NOVA VIDA

“Pedia pra Deus cuidar de mim e do Joaquim”, diz mãe de bebê que nasceu dentro de ambulância

Já em trabalho de parto, equipe de Saúde de Pedras Altas iniciou deslocamento até Jaguarão, mas bebê nasceu a caminho da maternidade

Bebê Joaquim chegou já honrando a tradição gaúcha Foto: Divulgação TP

Passados alguns dias do nascimento do pequeno Joaquim Xavier Afonso, no dia 29 de maio, dentro da ambulância a caminho da maternidade, em Jaguarão, a reportagem do Tribuna do Pampa conversou com os pais, Ariane Ferreira Xavier, 34 anos e Marcelo Afonso da Silva, 33 anos.
Os moradores de Pedras Altas, a atendente de farmácia e o motorista, que estão há sete anos juntos e sempre sonharam em ter um filho, contaram ao jornal que a chegada do Joaquim, que já nas primeiras horas de vida já usava o traje típico do gaúcho, a bombacha, não foi planejada, mas que ao mesmo tempo foi muito esperado.

Joaquim com a mamãe Ariane Foto: Divulgação TP

Mamãe de primeira viagem, Ariane contou ao jornal que o nascimento do filho na ambulância foi inesperado, porém o trabalho da equipe de saúde há deixou mais confiante. “Tive muito medo no caminho da maternidade, mas desde o começo os profissionais da saúde de Pedras Altas sempre estiveram me passando tranquilidade e palavras de segurança. E eu desde o começo pedia pra Deus cuidar de mim e do Joaquim, a todo momento, antes, durante e depois do parto”, contou.

Ariane relatou também que desde o início o esposo Marcelo tinha o palpite que viria o Joaquim. “Com cinco semanas de gestação ele comprou a primeira peça de roupa”.

Quanto aos primeiros dias, a mãe de primeira viagem, como ela mesma se auto-intitulou, falou de alegrias e descobertas. “Os primeiros dias tem sido de muita alegria e muita aprendizagem, pois estou sendo uma mãe de primeira viagem. O Joaquim pra nós é um sonho realizado, somos muito abençoados e gratificados”, destacou a mamãe Ariane.

A pedrasaltense aproveita e faz agradecimentos. “Primeiramente eu quero agradecer a Deus, depois aos profissionais que atuaram junto naquele momento. O médico Danilo Fernandes e a enfermeira Samara Cunha, além do motorista Cláudio e a minha irmã que esteve todo o tempo comigo”, manifestou Ariane.

Papais Ariane e Marcelo com o pequeno Joaquim Foto: Divulgação TP

O NASCIMENTO – A gestante Ariane Xavier chegou na Policlínica de Pedras Altas na madrugada do dia 29 de maio com contrações e dilatação. Na ocasião, foi feita avaliação pela equipe e encaminhamento para Santa Casa de Caridade Jaguarão. Durante deslocamento, entre as cidades de Arroio Grande e Jaguarão, não sendo mais possível a gestante esperar, a equipe de saúde de Pedras Altas ajudou a trazer ao mundo o bebê Joaquim dentro da ambulância. Após os primeiros procedimentos, mãe e bebê foram deixados na Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

Equipe de saúde que auxiliou no parto de Joaquim Foto: Divulgação TP

O TP conversou com a enfermeira Samara Cunha sobre esse momento vivenciado. Ela contou já ter ajudado vários bebês a virem ao mundo durante os 10 anos de atuação como enfermeira, mas como o do Joaquim foi o primeiro. “A Ariane é uma querida, teve muita força e coragem. O nascimento do Joaquim foi o primeiro dentro de uma ambulância, mas eu mantive toda tranquilidade, e era hora de colocar a teoria toda em prática. Com certeza Deus nos abençoou e deu tudo certo, e o que eu senti foi sensação de dever cumprido e gratidão, é muito emocionante ajudar a colocar uma vida no mundo”, relatou Samara.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook