MEIO AMBIENTE

Pedras Altas realizará a terceira coleta de embalagens de agrotóxicos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

As Secretarias da Agricultura, Obras e escritório da Emater de Pedras altas, em parceria com a empresa Aredesul, irão promover pelo terceiro ano consecutivo a coleta de emba­lagens de agrotóxicos no município. A campanha, que ocorrerá nesta sexta-feira (12), tem o objetivo de auxiliar os agricultores a cumprir a legislação, que determina regras específicas para o descarte de embalagens de agrotóxicos.

De acordo com o secretário de Agricultura de Pedras Altas, Ivanilson Luiz Moreira, o Kako, um roteiro foi estabelecido para a coleta, que deve iniciar no Glória e seguir pelo Lago Azul, Regina, Arroio Mau e Lagões. Uma última coleta deve ocorrer na sede do município, no pátio da Secretaria de Obras. Conforme explica o secretário, a ação visa “evitar a contaminação do Meio ambiente, pois pode ocorrer de emba­lagens permanecerem em locais impróprios e o seu conteúdo, com altíssima concentração de produto, acabar mantendo contato com áreas de preservação ambiental, rios e nascentes”.

O engenheiro Agrônomo e gerente da Emater de Pedras Altas, Sérgio Madruga Furtado, complementa explicando que a iniciativa também contribui para a saúde dos produtores. “Os agrotóxicos são produtos utilizados como defensivos no controle de pragas e doenças na produção, e esses produtos têm uma concentração altíssima. Para se ter uma ideia muitas vezes são usados apenas 20, 30, 50 ml de um agrotóxico (di­luídos na água) para tratar uma área de um hectare, que são 10 mil metros quadrados. Agora, qualquer resíduo que estiver na embalagem está altamente concentrado, então ou se dá o destino adequado para ele, ou acaba se tornando um problema para a saúde”, destaca.

Conforme o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% das embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração, e Pedras Altas se torna uma referência regional com apoio da Prefeitura.

No ano passado, foram recolhidos galões, baldes, litros e outros recipientes. Os agricultores devem se organizar para levar as embalagens nos pontos de coleta, seguindo algumas orientações, tais como levar o Talão do Produtor; embalagens plásticas (litros, galões e baldes) devem estar sem vestígios de agrotóxicos, sem tampas e devem estar furadas (ou seja, inutilizadas); as tampas das embalagens devem estar separa­das; não serão recebidas embalagens com sobras de produtos ou sujas; não serão recebidas embalagens de outros produtos; somente serão recolhidas as flexíveis como os sacos plásticos.

Comentários do Facebook