o tempo mais tenras são as verduras”, pondera Brendler, acrescentando que depois da maternidade, a alface

Estufa possui capacidade para 9 mil pés de alface e 5 mil de rúcula

Estufa possui capacidade para 9 mil pés de alface e 5 mil de rúcula Foto: Divulgação TP

passa para a fase chamada de berçário e a rúcula para as canaletas da bancada final.

HIDROPONIA – É a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo). Essa técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (pequenos vasos) bem como em escala comercial (grandes plantações em galpões).

Produção de rúculas, que podem ser colocadas nas canaletas das bancadas finais

Produção de rúculas, que podem ser colocadas nas canaletas das bancadas finais Foto: Divulgação TP

PREFEITURA – Em entrevista ao TP, o secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, disse que é de interesse do Executivo apoiar a propriedade no fomento das hortaliças hidropônicas. “É uma grande novidade para o nosso município e região. Já estamos organizando reuniões, pois nosso objetivo é abrir portas e apresentar o produto para que, ele também passe a ofertar para as escolas e quartéis, até mesmo para outros municípios. É um produto que, desta forma de produção, independe de clima e deve ser valorizado”, afirma Lima.

EMATER – Presente em todas as esferas ligadas a agricultura e pecuária de Hulha Negra, em entrevista ao TP, o responsável pela unidade local, Guilherme Zorzi informou que assim como com outros produtores, principalmente os ligados as agroindústrias, a Emater objetiva uma aproximação com a Hidroponia Costa do Quebracho. “Queremos deixar nosso trabalho à disposição, ver de que forma a Emater pode contribuir, e quem sabe torná-los exemplos para outros produtores”, afirmou.

Comentários do Facebook