ESTIAGEM

Pedras Altas está na luta para conseguir o perdão total da dívida do Troca-Troca

Prazo para pagamento foi prorrogado por 30 dias pelo governo estadual

Assinatura da prorrogação dos prazos aconteceu no Palácio Piratini

Assinatura da prorrogação dos prazos aconteceu no Palácio Piratini Foto: Luiz Chaves/Especial TP

O governador José Ivo Sartori assinou na segunda-feira (23), no Palácio Piratini, uma resolução que prorroga em 30 dias o pagamento do Troca-Troca de milho ou sorgo e concede subsídio de 30% aos agricultores familiares inseridos neste programa de compra de sementes e residentes nos municípios em que a Defesa Civil Estadual decretou situação de emergência. “A medida beneficia cerca de 90 mil famílias representadas por 612 entidades de 482 municípios. É bom lembrar que são todos pequenos produtores”, afirmou Sartori.

A resolução autoriza o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) a prorrogar o pagamento das parcelas com vencimento em 30 de abril de 2018 para até 31 de maio de 2018 aos beneficiários que receberam milho ou sorgo na safra 2017/2018 do Troca-Troca. O programa oferece ao pequeno agricultor sementes com 28% de desconto no valor da compra. Somente em 2017, foram comercializadas 212 mil sacas.

A intenção do governo é contribuir para amenizar os efeitos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul, e a ocorrência de desastres súbitos que têm causado prejuízos aos estabelecimentos rurais. Por isto, a resolução autoriza ainda o Feaper a conceder um subsídio adicional de 30% do valor da parcela de retorno aos municípios que tenham situação de emergência homologada pela Defesa Civil Estadual até 20 de maio deste ano. Atualmente, são beneficiados com a resolução 35 cidades.

SOCORRO – O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, disse que foi uma construção coletiva com as secretarias da Fazenda, da Agricultura e da Casa Civil atender à reivindicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). “A resolução do Feaper contribui com o que é possível, dando condição para o pequeno produtor de prorrogar por 30 dias o pagamento neste ano atípico, de ponto de vista do cenário econômico, e dar um subsídio maior aos que não tiveram colheita devido à estiagem”, destacou.

Já o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse ver com satisfação a atitude do governo. “Vai beneficiar também os agricultores familiares que produzem leite, que enfrentam dificuldade de preço e usam a semente para silagem”, explicou.

Também participaram do ato o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; o secretário adjunto da Casa Civil, João Carlos Mocellin; o sub secretário do Tesouro do Estado, Eloi Astir Stertz; e o secretário Extraordinário de Assessoramento Superior do Gabinete do Governador, Idenir Cecchim.

PEDRAS ALTAS – O município solicitou o perdão completo da dívida, pois de acordo com o prefeito Bebeto Perdomo, muitos não vão colher milho na região. “Ainda vamos insistir para que seja perdoada essa questão. Produtores compraram milho e não conseguiram plantar; outros plantaram e ficaram no prejuízo”, relata.

O prefeito ainda destacou a preocupação com relação à próxima safra. “O governo federal prorrogou os prazos dos financiamentos, mas não se sabe como vai ocorrer o crédito para a próxima safra”, manifesta Perdomo.

Comentários do Facebook