QUALIFICAÇÃO

Pinheirenses comemoram formação nos cursos de doces e salgados e libras do projeto Capacita em Rede

Formatura aconteceu no último dia 19, na igreja matriz Nossa Senhora da Luz

Cerca de 43 pessoas receberam o certificado de conclusão Foto: Divulgação TP

O último dia 19 de novembro, foi de realização e comemoração na igreja matriz Nossa Senhora da Luz, em Pinheiro Machado. O motivo foi a formatura das turmas que participaram dos cursos de doces e salgados e também de libras, por meio do projeto Capacita em Rede que foi criado pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSUL Minas) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visando promover a vida e a dignidade das pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo o padre Júnior Conrado, as aulas dos dois cursos foram ministradas entre outubro e novembro, totalizando em 50 horas cada uma. “Então chegou a tão sonhada formatura de 43 pessoas, entre homens e mulheres, que fizeram o curso de alimentação doces e salgados e também o curso de libras”, destacou o padre.

 

A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DOS CURSOS

Uma das participantes do curso de libras, Rosemery dos Santos Maciel, disse que teve uma experiência riquíssima. Catequista na paróquia Nossa Senhora da Luz, ela contou que quando ficou sabendo do curso, logo se interessou, por acreditar que a inclusão social tem grande importância. “Fiquei encantada com o que aprendi! A professora e os intérpretes convidados nos mostraram a importância de sabermos a língua de sinais, tão necessária para uma sociedade onde todos possam se comunicar. O entendimento de uma língua de sinais que diz tanto, somente com gestos”.

Rosemery também falou sobre o momento da cerimônia, que foi muito especial. “Nossa turma contou com 23 formandos, uma turma maravilhosa. Durante a cerimônia apresentamos em libras a música – Pra não dizer que não falei de flores”.

Um dos cursos foi de doces e salgados Foto: Divulgação TP

Já Ivonilda Fagundes Padilha, que fez o curso de doces e salgados, agradeceu a oportunidade que lhes foi dada pelo Capacita em Rede e pela paróquia. Segundo ela, foi um grande aprendizado para a turma toda, principalmente para ela. “Até pensei em desistir, mas não poderia, pois o curso estava sendo de grande valia e muito aprendizado para minha vida. Ainda não trabalho nessa área de doces e salgados, mas a partir desse curso pretendo atuar na área e quem sabe futuramente colocar uma padaria. Sei que não é fácil, mas sempre foi meu sonho e quem sabe um dia se realize”, disse ela, agradecendo a professora pela paciência, tranquilidade e calma que teve durante as aulas.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook