RELIGIÃO

Pedras Altas celebra o padroeiro São Manoel com festa neste sábado

Comunidade católica realizou visitas no município Foto: Divulgação TP

Neste sábado (17), o município de Pedras Altas irá celebrar o padroeiro São Manoel com uma festa recheada de atividades para a comunidade. O padre Elautério Conrado da Silva Junior (padre Junior), que atende a igreja da cidade, falou sobre a programação do evento e mencionou quem foi São Manoel.
A festa irá acontecer na rua da igreja a partir das 14h, e contará com mateada, praça de alimentação, apresentação artística e desfile para eleger as Soberanas da Cidade do Castelo.
De acordo com o padre Junior, a comemoração teve início neste dia 13, com a celebração de uma missa com a benção dos pães, em homenagem ao padroeiro. “Quem compareceu se comprometeu em levar um pão à outra família, no sentido que não falte o alimento na mesa de ninguém”, explicou. Dando continuidade, na quinta e sexta-feira uma visitação nas casas da cidade, com foco nas pessoas doentes e mais fragilizadas foi realizada pelo padre durante o dia inteiro.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o tema deste ano é “Com São Manoel, Graça e Missão”. “Porque a graça nós encontramos e recebemos de Deus, e a partir disso temos que nos colocar a caminho com os nossos pés, para anunciar o reino de Deus a todas as criaturas”, informou o padre, ao mencionar a escolha do tema.
SÃO MANOEL – São Manoel foi um soldado do império romano, que se recusou a adorar os ídolos, e com isso, sendo contemporâneo de São Sebastião e São Jorge, acabou decapitado pelo império romano no ano de 363. Então, São Manoel é aquele que defendeu a fé com o próprio sangue. Sua capela foi inaugurada no dia 24 de fevereiro de 1930, em Pedras Altas.
“Nos relatam que Manoel era um fazendeiro aqui da comunidade, que estava acometido a uma grave doença, e então prometeu que se fosse curado, construiria a capela aqui em Pedras Altas”, disse o padre, afirmando que a graça foi concedida ao homem.
Além disso, padre Junior destacou que São Manoel é mártir, tendo sido morto por defender a fé cristã com o próprio sangue. “E como nos diz Santo Augustinho, ser mártir é ter o mais alto dos elogios”, acrescentou ele.
Comunidade também contará com a primeira escolha das Soberanas da Cidade do Castelo
Durante a programação da festa de São Manoel, a comunidade pedrasaltense também poderá prestigiar o primeiro desfile que irá eleger as “Soberanas da Cidade do Castelo”. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e contará com cinco participantes que residem na cidade.
A coordenadora de Cultura, Karlla Mendes informou que o objetivo do concurso é escolher três candidatas que irão receber os títulos de Rainha, 1ª e 2ª Princesa. “Elas representarão o município durante as principais programações do calendário de eventos, no período de 2023/2 a 2024/1”, explicou.
Além disso, elas irão assumir o compromisso e a responsabilidade de promover eventos municipais, e divulgar o nome de Pedras Altas em outras cidades. “Destacando suas belezas naturais e culturais, suas potencialidades, eventos, turismo e a hospitalidade do povo Pedrasaltense”, enfatizou Karlla.
De acordo com as regras do concurso, as concorrentes devem ter entre 16 a 29 anos, ser natural e/ou residir no município, não estar grávida e nem respondendo processo de ordem civil ou criminal. Durante o desfile os jurados irão avaliar a postura, beleza e simpatia, oratória, desenvoltura e elegância de cada uma delas.
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (17)
– Às 9h30 – Procissão saindo do hospital em direção a capela (depende do tempo)
– Às 10h – Missa
– Às 12h30 – Almoço no CTG Sentinela da Fronteira
– A partir das 14h – Tarde festiva com música, pastel, quentão, mateada e apresentação do grupo de violão de Pinheiro Machado
– Às 17h – Desfile e escolha das Soberanas da Cidade do Castelo
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook