
Animais domésticos estão sendo vacinados em Piratini Foto: Divulgação
Conhecida por ser uma zoonose grave e fatal, a raiva bovina também pode ser transmitida a humanos. Na região, os municípios de Pinheiro Machado e Piratini já confirmaram a presença da doença, inclusive repassando orientações à população.
PIRATINI
Por meio de nota, a Prefeitura alertou a população sobre os casos, que exigem atenção redobrada em razão da gravidade. Conforme imagens divulgadas, vacinações estão ocorrendo em animais domésticos. “A prevenção é a melhor estratégia para proteger sua família, seu rebanho e nossa comunidade. Juntos, podemos controlar e evitar a disseminação da raiva em Piratini”, diz a nota.
Recomendações foram repassadas para os produtores e para o rebanho, tais como vacinação em dia; redução do contato com animais potencialmente infectados, como morcegos e outros animais selvagens; acompanhamento veterinário e notificação de qualquer comportamento anormal ou morte súbita de animais; isolamento de animais suspeitos que apresentem sinais de agressividade, salivação excessiva ou comportamento estranho.
Além destes cuidados, especificamente à comunidade, procurar assistência médica imediatamente em caso de mordida ou arranhadura por animais possivelmente infectados.
PINHEIRO MACHADO
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, informa que foi confirmado um caso de raiva em bovino no interior do município, em área próxima ao limite com Piratini. A nota emitida pela Prefeitura não dá mais detalhes sobre a ocorrência.
A raiva pode ser transmitida aos seres humanos por meio do contato com a saliva de animais infectados, especialmente por mordidas, arranhões ou lambeduras em mucosas e feridas.
Segundo a nota da Prefeitura pinheirense, a investigação e o monitoramento de casos em animais de grande porte, como bovinos, são de responsabilidade da Inspetoria Veterinária. Já a Vigilância em Saúde atua na prevenção, controle e investigação de casos suspeitos em animais domésticos e humanos.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO