O Gabinete de Crise confirmou, nesta segunda-feira (19), o mapa do modelo de Distanciamento Controlado divulgado na sexta-feira (16). Sem o recebimento de recursos, o mapa definitivo da 24ª rodada segue com três regiões com risco baixo, em cor amarela, e 18 regiões com risco médio, em bandeira laranja.
As regiões Covid em bandeira amarela são Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. Pinheiro Machado e Pedras Altas, que pertencem à região de Pelotas, retornaram para a bandeira laranja (médio risco de contaminação). As bandeiras são válidas da 0h de terça-feira (20) até as 23h59 da próxima segunda-feira (26).
Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.
Essa foi a terceira vez que o mapa preliminar não recebeu pedidos de reconsideração. As outras duas ocorreram na 21ª e na 22ª rodadas. A queda no número de solicitações se deve ao sistema de cogestão, além da redução nos indicadores do avanço da doença, que trouxe a predominância da bandeira laranja.
Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.
Como o Estado está, há duas semanas consecutivas, sem registro de regiões em bandeira vermelha, todas as 21 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas.
Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.