DE 0 A 6 ANOS

Pinheiro Machado prevê políticas públicas à primeira infância para a próxima década

Plano Municipal Primeira Infância (PMPI) foi entregue ao Ministério Público esta semana

Plano prevê ações até 2031 e foi entregue ao promotor da Infância e Juventude da cidade Foto: Divulgação TP

Na última quarta-feira (17), a secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso de Pinheiro Machado, Vivi Alves, juntamente com as assistentes sociais Juacema Costa e Ideli Gonçalves e do presidente do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância, Ederson Moreira, realizaram a entrega do Plano Municipal Primeira Infância (PMPI) ao promotor de Justiça de Pinheiro Machado, Adoniran Lemos Almeida Filho.

O documento prevê o planejamento de políticas públicas voltadas para crianças entre 0 e 6 anos de idade. O projeto compreende todas as crianças desta faixa etária residentes no município, definindo ações e metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos (2022-2031).

Segundo a secretária, ele é resultado de uma construção coletiva em que o Comitê Intersetorial de Políticas para a Primeira Infância, realizou estudos e elaborou propostas com o intuito de qualificar e ampliar as ações de políticas públicas voltadas a esse público, assim como o reconhecimento da oferta de serviços e demandas de atenção às gestantes. “A primeira infância é uma fase de maior vulnerabilidade que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. Entender a criança como pessoa em desenvolvimento implica conferir plenitude ao momento da infância por ela ter sentido em si mesma e, adicionalmente, reconhecer o dinamismo do processo de formação cujo resultado é o futuro”, explica Vivi.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook