IDENTIFICAÇÃO

Placa com nome da rua Damásio Oliveira indica acesso ao Mirante em Candiota

Bira (C), filho de Damásio, carregou a placa com o nome do pai Damásio Foto: Silvana Antunes TP

O acesso ao Mirante do Básico ocorre por meio da rua Damásio Oliveira, considerada, na época, quase um jardim por possuir muitas hortênsias. O local foi demarcado e recebeu uma placa indicativa com nome, colocada no local por familiares de Damásio.
Estiveram presentes na cerimônia o filho Manuel Ubiratan de Oliveira, o Bira, e os netos Carlise e Renan Saraçol Oliveira.
Ao TP, Renan falou da surpresa com relação à homenagem. “Sempre morei na Vila Residencial e não sabia da existência dessa rua e muito menos com o nome do meu avô. Foi uma surpresa”, manifestou.
A irmã Carlise, que reside em Bagé, também falou sobre o avô. “Ele era uma pessoa extremamente simples, mas dedicada com o município em prol da comunidade. Esse reconhecimento foi uma surpresa, estamos muito felizes”, expôs.

Netos de Damásio, Renan e Carlise, participaram da cerimônia Foto: Silvana Antunes TP

SOBRE A RUA – Considerada pela Secretaria de Meio Ambiente de Candiota (Semac) como a mais arborizada do município, o local recebeu o nome após um projeto do vereador da época, Anselmo Malaguez, em meados de 1997 e sancionado pelo prefeito Mirabeau Borba dos Santos.
Damásio Oliveira foi um empregado da CEEE que trabalhava, assim como dezenas de operários, naquele local, além de ter sido morador da Vila Residencial por décadas. Segundo recorda Anselmo, quando a Vila Residencial foi criada, a ideia da CEEE era que os nomes das ruas levassem os nomes dos moradores, trabalhadores da usina já falecidos. “Para manter essa tradição, quando fui vereador dei nomes as ruas que não tinham nome. A Damásio Oliveira foi uma forma de homenagear o funcionário e a família”, explicou ao TP.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook