TRAFEGABILIDADE

Pavimentação da estrada do Pampeano volta a ser discutida com o governo estadual

Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, defendeu a importância da obra Foto: Divulgação TP

Uma importante estrada da região, a via que liga o frigorífico Marfrig/Pampeano a BR-293, em Hulha Negra, foi um dos principais pontos discutidos durante o encontro com o chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos.

A reunião que aconteceu na tarde da última segunda-feira (22), foi articulada pelo secretário estadual de Transporte e Logística, Juvir Costela, e contou com a presença do chefe de Gabinete do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Pablo Teixeira, dos prefeitos Renato Machado, Hulha Negra, Luiz Carlos Folador, de Candiota e presidente do consórcio Cideja e Marcus Vinícius Godoy de Aguiar, Aceguá, além do vereador hulhanegrense, Luiz Gustavo Nunes Dias, o Baixinho da Patrola, o vice-prefeito de Candiota Paulinho Brum e a assessora executiva de consórcio, Liziane Jardim.

O encontro também pautou demandas dos municípios, como a necessidade de recursos para a manutenção e revitalização das estradas rurais, principalmente as vias de acesso por onde é escoada a produção.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que o asfaltamento da estrada do frigorífico Marfrig, é uma luta antiga, porém, constante. “Todos sabem do empenho que estamos fazendo para que o Estado atenda a nossa demanda, que na verdade é uma demanda regional devido a importância que o Marfrig representa economicamente. Enquanto os municípios lutam para trazer empresas que oferecem centenas de empregos, estamos lutando para que o Marfrig permaneça na região, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos que ajudam a alavancar a economia regional”.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, destacou a importância do Cideja para os municípios da região. “Mais uma vez levando pautas ao governo do RS, entidade a qual sempre nos recebe muito bem”.

Estrada é estreita em muitos trechos, não permitindo
o tráfego de dois caminhões ao mesmo tempo Foto: Arquivo TP

ESTRADA – O asfaltamento da estrada já foi pauta do TP em 2019, oportunidade em que a equipe de jornalismo acompanhou o prefeito Renato Machado em uma visita a empresa Pampeano.

O trecho de 2,5 km que liga a BR-293 ao frigorífico Marfrig/Pampeano é responsável pelo tráfego de centenas de caminhões com matéria-prima e produtos para exportação, e a estrada, ainda de terra, é considerada um empecilho para o desenvolvimento. Isso porque, além de uma ponte baixa e estreita que fica cerca de 1,5 metros submersa em períodos de cheias, na maior parte do trecho, não há capacidade para o tráfego de dois veículos de grande porte ao mesmo instante, o que ocasiona atolamentos e tombamentos de veículos.

Além de caminhões e carretas com produtos que entram e saem diariamente do frigorífico, a estrada também é o principal acesso diário para os colaboradores da empresa, seja através de veículos de passeio e oficiais, ou ônibus – o principal que transporta funcionários de Bagé e Hulha Negra ou o intermunicipal que faz linhas entre os municípios de Bagé, Hulha Negra e Candiota, principalmente.

Anteriormente havia sido anunciada uma emenda por parte do deputado federal Afonso Hamm para auxiliar na pavimentação asfáltica, mas não houve mais informações a respeito.

Comentários do Facebook