ELEIÇÕES 2016

PDT escolhe Igor Canto para ser pré-candidato a vice de Renato

Pedetistas escolheram um nome de família tradicional da política hulhanegrense

Membros do diretório do PDT junto aos pré-candidatos a prefeito e vice, Renato Machado (PP) e Igor Canto

Membros do diretório do PDT junto aos pré-candidatos a prefeito e vice, Renato Machado (PP) e Igor Canto Foto: Eliandra Ritta/Especial TP

O filho homem mais moço do saudoso capitão Hugo Canto, Igor Ballejo Canto, resolveu entrar também para a política. Filho do líder da emancipação de Hulha Negra e irmão do primeiro prefeito e por outros dois mandatos do município, Marco Antônio e, da atual secretária municipal de Saúde, Maria Emília, Igor foi escolhido pelo diretório do PDT na tarde deste domingo, 26, para ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Renato Machado (PP).

Em votação folgada, ele foi eleito por 10 dos 21 votos do diretório. Disputaram com ele os ex-vereadores Wagner Tavares (que fez cinco votos), e Amilcar Logüércio (três votos), além do eletricitário Jacir Silva dos Santos, que também fez três votos. O processo de votação secreta aconteceu das 14h às 16h na sede do PTG Lagoa da Música, no centro da cidade.

Para o presidente do PDT, Jaci Jacinto Coelho, o Titi, o partido conseguiu exercitar de forma plena a democracia interna e o mais importante, segundo ele, sair unificado e fortalecido ao fim. “Independente do resultado, o importante é que saímos todos abraçados, unidos e contentes. Tenho certeza que Igor valorizará e muito ter sido o indicado, pois ele honra a história do seu pai, que sempre foi um trabalhista. Agora pedimos que a população já vá refletindo para as eleições”, assinala.

TRANQUILO – O técnico em segurança e empresário de 53 anos, três casamentos, noivo no momento, e duas filhas (Raíssa, de 23 anos e Eduarda, 17), em conversa com o TP se disse tranquilo com a escolha do partido. Para Igor, a indicação não foi surpresa e assinala estar preparado para o desafio. “Para mim começou um novo ciclo na minha vida, depois de 33 anos em Porto Alegre. Jamais me desliguei de Hulha Negra e sempre que pude estive contribuindo com a cidade. Agora mais ainda”, afirma.

Conforme ele, sua preparação inicial é para ser candidato a vereador, contudo alguns companheiros de partido o convenceram de que deveria ser o indicado a vice. “De um ano para cá, vim 42 vezes para Hulha Negra e rodei cerca de 40 mil km para chegar a este momento. Como disse, agora começa uma nova etapa em minha vida”, analisa, explicando que está terminando sua casa em Hulha Negra e terá que nos próximos dias se desligar, entre outros, de compromissos que possui em Porto Alegre na empresa de treinamentos que mantém.

MARIA EMÍLIA – Em relação a irmã Maria Emília, que está no PSB e é cogitada para ser vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito Erone Londero (PT), Igor disse que no momento prefere não falar sobre o assunto, mas lembrando que independente de qualquer coisa, sua amizade e carinho por Maria Emília não mudará em nada esteja ela onde estiver politicamente.

RENATO – Quanto a seu parceiro de chapa, o ex-prefeito Renato Machado, que esteve ao fim prestigiando o evento pedetista, Igor salientou que são amigos de longa data. “Renato é um homem de caráter e isso já é bastante coisa. Acho que vamos formar uma boa dupla”, afirmou.

Comentários do Facebook