ASSISTÊNCIA

PIM de Candiota contabiliza 800 atendimentos em 15 anos

Atualmente programa possui capacidade para atender 220 famílias

Prédio recebeu melhorias Foto: Divulgação TP

Caracterizado como uma política pública para a promoção do desenvolvimento infantil, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Candiota, iniciou as atividades no município em outubro de 2005. A partir de 2018 o Programa Federal Criança Feliz (PCF), que caminha junto ao PIM como executor metodológico de suas ações integrou as ações.

Em 2020 completou 15 anos de atuação e diversas melhorias foram contabilizadas, sendo a do prédio uma das principais (foto). Consiste em um modelo de intervenção de visitas domiciliares e atividades comunitárias realizadas semanalmente por visitadores capacitados, que tem o objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até o Ingresso escolar.

Atualmente, Candiota conta com oito visitadores na zona urbana e um na zona rural, duas monitoras e quatro gestores técnicos municipais (GTMs), sendo um da Secretaria de Saúde, um da Secretaria de Educação e dois da Secretaria de Ação Social.

Para o secretário de Saúde de Candiota, Juliano Lazzare Correa, o programa é de suma importância para as famílias, pois serve como suporte e auxílio, buscando uma melhor qualidade de vida.

ATIVIDADES – Durante o período, várias atividades foram desenvolvidas, assim como a constante participação em eventos. Entre as ações estão caminhada cívica, aniversário do município, capacitações e festividades, onde o PIM atua junto as equipes de Saúde, elaborando atividade para as crianças, motivando e estimulando a participação da comunidade.

Em 2016 a Semana do Bebê se tornou Lei Municipal e ocorre por meio da parceria entre os três setores da sociedade – Público, Privado e Sociedade Civil. A organização da Semana do Bebê é realizada pela Prefeitura Municipal junto a empresa InterCement e Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC).

PAI LEGAL – O Projeto Pai legal também integra as ações do PIM nas famílias. Desenvolvido pelas políticas de Saúde do Homem e Saúde da Mulher da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) no ano de 2015, em parceria com o município de Candiota, tem o intuito de inserir o parceiro como importante ator no trabalho de prevenção e cuidado da gestante, além de envolvê-lo na preparação para o nascimento do bebê.

COVID-19 – Desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, houve uma atenção especial com as crianças assistidas pelo PIM. Máscaras e álcool em gel para promover a pratica das etiquetas de higiene e proteção foram entregues aos assistidos.

Veja como foi o trabalho durante a pandemia

EQUIPE

Daiane Leal – monitora do PIM

Letícia Dias – visitadora Seival

Mara Pagalday – visitadora João Emílio

Fabiana Hackbart – visitadora João Emílio

Iara Hindersman – visitadora Vila Operária

Lenisa Pagalday – visitadora Vila Residencial

 

Liana Silveira – monitora do PIM

Dulce Simões – visitadora Dario Lassance

Paula Nunes – visitadora Dario Lassance

Patricia Socowoski – visitadora Zona Rural

Iara Hindersman – visitadora Vila Operária

Lenisa Pagalday – visitadora Vila Residencial

 

Liana Silveira – GTM

Comentários do Facebook