VACINAÇÃO

Pinheiro Machado apresenta maior número de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19

Já em Hulha Negra há os menores índices, totalizando 78,5% segundo boletim estadual

Em Pinheiro Machado, vacinação alcança maiores índices gerais Foto: Divulgação TP

Diariamente, o incentivo a vacinação contra a Covid-19, principalmente por autoridades municipais, visa a conscientizar cada vez mais a população acerca da importância da imunização completa como forma de reduzir as complicações causadas pelo coronavírus em casos de infecção. Isso porque, mesmo com a vacinação, muitos casos da doença seguem sendo registrados em todo país, não sendo diferente no Rio Grande do Sul e municípios da região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa.

No RS, entre 1ª, 2ª, dose única, D3 e D4 (reforço) e dose adicional, foram aplicadas até o dia 30 de junho, quinta-feira, 25.443.632 milhões de doses, mas ainda apresenta, ainda, altos índices de doses em atrasos – de pessoas que não completaram a imunização ou não estão em dia com a dose disponível.

Segundo o esquema vacinal divulgado pelo Estado, pouco mais da metade da população do RS – 55,4% – está com o esquema completo. Dados detalhados apontam que 58,5% de adultos entre 18 e 79 anos está com o esquema completo e 80,6% de pessoas com 80 anos ou mais. Dos adolescentes entre 12 e 17 anos, 75,6% estão com as doses completas e apenas 42%, menos da metade, de crianças de 5 a 11 completaram o esquema.

Atualização dos dados de vacinação no Estado até fim do mês de junho Foto: Reprodução TP

REGIÃO – Uma análise dos dados estaduais dos municípios de cobertura impressa do Tribuna do Pampa – Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado – apontam que os pinheirenses lideram no ranking de vacinas aplicadas contra a Covid-19 (97%), estando Hulha negra no fim da lista com 78,5%.

Confira os dados com base em todas faixas etárias e doses disponíveis, incluindo as de reforço:
– Bagé – Foram aplicadas 272.716 doses – 85,6%.
– Candiota – Aplicadas 23.310 doses – 86,1%.
– Hulha Negra – 13.103 doses foram aplicadas, correspondendo a 78,5%.
– Pedras Altas – Foram aplicadas 6.118 doses, correspondendo a 80,1%.
– Pinheiro Machado – Aplicadas 32.025 doses – 97%.

O TP conversou com o secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Tiago Garcia, que destacou que a adesão da população foi muito importante para o êxito na vacinação contra a Covid-19. “Acreditamos na importância da vacinação para prevenção e controle da pandemia de Covid-19. Desde o início da vacinação trabalhamos com listas com os nomes e telefone de contato dos vacinados. As equipes da atenção básica e vigilância epidemiológica trabalharam intensamente na busca ativa da população para a realização do esquema completo primário (primeira e segunda dose). Agentes comunitários de saúde na busca ativa nos domicílios, equipes com a busca ativa por telefone e aplicativo de mensagem. Já nas doses de reforço o desafio foi maior, devido às listas serem dos sistemas de registro do Ministério da Saúde, os dados são sem informações de contato. E também, a população acabou ficando mais resistente de manter a imunização em dia. Esses índices elevados de cobertura vacinal representa para o município o empenho e comprometimento das equipes de profissionais da saúde, a relevância da prevenção em saúde, assim como a grande importância do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

O secretário Tiago ainda aproveitou o espaço para deixar um recado à comunidade. “Solicitamos a população que siga se imunizando, a vacina está disponível de segunda a sexta na Secretaria Municipal de Saúde para maiores de 12 anos, para crianças de 5 a 11 anos nos dias divulgados na página da Prefeitura e no interior do município conforme o cronograma das equipes de saúde da família”.

AVISOS – O governo do Estado emitiu, pela quinta vez consecutiva, Avisos para todas as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, a reunião do Gabinete de Crise ocorreu por videoconferência nesta quarta-feira (29).

Na semana, a média móvel de casos confirmados apresentou um aumento de 16,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é de 224 por 100 mil habitantes. O número de internados entre casos suspeitos e confirmados diminuiu em 28, sendo um decréscimo de 18 pessoas em leitos clínicos e de 10 em leitos de UTI.

O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é 741, uma redução de 2,4% quando comparado à semana passada. Os internados em UTIs, suspeitos e confirmados, são 207, o que representa uma redução de 4,6% em relação à semana passada.

De acordo com o monitoramento feito pelas equipes do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, na semana foram registrados 118 óbitos por covid-19, uma média de 16,9 por dia, representando um aumento de 9,3% em relação à média da semana anterior.

O Estado reforça a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra covid-19. Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.

CONFIRMADOS NA REGIÃO – O jornal também fez uma pesquisa de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia na região de cobertura impressa. São 24.878 em Bagé, estando 994 ativos; 2.950 em Candiota, estando 43 ativos; 4.468 em Pinheiro Machado, estando 36 ativos; 367 em Pedras Altas, uma pessoa com vírus ativo e 1.384 em Hulha negra, estando 4 ativos.

Ao todo, são 34.047 casos entre os cinco municípios da região de cobertura impressa do TP contabilizados desde o início da pandemia, em 2020.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook