TRADICIONALISMO

Peão de Candiota fica em 4º lugar em concurso estadual

Secretaria de Cultura fez homenagem a João e sua família Foto: Sabrina Monteiro/ Especial TP

No último fim de semana, aconteceu o 34o Entrevero Cultural de Peões do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Ijuí. Mais de 30 candidatos disputaram os títulos de Peão, Guri e Piá Farroupilha do RS, quando Candiota esteve representada.

João Henrique Garcia, de 14 anos, é o 1o Guri Farroupilha da 18a Região Tradicionalista, e participou do Entrevero representando também o CTG Candeeiro do Pago. O desafio inclui provas artística, campeira e oral com vários temas em cada uma. Mesmo recebendo o
4º lugar, João Henrique trouxe algo histórico ao município, gabaritando a prova campeira.

Ao falar sobre a experiência, o peão citou a sensação de dever cumprido, pois teve poucos meses para realizar a sua preparação. “Recebi o 4o lugar mesmo tendo pouco tempo de preparo, e o meu sentimento é de dever cumprindo”, destacou João, que sempre esteve ligado ao meio tradicionalista.

A mãe de João Henrique, Josimar Garcia, falou sobre manter os filhos no meio cultural. “Meus filhos sempre fizeram parte, pois o tradicionalismo além de proporcionar muito aprendizado, é um ambiente saudável para criarmos nossos filhos”, disse Josimar, que além de João, também tem sua filha Ana Alice Garcia, 11 anos, como 2ª Prenda Mirim da 18a Região Tradicionalista.

HOMENAGEM – Como forma de agradecimento, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do município, preparou uma lembrança ao peão e sua família, que foi entregue durante a reunião das entidades tradicionalistas na última quarta-feira (26), no CTG Batalha do Seival. A coordenadora do Tradicionalismo Júlia Graziela Dutra, falou sobre a colocação do município. “Já é uma vitória chegar nesta posição com apenas sete meses de preparo, enquanto os demais concorrentes se prepararam por dois anos”, destacou Júlia. “A cada momento era algo que transbordava nossos corações, ver ele se apresentar e enaltecer o nome da nossa terra Candiota”, finalizou. Além de dar auxílio e apoio à João durante os meses de preparação, Júlia também o acompanhou no concurso.

O patrão da entidade representada pelo peão, Michel Feijó, parabenizou João Henrique por sua participação. “Só orgulho! O resultado é consequência de nossos esforços, e foste lá e fez o que sabias. Honrou de forma linda nossa entidade e região, parabéns”, disse o patrão.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook