RELIGIÃO

Paróquia Sagrado Coração de Jesus convida para bênção dos animais em Candiota

Ação é comemorativa ao padroeiro dos animais, São Francisco de Assis

São Francisco de Assis Foto: Divulgação TP

Em comemoração a São Francisco de Assis, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na sede do município de Candiota, na praça Dario Lassance, irá realizar na próxima quinta-feira (5), a partir das 17h, a Bênção dos Animais. O ato religioso será em frente a igreja e toda comunidade está convidada a participar da ação em prol do padroeiro dos animais.

“Que a vida de São Francisco de Assis possa abençoar e iluminar a todas as nossas famílias”, deseja o frei Tiago Frey.

 

SÃO FRANCISCO E O SENTIDO DA BÊNÇÃO

 

São Francisco de Assis nasceu no ano de 1182 na cidade de Assis na Itália. Seus pais se chamavam Pedro Bernardone e sua mãe se denominava Dona Pica. Durante a sua juventude foi um grande líder, aonde reunia os jovens para festas. Francisco tinha um grande sonho de ser cavaleiro. Por isso, seu pai investia financeiramente, um valor elevado, para que o seu filho Francisco se tornasse cavaleiro.

Naquela época houve uma grande guerra entre Assis e Perugia, que fez com que Francisco participasse da guerra. Vendo a destruição que a guerra causava, repensou sobre suas virtudes e seus valores. Naquela ocasião, a cidade Assis perdeu a guerra contra Perugia e Francisco ficou prisioneiro. Dessa maneira, naquele momento descobriu um livro especial que era a Bíblia, o que o fez refletir por muito tempo sobre a Palavra de Deus.

Seu pai conseguiu resgatar Francisco da cidade de Perugia e fez com que continuasse trabalhando na loja de tecidos, que pertencia a família. Aos poucos, São Francisco foi mudando de foco, não mais queria as honrarias da sociedade e foi se retirando para rezar e refletir nos vales e montanhas da cidade de Assis.

Porém, o sonho de ser cavaleiro continuava e assim houve uma segunda oportunidade de ir para a guerra, entre a cidade de Assis contra Apúlia. Em meio ao caminho da guerra, São Francisco teve um sonho, aonde uma voz o pergunta: “Porque trocas o servo pelo Senhor?” Amanhecendo no outro dia, Francisco simplesmente abandona o seu sonho de ir à guerra e volta para a casa dos pais em Assis. Naquele momento, São Francisco começa a refletir mais profundamente sobre o sentido da sua vida.

Nas suas orações e reflexões nos vales e montanhas de Assis, fez com que um certo dia, São Francisco, entrasse numa Igreja que estava em ruínas, se ajoelhou e ficou em oração. E havia um crucifixo na Igreja, chamado de Cruz de São Damião, o mesmo falou a Francisco de Assis a seguinte frase: “Vai e reconstrói a minha Igreja!”

Desde aquele dia, São Francisco saiu feliz para o seu novo propósito de vida. Começou a reconstruir três pequenas igrejas aos arredores da cidade de Assis: a Igreja de São Damião, Nossa Senhora dos Anjos (denominada de Porciúncula, que significa Igreja pequena) e São Pedro.

Após reformar essas três Igrejas, São Francisco percebe que a sua missão não é apenas de reconstruir a igreja de pedras, porém de reconstruir os corações das pessoas que formam a Igreja, por isso, que começa viver uma vida simples, humilde, desapegada e proclamando o Evangelho.

São Francisco de Assis vai se tornar o padroeiro dos animais, pois no final de sua vida escreve uma oração muito bela chamada Cântico do Irmão Sol, aonde louva e bendiz a Deus, pelo bem de cada criatura que existe sobre a face da terra.

São Francisco de Assis faleceu no entardecer do dia 3 de outubro de 1226. Poucos anos após sua morte foi declarado Santo.

 

IMAGENS

 

Também está programado para o dia 5, a bênção de duas imagens novas para a Igreja Imaculada Conceição – São Francisco e Santa Clara de Assis, a partir das 18h.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook