No último domingo (15), católicos e tradicionalistas de Candiota e Hulha Negra, participaram de missas crioulas realizadas nos municípios, nas Comunidades Imaculada Conceição, PTG Combate do Seival e CTG Luiz Chirirvino, em Candiota, e Paróquia São José, em Hulha Negra.
Em Candiota, as missas, em concomitância com a Semana Farroupilha, foram ministradas pelo frei Paulo Müller e em Hulha Negra, pelo frei Tiago Frey. Quanto aos atos religiosos, frei Tiago manifestou: “A missa crioula é um momento especial da evangelização durante a Semana Farroupilha. Faz com que os valores da tradição gaúcha e fé se entrelacem”.
As paróquias foram decoradas com elementos que lembravam as tradições gaúchas, tais como sela e freios de cavalos, assim como os freis utilizaram vestimentas do gaúcho.
A Missa Crioula é Missa Católica, porém adaptada com linguagem, ritmo e símbolos do tradicionalismo gaúcho. Dessa maneira, a oração é um momento que aproxima todos de Deus, ainda mais, na Semana Farroupilha adaptada ao povo gaúcho, da Campanha Gaúcha.
Em Hulha Negra, um Culto Ecumênico Crioulo na Comunidade da Trigolândia, também marcou a Semana, tendo sido celebrado pelo frei Tiago, pelo pastor Márcio e pela pastora Vivian.
PINHEIRO MACHADO
Em Pinheiro Machado, o frei Paulo Müller, participou de uma transmissão ao vivo de preparação da 50ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora. O evento religioso foi o quarto ocorrido dentro de uma série de lives Marianas e aconteceu no clube Luz e Ordem, sendo um momento mariano para celebrar a devoção ao redor de Nossa Senhora Conquistadora, que tem Romaria marcada para o próximo dia 29 de setembro.
“Que a Semana Farroupilha, seja um momento de recordar e viver os valores da cultura gaúcha, ancorados na espiritualidade e na fé”, desejam os freis.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*