ACESSO A CANDIOTA

Pedida instalação de controlador de velocidade na BR-293

Comitiva de vereadores esteve na PRF e no Dnit, além de SDR, CRM e CGTEE

Comitiva na PRF

Parlamentares estiveram reunidos com a superintendência da PRF no RS Foto: Fotos: Divulgação TP

A agenda dos vereadores candiotenses na capital gaúcha encerrou com uma reunião na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul. O presidente do Legislativo, Valmir Cougo (PT), e os edis Gildo Feijó (PMDB), Ancelmo Camillo (PSDB), Giselma Pereira (PT) e Guilherme Barão (PDT) estiveram reunidos, no dia 21 de julho, com o superintendente da PRF no Estado, Pedro de Souza Silva. Os parlamentares disseram estar preocupados com alto índice de acidentes ocorridos recentemente no trevo da BR-293, na Vila Operária, em Candiota. De acordo com Valmir, ficou acertado que a PRF encaminhará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informações sobre os números de acidentes e de notificações feitas ultimamente no local.

Na terça-feira, 20, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), acompanhou a visita dos parlamentares ao Dnit. A comitiva apresentou ao engenheiro do órgão, Pedro Coutinho Santos, uma moção de apelo contendo fotografias, reportagens sobre os acidentes ocorridos no trevo e registros de ocorrências no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Pronto Atendimento local. O dossiê foi protocolado no Dnit. Foi solicitada ao órgão a instalação de um controlador de velocidade e reforço da sinalização no trevo, o que, segundo Giselma, foi avaliado de forma positiva, mas, para isso, deverá ser feita uma licitação. Conforme a parlamentar, o engenheiro informou que o Dnit já realizou estudos para construção de uma rótula apropriada no trevo.

LOTES DOS ASSENTAMENTOS ESTADUAIS – Na visita que fizeram à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Estado, os vereadores solicitaram ao diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário (DDA), Ricardo José Núncio, informações sobre o andamento da regularização de lotes de terras dos assentamentos estaduais. Em razão disso, ficou definido que o diretor participará de uma reunião em Candiota para tratar do assunto. O encontro será no dia 29 de julho, às 14h, na câmara de vereadores.

Comitiva na CGTEE

Comitiva na CGTEE

CRM e CGTEE – Os edis candiotenses também estiveram na Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Na CRM, eles conversaram com o presidente Edivilson Brum sobre a atual situação financeira da empresa. “Ele nos disse que a situação não é boa, em sentido geral, e que estão fazendo o dever de casa com a demissão voluntária”, informa Giselma. A parlamentar menciona ainda que Brum relatou que a CRM e a CGTEE estão tentando estabelecer um acordo que seja satisfatório para ambas as companhias, tanto em valores quanto em quantidade de carvão mineral.

Comitiva na CRM

Comitiva na CRM

Segundo a vereadora, o Legislativo pretende promover mais uma audiência pública para debater, com todas as partes envolvidas, a atual situação da CRM. A data do evento está sendo definida.

Já na CGTEE, os edis estiveram reunidos com o diretor administrativo da empresa, José Parizotto. “Ele nos falou que é possível haver mudanças na CGTEE (na diretoria)”, diz Giselma.

Comentários do Facebook