Após prorrogação, encerrou neste domingo (16) o prazo para inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior para inscrições no Programa Mais Médicos. De acordo com informações da Agência Brasil, com o novo cronograma, os profissionais com registro (CRM) no Brasil também têm até esta terça-feira (18) para apresentação nas cidades selecionadas.
O começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local. O último balanço do Ministério da Saúde aponta que 5.352 médicos compareceram nas localidades ou já iniciaram as atividades.
Entre os municípios de cobertura do TP impresso, Pinheiro Machado era o que contava com mais profissionais do programa – um total de três e somente um se apresentou. Conforme informou o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, o médico que viria para o município não cumpriu os requisitos para adesão e alegou problemas familiares para o não comparecimento até o prazo estabelecido. “Por determinação do Ministério da Saúde, tivemos que aguardar até as 19h desta sexta-feira (14) para executarmos o nosso plano B, que já havia sido pensado caso isso acontecesse”, explicou.
A partir desta segunda-feira (17), a comunidade já conta com alterações para que todos possam ser atendimentos. Na cidade: Letícia Faust realocada para a UBS Zona Sul; Ruy Celso Ratto continua na UBS Zona Norte; Patrícia da Silveira na UBS Zona Leste. Já no interior, de acordo com o secretário da pasta, precisou ser feito um contrato emergencial para suprir essa necessidade. “O doutor Cláudio José permanecerá trabalhando até completarmos 100% das vagas do Programa Mais Médicos. Essa foi a solução para não deixarmos de atender nem a cidade e nem o interior do nosso município”, destacou. Desse modo, segue o cronograma: segundas – Vila Umbu; terças – Torrinhas; quartas – Torrinhas; quintas – Passo do Machado; sextas – São João Batista.
Para normalizar o atendimento para os pinheirenses, as duas vagas já estão disponíveis no sistema para inscrição de outros profissionais. Além disso, o secretário lembra que “o planejamento não é engessado e pode sofrer alterações conforme a necessidade”, disse.
Na oportunidade, Éliton Rodrigues também fez questão de destacar o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado. “É muito importante, nesse momento de crise que o município enfrenta, podermos contar com o trabalho de cada um dos nossos funcionários. Só assim, com toda essa dedicação e união, temos certeza que ninguém ficará desassistido”, enfatizou.
NA REGIÃO – Por não estar inscrita no Mais Médicos, somente Pedras Altas não sofreu as consequências da saída de Cuba do programa. Até o momento, Hulha Negra foi o único que já normalizou o serviço totalmente. Em Candiota, conforme informou o secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, para a última vaga disponível já foram entregues os documentos. “Agora estamos bem próximos de normalizar o serviço em Candiota. Ficamos apenas aguardando a chegada do médico que vem de Minas Gerais e irá atender a população no posto da sede do município”, pontuou.