O governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (10) a prelimar do sistema de bandeiras do Distanciamento Controlado, que terão validade de 14 a 21 de julho.
A Região de Pelotas (R21), onde se encontram Pinheiro Machado e Pedras Altas, a bandeira segue vermelha ou seja, de risco alto para a Covid-19 – doença provocada pelo novo coronavírus.
Nestas condições, o governo previu a chamada Regra 0-0, que permite aos municípios da região de bandeira vermelha adotarem protocolo da laranja (risco médio), desde que não tenham internação hospitalar e morte por Covid-19 nos últimos 14 dias.
Na semana passada, Pinheiro e Pedras estavam nesta condição, apesar de haver um pinheirense internado desde o dia 30, tendo dado alta esta semana da ala de Covid-19 do Hospital-Escola da UFPel. Apesar disso, os 22 municípios da região acordaram adotar as restrições da bandeira vermelha em solidariedade as condições hospitalares de Pelotas e Rio Grande (esta última adotou a bandeira preta) e que são as referências da região.
Já nesta sexta, Pinheiro Machado teve computada a internação e saiu da lista dos municípios da Regra 0-0. Pedras Altas permaneceu.
Assim, caso não haja revisão da bandeira na região de Pelotas, as duas cidades ficarão mais uma semana com restrições deste protocolo.