BELEZA

Pinheirense é finalista do concurso Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2022

Janaina Vasconcelos está entre as 20 finalistas do concurso de beleza Foto: Micael Rodrigues/Especial TP

“Digo para todas as mulheres: se amem em primeiro lugar”. Essa frase é da pinheirense Janaina Fontes de Vasconcelos, 32 anos, casada, empreendedora do ramo alimentício e recentemente escolhida entre as 20 finalistas do concurso Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2022. Para quem desconhece o termo, em inglês significa “mais” (de “plus”) e “tamanho” (de “size”), expressão utilizada no mundo da moda para se referir às roupas maiores que os conhecidos tamanhos P, M, G e GG.

Na semana passada, a reportagem do Tribuna do Pampa entrou em contato com Janaina para conhecer mais sobre a sua história e a participação no concurso representando o município de Pinheiro Machado. “Sempre amei tudo o que envolve beleza, sempre gostei de me cuidar, me arrumar e me sentir bonita. Isso não para mostrar aos outros, mas para eu me sentir bonita comigo mesma. E então resolvi me inscrever e entrar com tudo neste desafio”, disse a participante que ficou sabendo do Miss Rio Grande do Sul Plus Size através da internet.

O CONCURSO – Segundo Janaina, a etapa inicial contou com 103 participantes que passaram pela avaliação de uma comissão especializada e apenas 20 foram selecionadas para a final. “Eu já me sinto uma vencedora por estar entre essas 20 mulheres maravilhosas, é um momento divino em que passa um filme na nossa cabeça. Como será toda a experiência? Como vou lidar com todas as emoções envolvidas? Tudo isso é mágico”, descreveu a pinheirense.

Conforme contou, após essa seleção, as finalistas são submetidas a outras avaliações até chegar o mês de setembro – quando acontecerá a grande final. Além disso, nesse período, concedem entrevistas para um programa especial sobre o concurso transmitido pela TV Liberdade de Bagé. De acordo com o cronograma, no dia 2 de setembro, as 20 participantes entrarão em um confinamento na capital do Estado para treinar passarela, se apresentarem e interagirem. No dia seguinte, o concurso premiará miss, vice miss, princesa, miss master (acima de 40 anos), miss simpatia, miss fotogenia, miss internet e miss elegante do Rio Grande do Sul.

RELAÇÃO COM O CORPO – Questionada sobre a relação com o seu próprio corpo, Janaina fez questão de contar que nem sempre se sentiu feliz como agora. O lamentável padrão que parte da sociedade ainda impõe – de meninas/mulheres precisarem ser extremamente magras para serem consideradas bonitas – também mexeu com ela por um tempo. “Meu corpo mudou muito rápido. Foi, literalmente, um susto para mim e para os outros. Há 14 anos, eu pesava exatamente 56 quilos e, em dois meses, engordei 30 quilos por problemas de saúde. Posteriormente, me tratei e voltei a ficar saudável, mas nunca mais voltei ao meu peso de antes: cheguei a pesar 98 quilos e me sentia muito incomodada. Tentei de tudo para voltar ao meu peso, porque as gordas sofrem muito”, relatou.

Para o jornal, Janaina disse que chegou a fazer uso de medicamentos para emagrecer e acabou sofrendo uma série de efeitos colaterais – mal-estar, tonturas e batimentos cardíacos acelerados. “Depois desse acontecimento, que muitas como eu já devem ter passado, pude refletir bastante e me dei conta que as pessoas que gostam da gente de verdade não se importam com o nosso estereótipo. Sendo gordinha ou magrinha, o que importa mesmo é o que temos no nosso interior, principalmente caráter e empatia”, frisou.

Desde essa virada de chave no modo de pensar, Janaina se empoderou e agora serve de exemplo para outras tantas mulheres que ainda tentam se encaixar em um padrão estético sem sentido. Afinal, quem disse que um número na balança pode significar algo sobre uma pessoa? Segundo ela, a motivação para participar do concurso de beleza está justamente nesse desejo de acabar com o preconceito – visto que essa questão causa diversos problemas psicológicos e também pode levar ao suicídio. “Sempre fui muito vaidosa. Amo uma foto, uma maquiagem, uma unha grande e bem feita, os meus cachos e meu cabelo com volume. Eu tenho um espelho na minha sala e toda vez que passo por ele eu me olho e sinto orgulho do que vejo. Hoje sou grata pela mulher que me tornei, sou muito mais madura, mais decidida a ir em busca dos meus sonhos e me sinto pronta para realizá-los”, afirmou a candidata que leva o nome de Pinheiro Machado e de todos os seus apoiadores e patrocinadores para a final do Miss Rio Grande do Sul Plus Size.

Na foto, Janaina está com o esposo (Jeferson), o enteado (Miguel) e a afilhada (Nicolly) Foto: Divulgação TP

APOIO – Nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi aprovada uma moção de aplausos à participante por estar entre as finalistas do concurso e representar o município diante de todo o Estado. A iniciativa foi da vereadora Magda Afonso (PDT), que justificou como forma de incentivo para que outras entidades – salões de beleza, lojas de roupas e calçados e o próprio Poder Público – apoiem a candidata.
Empresas e a população em geral que quiser contribuir com o sonho da pinheirense, devem entrar em contato com ela através do Facebook (Janaina Vasconcelos) ou do WhatsApp (53) 99949 0495. A final do concurso está marcada para o dia 3 de setembro, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. Em razão da pandemia, o evento receberá apenas 200 convidados e os ingressos estão sendo vendidos pela própria Janaina no valor de R$ 35.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook