ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Pinheiro Machado vai escolher seu prefeito neste domingo

Ronaldo Madruga e Danúbio Peres disputam a vaga

Ronaldo e Danúbio se enfrentam nas eleições deste domingo (4) Foto: Silvana Antunes TP

Os 10.877 eleitores pinheirenses aptos a votar neste domingo (4), irão às urnas para escolherem quem vai governar a cidade pelos próximos três anos e meio, até 31 de dezembro de 2024. A votação acontece neste domingo, 4 de julho, quando as seções eleitorais em Pinheiro Machado estarão em funcionamento das 7h às 17h. O resultado deverá ser proclamado antes das 19h do domingo.

IMBRÓGLIO – As eleições suplementares, marcadas pela Justiça Eleitoral em meados de maio, acontecem porque no ano passado, a chapa vencedora do pleito, que era encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB), foi considerada inapta em função de num problema jurídico. Betiollo foi condenado em primeira e segunda instâncias num processo na Justiça Federal em que ele é acusado de desacato e desobediência durante uma fiscalização ambiental em sua propriedade rural em Candiota no ano de 2017. Com a condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), ele incorreu na Lei da Ficha Limpa. Recorrendo até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todas elas, Betiollo teve sua apelação indeferida. Assim, em 1º de janeiro deste ano, quem assumiu a cidade foi o presidente eleito da Câmara, Ronaldo Madruga (Progressistas), que responde até agora como prefeito interino.

CHAPAS – Em campanha eleitoral desde o dia 30 de maio, duas chapas concorrem ao pleito. A composição das duas tiveram surpresas em suas definições. As convenções de Progressistas, PSB e MDB haviam definido que a chapa que havia concorrido no ano passado se repetisse, com Rogério Moura como prefeito e Paulinho Alves como vice. Contudo, numa reviravolta antes do último prazo para as inscrições das chapas o prefeito provisório Ronaldo Madruga foi anunciado como o candidato, tendo Rogério como vice. Danúbio Peres (PDT), que foi o candidato a vice na chapa de Carlos Betiollo em 2020, sempre afirmou que seria o candidato a prefeito novamente e isso se confirmou. A dúvida estava quem ocuparia o cargo de vice. Ao fim, o PSDB acabou indicando a advogada e esposa do ex-prefeito, Lucel Betiollo. A aliança, além de PDT e PSDB, tem o apoio do PT.

DEBATE – No último sábado (26), o jornal Tribuna do Pampa e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) realizaram um debate entre os dois candidatos. Durante mais de duas horas, Danúbio e Ronaldo debateram diversos temas relacionados à cidade, desenvolvendo seus pontos de vistas e propostas. O debate, mediado pelo jornalista, editor e diretor do TP, João André Lehr, foi dividido em sete blocos e foi transmitido ao vivo pela página do Facebook do jornal.

No sábado (26), o jornal e a Acias realizaram um debate entre os candidatos Foto: Silvana Antunes TP

PRIORIDADES – Durante o debate, a jornalista do TP, Silvana Antunes, perguntou aos dois candidatos, quais eram as três prioridades de cada um deles caso fossem eleitos e quais as justificativas.

O primeiro a responder pela ordem do sorteio foi Danúbio Peres. “Como sempre falamos em gestão participativa, a primeira ação vai ser uma radiografia geral do nosso município, aonde poderemos expressar para a comunidade a atual realidade. Em cima dessas necessidades, vamos elencar a criação do plano diretor para dar uma atenção básica na organização do nosso município. Adicionar receitas com investimentos à empresários, parcerias públicas e privadas e parcerias entre municípios, porque ninguém faz nada sozinho. Inclusive, nossa campanha está tendo apoio de deputados federais, estaduais e do governador do Estado. Então, isso nos cativa e nos credencia a ter portas abertas e meu gabinete não haverá porta, vai ser um gabinete aberto aonde eu vou fazer uma gestão aberta para a minha comunidade. E só escutando as necessidades das diferentes classes, iremos conseguir atender a elas”, assinalou.

Para Ronaldo Madruga, a primeira prioridade é o equilíbrio financeiro, pois, segundo ele, sem equilíbrio financeiro não há avanço. “E porque eu insisto em equilíbrio financeiro? Porque hoje, nosso município está na categoria C, ou seja, para o governo federal é uma das piores categorias. Existe A, B e C e estamos na última por falta de gestão. Precisa ter 12 meses no azul, e que nós mantemos desde janeiro de 2021 as contas no azul para ir para a categoria A. Saindo da categoria C, que é como uma análise de crédito financeiro, ele tem condições de buscar recursos de investimento de comprometimento. Hoje o município não tem condições, pelas gestões anteriores não terem buscado equilíbrio financeiro, de buscar crédito financeiro em bancos, e até no governo federal. A partir do equilíbrio financeiro, nós vamos para o segundo clamor da população que é moradia e habitação. Nós tendo equilíbrio financeiro e regularidade fiscal nós temos condições de buscar moradia, de acessar crédito para moradia. E um outro objetivo é o funcionário público, com pagamento em dia das obrigações”.

ELEIÇÕES – Em conversa com o chefe do Cartório da 35ª Zona Eleitoral, Alexander Mendonça, todas as providências estão sendo tomadas para que a eleição transcorra com normalidade. A única mudança nas 37 secções eleitorais do município e já ocorrida no ano passado, é que as quatro urnas do Clube Comercial foram transferi- das para o ginásio de esportes. As demais permanecem como sempre.

Nesta sexta e neste sábado foram instaladas e testadas todas as 37 urnas eletrônicas. Além de Pinheiro Machado, neste domingo, a cidade gaúcha de Putinga também terá eleições. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TER-RS), além da atuação do juiz eleitoral, as eleições serão acompanhadas por magistrados do Pleno e equipes de servidores das secretárias do Tribunal.

ENTREVISTA – Em Pinheiro Machado, haverá a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch. O desembargador eleitoral Amadeo Butelli comparecerá ao município de Putinga para observar os trabalhos durante o andamento do pleito. Os representantes da Justiça Eleitoral concederão entrevistas coletivas à imprensa local, falando sobre o dia de votação. Em Pinheiro, a entrevista está marcada para às 11h30, na sede do Cartório, no centro da cidade e o TP acompanhará.

Comentários do Facebook