MEIO AMBIENTE

Plano de Transição Justa no RS começa e tem foco nas regiões carboníferas

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Mineração, realizou nesta quinta-feira (6), o 1º Workshop Transição Energética Justa para o Carvão Mineral.
O objetivo foi dar o pontapé inicial no Plano de Transição Energética Justa (PTEJ) para as regiões carboníferas do Rio Grande do Sul, além de apresentar as bases e metodologia para o desenvolvimento do projeto nas regiões que dependem da mineração de carvão e da geração termelétrica com este recurso, como a Região da Campanha Gaúcha e a Região do Baixo Jacuí.
De acordo com a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, a expectativa é que Plano possa garantir uma comunicação clara, didática e que inspire o pertencimento à população local.

O 1º Workshop aconteceu nesta quinta (6), na Sema Foto: Divulgação TP

“O Plano de Transição Energética Justa é um dos projetos prioritários da Sema e, hoje, começamos a implementá-lo”, disse.
Segundo a Sema, o conceito de Transição Energética Justa (TEJ) busca assegurar uma migração para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, mantendo a justiça social no processo. Isso significa que os custos dessa transição serão distribuídos de forma equitativa, garantindo que os trabalhadores da mineração de carvão não sejam deixados para trás. “A ideia é que essa transição proporcione não só uma energia mais acessível e limpa, mas também a manutenção de empregos de qualidade, além de fomentar o crescimento econômico nessas regiões”, assinalou a secretária.

Comentários do Facebook